Após a publicação do livro "Luzes Espirituais do Rei Salomão", que aborda o livro Eclesiastes (Cohelet), o autor Ricardo Gaz lança o segundo volume da obra, que se debruça sobre o livro de Provérbios (Mishlei).
Mishlei é um livro de conteúdo universal, produzido pelo rei Salomão (Shlomo haMelech) com objetivo de disseminar seus conhecimentos a todos os seres e povos.
Em sua época, realmente houve paz mundial e os julgamentos do rei Salomão eram realizados com discernimento, justiça e sabedoria, trazendo ordem e equilíbrio ao mundo.
Não é coincidência que a palavra hebraica mishlei gera, segundo a numerologia judaica, e pelo método da primeira redução, o valor 11.
Este é um valor bem representativo no Judaísmo, principalmente na época do Templo de Salomão (no 2º Templo também), pois 11 é exatamente o valor dos ingredientes de que era feito o incenso (ketoret), acendido e utilizado para a purificação final (após os sacrifícios - korbanot). Na verdade, o código que há por trás desse valor e do incenso propriamente dito dizem respeito a dois movimentos fundamentais que criatura humana deve realizar:
1. Evoluir (crescimento interior) e purificar-se, emocional, cognitiva e espiritualmente (incenso completo, após a aproximação da nossa consciência com a Divindade: o verdadeiro sacro-ofício).
2. Orar (exemplificar e irradiar o bem) para a pessoa que ainda não encontrou luz, paz, sabedoria, amor ou D´us (essa pessoa é representada por um dos onze ingredientes do incenso, único que seu odor não era nada agradável).
A outra aplicação da numerologia judaica, e, portanto, cabalística, realizada pelo método da redução completa gera o valor 2; número este que se caracteriza pela polaridade ou dualidade existente no mundo físico. Ou seja, Provérbios são lições para a humanidade sobre a essência de como viver diante de polaridade, dualidade, conflitos, ou melhor, como solucionar e transcender esses conflitos, dualidade, polaridade.
Esta obra produziu os trinta e um capítulos do livro de Provérbios do Rei Salomão em português, fazendo comentários em cada um dos 31 capítulos, utilizando-se de interpretações próprias bem como de conhecimentos existentes na literatura judaica, mormente da Cabalá - uma Ciência Espiritual que os mestres do povo judeu receberam e preservam, mas que neste tempo - chamado pelo judaísmo de Era de Mashiach (Era do Messias ou Messiânica) - deve ser muito disseminada para todas as pessoas, todas as nações e toda humanidade.