Adin Steinsaltz
O Rabino Adin Steinsaltz (Even-Israel) foi professor, filósofo, crítico social e autor prolífico, considerado pela revista Time como "o erudito do milênio". Seu trabalho de uma vida inteira dedicado à educação judaica valeu-lhe o Prêmio Israel, a mais elevada e prestigiosa honraria do Estado de Israel, em 1988.
Nascido em Jerusalém em 1937 de pais seculares, o Rabino Steinsaltz estudou matemática, física e química na Universidade Hebraica de Jerusalém - simultaneamente aos estudos judaicos dirigidos ao rabinato. Após se formar, estabeleceu várias escolas experimentais, e aos 24 anos de idade tornou-se o mais jovem diretor de escola em Israel.
Em 1965, começou a fazer a monumental tradução do Talmud para o inglês cuja complementação foi comemorada em 2010 com a inauguração do Dia Global de Estudo Judaico, que se tornou um evento internacional anual em mais de 40 países.
Ao todo, o Rabino Steinsaltz é autor de mais de 60 livros e de centenas de artigos sobre temas que vão de zoologia e teologia até comentário social. Sua obra clássica sobre a Cabala - A rosa de treze pétalas - foi publicada pela primeira vez em 1980, e até agora foi publicada em oito idiomas. Conhecido como um pensador original e de mente aberta, ele proferiu palestras e deu aulas em - literalmente - centenas de comunidades por todo o mundo.
Em seu trabalho como professor e mentor espiritual, o rabino Steinsaltz estabeleceu uma rede de escolas e instituições educacionais em Israel e na ex-União Soviética. Serviu como acadêmico em residência no Centro Woodrow Wilson para Estudos Internacionais, em Washington D.C., e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade Princeton. Suas graduações honorárias incluem doutorados pela Yeshiva University (NY), Universidade Ben Gurion do Neguev, Universidade Bar Ilan, Universidade Brandeis e Universidade Internacional da Flórida.
O Rabino Steinsaltz faleceu na manhã do dia 17 de Av de 5780 (7 de agosto de 2020), em Jerusalém, onde vivia com sua família, e foi enterrado no Monte das Oliveiras.