Apresentação do Tradutor
O Sêfer Ietsirá é, sem dúvida, uma obra-prima universal. Trata das origens do Universo, contém os ensinamentos Divinos que permitem ao iniciado transformar pensamento em realidade, letras e números em energia e a energia em matéria. É o livro que traz a chave da realização em todos os sentidos.
Como tudo que emana poder, o Sêfer Ietsirá é um livro temido, em parte pela dificuldade em interpretá-lo corretamente e, por outro lado, por ser o livro da genética do Universo. Isto causa uma considerável inquietação no homem contemporâneo, tão acostumado ao ceticismo da atualidade.
Esta edição brasileira é especial. Primeiro, por ser comentada por um dos maiores conhecedores do assunto e, sem dúvida, uma das personalidades mais brilhantes que o século XX produziu: o Rabino Aryeh Kaplan Z”L. Este mestre conseguiu ser cientista sem perder a fé e místico sem perder a racionalidade. O que o torna único é o fato de, aliado aos seus vastos conhecimentos científicos, ter uma impressionante erudição e cultura da mística judaica. Quis Deus que ele tivesse curto tempo entre nós, mas fica a certeza de que o mundo se tornou melhor por que ele passou por aqui. Com sua extrema sabedoria e poder de síntese, o Rabino Kaplan conseguiu tornar compreensíveis os mais profundos aspectos da prática cabalística. Ele não somente demonstrou conhecimento, mas fez transparecer uma coragem extraordinária, ao tornar acessível ao público leigo textos ocultos da Cabalá, quebrando tradições que mantinham esta maravilhosa ciência sob o véu da superstição e do temor excessivo.
Esta edição do Sêfer Ietsirá ocupa o lugar que lhe cabe naturalmente por ser obra da mais pura pesquisa e da mais valiosa síntese prática. Para o iniciado, será uma complementação em sua busca; para o pesquisador da mística será fonte preciosa de sabedoria e conhecimento; para o neófito ou leigo, este livro será a porta de entrada para os mistérios do Universo. Com o Sêfer Ietsirá em mãos inicia-se verdadeiramente o estudo profundo da ciência cabalística.
Este não é um livro fácil. É o primeiro livro da Cabalá e como todo livro que trata dos mistérios do Universo, necessita de pré-requisitos para ser aprendido. Destaco sete que considero essenciais: equilíbrio emocional, inteligência normal, persistência e determinação, tranquilidade para esperar os resultados, merecimento (que pode ser adquirido pela caridade e reza), e que seja ferramenta de estudo de, no mínimo, duas pessoas, já que, devido aos poderosos efeitos das meditações, o praticante solitário pode, em dado momento, perder a noção do que é realidade e imaginação.
A correta tradução do título desta obra é “Livro da Formação”, mas foi mantido o título da edição americana por razões meramente contratuais. Não obstante, o título “Livro da Criação” não está totalmente errado porque o propósito final do Sêfer Ietsirá é realmente revelar os princípios básicos da Criação do Universo.
Como estudioso do Sêfer Ietsirá, comprovei seu poder no campo material, e sei, na prática, que todo o conteúdo deste livro é totalmente realizável. Por isso, recomendo enfaticamente que os pré-requisitos acima mencionados sejam obedecidos para que os resultados manifestem-se de forma harmônica.
Esta tradução não foi uma obra solitária. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos à Flavia, minha eterna companheira, aos ouvidos atenciosos de Rodolfo Grandi, Henrique Rodrigues, Pedro Renda Júnior, Cesar de Mendes e Luiz F. Branco.
Especialmente, agradeço o privilégio de ter sido convidado pelo professor Jairo Fridlin para traduzir esta obra única.
E, acima de tudo, obrigado, meu Deus.
Erwin Von-Rommel Vianna Pamplona