É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Interpretação Judaica dos Sonhos
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Interpretação Judaica dos Sonhos

Interpretação Judaica dos Sonhos

Autor: Moty Segal
SKU: 140012
Páginas: 304
Avaliação geral:

Este livro mergulha no universo da interpretação dos sonhos à luz dos ensinamentos judaicos milenares. Fascina e deslumbra, e ajuda a compreender o significado dos sonhos e a revelar o propósito dos mesmos. Contém comentários e relatos curiosos extraídos de todo o oceano de sabedoria da tradição judaica. Inclui um prático Dicionário de Sonhos que permite encontrar com facilidade a interpretação de muitos tipos de sonhos.

Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente!
R$ 100,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

Este livro mergulha no universo da interpretação dos sonhos à luz dos ensinamentos judaicos milenares. Fascina e deslumbra, tanto pela sabedoria que apresenta quanto pela espiritualidade que exala. Ele ajuda a compreender o significado dos sonhos e a revelar o propósito dos mesmos. Baseado exclusivamente nas fontes judaicas - Torá, Talmud, Midrash e obras complementares -, contém também comentários e relatos curiosos extraídos de todo o oceano de sabedoria da tradição judaica. Inclui um prático Dicionário de Sonhos que permite encontrar com facilidade a interpretação de muitos tipos de sonhos.

Índice e trechos

ÍNDICE

Apresentação
Prefácio do autor
Introdução

1. Os sonhos no Talmud

2. Os sonhos na Torá

3. Definições

4. Originadores de sonhos: anjos e demônios

5. Sonhos e profecias

6. Interpretação de sonhos na prática

7. Dicionário de sonhos

8. Sonhos relacionados aos dias do mês

9. Sonhos relacionados ao nome de cidades e países

10. Epílogo

Prefácio

PREFÁCIO

O presente trabalho constitui uma introdução ao mundo dos sonhos pelo conhecimento judaico e se baseia na análise dos diferentes sonhos que a Torá apresenta, bem como o estudo e análise dos debates registrados no nono capítulo do Tratado Berachót do Talmud. Da mesma forma, tomamos como base os capítulos da obra "Guia dos Perplexos" do Rambam (Maimônides) referentes à profecia, devido ao fato de o Talmud declarar que os sonhos são como profecias de menor grau. E também nos baseamos em todas as fontes do amplo espectro que compõem o imenso oceano da sabedoria da Torá e de seus sábios e mestres de todas as gerações.

Este livro está estruturado em diferentes capítulos, que muitas vezes tratam dos mesmos tópicos, embora sob diferentes pontos de vista. Por essa razão, o leitor descobrirá que um tema é analisado numa lugar, reanalisado em outro e novamente num terceiro.

O Talmud, assim como as obras que derivam dele, baseia o seu sistema de estudo e análise na argumentação e no debate, através dos quais os sábios apresentam provas distintas para sustentar a coerência lógica de suas posturas. O objetivo deste livro é oferecer ao leitor todas as opiniões dos sábios a respeito da interpretação dos sonhos de acordo com o conhecimento judaico, e não necessariamente a opinião conclusiva, embora muitas vezes tais opiniões se contradigam. Isso significa que o leitor encontrará, a título de exemplo, uma opinião que sustenta que os sonhos são válidos, e depois outra que os considera fúteis.

Nessa altura, caro leitor, alertamos quanto à imprudência de tirar conclusões próprias sobre os temas aqui tratados. Não é por ter lido o livro do começo ao fim que você estará qualificado a ser um "interpretador de sonhos" e a assumir tal responsabilidade em relação a si próprio ou a outrem. Seria como pretender que por ter lido um tratado de biologia humana você já fosse capaz de fazer diagnósticos de saúde e tratar doenças. Lembre-se sempre de consultar um mentor, um professor, que não seja apenas conhecedor profundo da sabedoria judaica mas, acima de tudo, que seja observante e a pratique. Somente uma pessoa assim, temente aos Céus, será genuinamente capaz de fornecer uma orientação adequada sobre a interpretação dos sonhos.

Nos casos em que mencionamos autores alheios aos campos da Torá e do Talmud, não pretendemos, de forma alguma, validar por meio deles os ensinamentos da Torá, pois ela, como sabedoria e conhecimento essencial, não requer validação de nenhuma autoridade. Muito pelo contrário, o único propósito de os mencionarmos é honrar a verdade e deixar claro ao leitor que foram esses autores ou professores de ciências seculares que encontraram inspiração na Torá e no Talmud para produzir as suas próprias obras.

*  *  *

É uma grande honra para mim que este estudo, publicado originalmente em espanhol, esteja chegando agora aos leitores da língua portuguesa, para enriquecer e aprofundar o estudo e a compreensão da nossa sagrada Torá.

Muito além da interpretação de sonhos, gostaria de destacar um ensinamento vital: de que em todas as nossas experiências - sejam sonhos, sejam vivências cotidianas -, devemos sempre buscar agir de forma positiva e ser amáveis com todos.

Que a leitura dessa obra não apenas ilumine os seus sonhos, como também inspire a uma vida de bondade e atitudes positivas.

MS
Tamuz 5783 - Julho 2023

Sobre o autor

O Rabino Moty (Mordechai David Halevi) Segal nasceu em Buenos Aires, Argentina. Completou seus estudos judaicos em academias (yeshivot) de renome mundial na Argentina, Brasil, Estados Unidos e Israel, tendo sido diplomado por quatro importantes rabinos. É diretor da Editorial Moaj e do "Projeto Rambam", no qual se dedica à tradução ao espanhol e elaboração de comentários sobre a obra "Mishnê Torá", do Maimônides, e dá aulas numa academia de Torá em Buenos Aires. É casado e tem dois filhos. 

Comentários

Segundo o dicionário, os sonhos são associações de imagens, frequentemente desconexas ou confusas, que se formam na mente da pessoa enquanto dorme. Quem estuda a Bíblia sabe que eles são algo mais, pois ela está recheada de visões e sonhos sempre muito significativos, o que aguça nossa curiosidade de compreendê-los e saber o que o judaísmo pensa a respeito.

A proposta deste livro é justamente esta: desvendar o que os sonhos significam à luz da sabedoria judaica, por meio da análise de episódios descritos na Bíblia e dos ensinamentos que os sábios do Talmud deixaram registrados a respeito do tema. O autor os traduziu para o vernáculo com competência e maestria, e os iluminou com interpretações sagazes e coerentes.

No entanto, o Rabino Moty Segal não se contentou com isso e, recorrendo a múltiplas fontes judaicas, sem se restringir a uma só linha de pensamento, recolheu e apresentou uma gama de conhecimentos que perpassa séculos e mais séculos de experiência e sabedoria, e, ao final, brinda os leitores com nada menos do que um organizado dicionário de verbetes, cujas ideias e simbolismos velados ele interpreta e contextualiza.

Corajoso, toca de modo elegante em temas considerados "picantes" (e portanto censuráveis), que muitos deixariam de fora sem a menor cerimônia, o que, nesse caso, seria uma lástima para nós, leitores. E o faz sempre com sapiência e critério.

Foi por essas razões que a Editora Sêfer decidiu publicar esta obra: pelo domínio do autor sobre os textos e pela forma com que os capta e interpreta, por sua postura intelectual e pela coerência e respeito para com os valores eternos do judaísmo. 

Jairo Fridlin

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.