O rabino Meni Even-Israel, Diretor Executivo do Steinsaltz Center, apresenta a obra "A Alma", de seu pai, o Rabino Adin Steinsaltz, falecido em 2020, recentemente traduzida para o português. Assista!
"A alma é, obviamente, imaterial, e não só está além da materialidade como também de mais a mais do que é considerado espírito - isto é, está além de qualquer coisa que o intelecto, em seu mais alto grau, pode alcançar, compreender ou esclarecer para si mesmo. A alma, assim, não é concebível como uma entidade certa e definida, engaiolada no corpo ou ocupando um espaço finito, e sim, deve ser pensada como a linha contínua de um ser espiritual, estendendo-se da fonte primordial de todas as almas até além do corpo específico de uma determinada pessoa."
O que sabemos sobre essa misteriosa entidade chamada alma? Ocasionalmente, na monotonia do nosso dia a dia, sentimos a nossa alma tentando se comunicar conosco. Às vezes, por meio de um tipo de sofrimento que nos força a ter consciência do nosso mundo espiritual interior, enquanto em outras, em momentos de repentina iluminação, descobrimos um novo e completo sentido da nossa existência.
Em "A Alma", o Rabino Adin Steinsaltz, um dos mais maiores sábios da nossa geração, revela alguns dos mistérios espirituais além do alcance do intelecto, e nos ensina como nos tornar sensíveis às nossas almas, como compreender seus chamados tênues mas persistentes, e usá-los para descobrir uma nova perspectiva em nossas próprias vidas.
* * *
"A voz sussurrante da alma tem muitas facetas, e fala de diversos assuntos. A alma fala, sussurra, faz comentários, levanta dúvidas e pergunta a respeito de questões que a vasta e ostensiva estrutura da vida não nos apresenta de todo. Perguntas como "O que fiz"?, "O que estou fazendo"? e "O que planejo fazer"? pertencem todas à mesma categoria - a voz de uma alma que está infeliz quanto ao lugar para onde está sendo levada. Mas quanto mais tempo conseguirmos passar escutando, mais capazes somos de ouvir um único sussurro que diz: "Talvez seja possível escolher outra coisa.? Quem é bom em escutar as mensagens de sua voz interior é capaz de chegar a espantosas mudanças em sua vida.
A necessidade de ouvir a alma não é luxo, mas necessidade genuína, para aqueles que já prestam atenção a ela e para os totalmente desligados dela. Assim como no caso das vitaminas essenciais, cuja falta não desperta em nós um desejo intenso de preencher esse vazio, embora seja capaz de nos causar fraqueza, doença e até a morte, ouvir a alma também é uma necessidade vital, ainda que isso não seja profundamente sentido por muita gente. A principal importância de ouvir a alma não se relaciona especificamente a detalhes, isto é, com o fato de realizar certas ações ou de evitar realizá-las. É algo mais fundamental que envolve o ato de encontrar uma direção geral na vida."
* * *
Outras obras do Rabino Steinsaltz publicadas em português:
* Talmud Essencial
* Figuras do Talmud
* Figuras da Bíblia
* A Alma
* O Pronunciamento que Sustenta a Criação
* Teshuvá - Um guia para o judeu recém-praticante - esgotado
* O Alfabeto Sagrado
* A Rosa de Treze Pétalas - esgotado
* Desvendando o Tanya
* Coleção Steinsaltz
* * *
Como conhecer a própria alma? Como reconhecê-la? Interagir com ela? Podemos provocá-la/evocá-la? Ou é ela que nos provoca/evoca?
Consideremos tudo isso mais de perto neste podcast que a Sêfer preparou para você.
Clique aqui e ouça no Spotify!