Este livro singelo não é tanto um prefácio ao Talmud quanto uma visão geral dele. Durante muitos anos, o Talmud tem sido terrivelmente denegrido por gente que não o conhece. Era necessário haver algum tipo de explicação, uma introdução - a partir de diversas perspectivas - a seus parâmetros básicos. Este livro tenta, assim, prover uma visão abrangente do Talmud em seus muitos aspectos, o máximo possível examinando-o de fora.
Esta edição ampliada do Talmud Essencial, lançada em 2016, celebrou os 40 anos do lançamento da primeira edição desta obra, considerada um "clássico" do judaísmo contemporâneo.
"Se a Bíblia é a pedra angular do judaísmo, o Talmud é o pilar central que se alça dos alicerces e sustenta todo o edifício espiritual e intelectual. Sob muitos aspectos, o Talmud é o mais importante livro da cultura judaica, o principal suporte de criatividade e vida nacional. Nenhuma outra obra expressa os vários e diferentes aspectos da essência do povo judeu e de seu caminho espiritual, e nenhuma outra obra teve influência comparável sobre a teoria e prática da vida judaica, dando forma a seu conteúdo espiritual e servindo de guia de conduta."
* * *
"Vocês têm o Talmud?"
Há anos, talvez desde que fundamos a Editora Sêfer, muitas pessoas nos procuram atrás do "Talmud", e via de regra costumamos explicar que se trata de uma gigantesca coleção de 64 tratados e indicamos a elas os poucos já publicados e disponíveis em português.
Hoje, tenho mais do que certeza de que as pessoas que buscam o "Talmud" não estão assim tão interessadas em ler uma apresentação longa e exaustiva de detalhes específicos da Lei Oral judaica, mas sim, em conhecer as convicções e crenças dos homens sábios que viveram nos séculos iniciais dessa tumultuada era em que vivemos, quando uma nova seita - depois religião - brotou e se afastou do judaísmo, e isso na ânsia de entender por que eles não a aceitaram e adotaram - o que vem ocorrendo até os dias de hoje.
Nesse sentido, acredito que o que elas gostariam de saber seria o que é esse enigma chamado "Talmud", quem eram os homens sábios e mestres de alguns personagens dos seus livros com os quais elas até têm certa familiaridade, como eles encaravam o mundo e os dilemas da vida que se apresentam a nós a cada instante e por que recusaram as "boas novas" surgidas naquela época.
Para esse fim, recomendo a leitura de duas obras fundamentais que a Editora Sêfer acaba de relançar:
O TALMUD ESSENCIAL, de Adin Steinsaltz - um clássico da literatura judaica contemporânea, com 320 páginas de puro conhecimento, escrito pelo "gênio" que traduziu todo o Talmud para o hebraico e revolucionou o seu estudo no século XX, que propiciará aos leitores uma ampla e profunda macrovisão do Talmud pelas perspectivas histórica, estrutural, legal, metodológica e de conteúdo.
A ÉTICA DO SINAI, de Irving M. Bunim - uma minienciclopédia de conhecimento ético-talmúdico-universal que, além de ser um tratado por si só, é uma esplêndida coletânea de máximas, aforismos e "causos" dos homens sábios que lutaram e até sacrificaram as suas vidas para que o saber milenar do judaísmo fluísse e chegasse às futuras gerações da humanidade. O texto adicional dessa obra de mais de 700 páginas analisa e ilustra cada ideia, ensinamento e reflexão do diminuto Tratado de (Pirkê) Avót com dezenas - talvez centenas! - de outras interessantes e relevantes passagens misteriosas do Talmud - acho que exatamente aquilo que "há anos, talvez desde que fundamos a Editora Sêfer, muitas pessoas nos procuram atrás do Talmud..."
Jairo Fridlin
Outras obras do Rabino Steinsaltz publicadas em português:
* Talmud Essencial
* Figuras do Talmud
* Figuras da Bíblia
* A Alma
* O Pronunciamento que Sustenta a Criação
* Teshuvá - Um guia para o judeu recém-praticante - esgotado
* O Alfabeto Sagrado
* A Rosa de Treze Pétalas - esgotado
* Desvendando o Tanya
* Coleção Steinsaltz