É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Judaísmo e Cristianismo: as Diferenças - Livraria Sêfer
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Judaísmo e Cristianismo: As Diferenças

Judaísmo e Cristianismo: As Diferenças

Autor: Trude Weiss-Rosmarin
Editora: Sêfer
SKU: 450
Páginas: 208
Avaliação geral:

Exposição consistente e lúcida das diferenças fundamentais entre os ensinamentos do judaísmo e do cristianismo. A intenção da obra não é confrontar as duas crenças, mas sim, buscar promover uma verdadeira fraternidade como resultado da compreensão e apesar das diferenças existentes entre elas. Edição revista e ampliada.

Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente!
R$ 45,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Quem comprou esse produto também comprou:

Descrição

Este livro é uma exposição consistente e lúcida das diferenças entre os ensinamentos do judaísmo e do cristianismo. Nele, a autora defende que, embora existam diferenças fundamentais entre as duas religiões, o convívio pacífico de ambas não requer a negação das diferentes atitudes mantidas por cada uma delas em relação a conceitos como Deus, milagres, livre-arbítrio versus pecado original, pecado e expiação, ascetismo, fé versus lei, a figura de Jesus etc.

Assim, ao delinear essas diferenças, a intenção da autora não é a de confrontar as duas crenças, mas sim, buscar promover uma verdadeira fraternidade como resultado da compreensão e apesar das diferenças básicas existentes entre elas.

Segundo a autora, é um grande equívoco deduzir que, para se adquirir igualdade junto aos cristãos e desenvolver relações cordiais entre cristãos e judeus, os judeus deveriam enfatizar a inexistência de diferenças entre judaísmo e cristianismo ou mesmo obliterá-las. Pelo contrário, ela defende que o modo democrático é justamente aquele em que pontos de vista e crenças diferentes sabem conviver e se respeitam mutuamente.

Assim, esta obra é um excelente livro de referência popular, tanto para cristãos quanto judeus, interessados em promover um verdadeiro, respeitoso e honesto entendimento judaico-cristão.

Por isso, e para celebrar os 80 anos do lançamento dessa obra em inglês, a Editora Sêfer decidiu relançá-la e ainda criar e acrescentar um apêndice a ela com textos de autores contemporâneos consagrados que indiscutivelmente remetem a ela, cada qual a seu estilo, como forma de homenagear essa destacada figura que tanto contribuiu para a disseminação do saber e do conhecimento judaico no século passado.

Índice e trechos

Índice

 

Prefácio à Edição Brasileira

Notas Preliminares

1. O Conceito de Deus para Judeus e Cristãos

2. Milagres

3. Livre-Arbítrio x Pecado Original

4. Pecado e Expiação

5. Atitudes quanto ao Ascetismo

6. Fé x Lei

7. A Interpretação do Judaísmo

8. Jesus

 

Apêndice

Trecho do Livro Judaico dos Porquês, de Alfred J. Kolatch
Capítulo 2 - Judaísmo e Cristianismo, do 2º Livro Judaico dos Porquês, de Alfred J. Kolatch
Coletânea dos capítulos 1, 4 e 5 do livro O Mais Completo Guia sobre Judaísmo, do Rabino Benjamin Blech
Capítulo 14 - A Torá, do livro Este é o meu Deus, de Herman Wouk

Trechos

"Será que existe alguma justificativa ou necessidade de confirmar e analisar as diferenças entre judaísmo e cristianismo atualmente? Tal empenho não seria contrário ao espírito da 'fraternidade' por meio do qual, judeus e cristãos semelhantemente, vislumbram a esperança de obter uma melhor compreensão e cooperação entre as duas religiões no mundo de amanhã? Não seria prejudicial à harmonia da relação judaico-cristã e, especialmente à causa e ao destino do judaísmo no mundo cristão, enfatizar as diferenças básicas entre as duas fés?

Adianto que tais dúvidas e objeções são o verdadeiro motivo deste livro. Confesso que esse tipo de receio e escrúpulo me fez adiar por muito tempo o início desta tarefa: afirmar objetivamente, e sem qualquer outro propósito a não ser a verdade, como eu a enxergo, as eternas e fundamentais diferenças entre judaísmo e cristianismo. Se, finalmente, decidi escrever esse livro foi porque cheguei à conclusão que já era tempo de enfatizar nos círculos judaicos que 'fraternidade' entre judeus e cristãos não precisa e não deve ser sinônimo da eliminação de todas as barreiras e da obliteração ou negação das diferenças que separam as duas fés."

Trude Weiss-Rosmarin

 

 

Prefácio

Prefácio à Edição Brasileira

 

De uns tempos para cá, inúmeras obras sobre o judaísmo e o cristianismo têm sido publicadas, sempre visando esclarecer fatos históricos importantes e até recentemente pouco esclarecidos.

Acreditamos que o conhecimento e a análise são os elementos que prevalecerão sobre o preconceito e o desconhecimento, o primeiro como consequência do segundo, provavelmente.

Ao publicarmos esta importante obra da Dra. Trude Weiss-Rosmarin, lançada nos Estados Unidos ainda na década de 40, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre este tema tão palpitante, que envolve sentimentos contraditórios e muita controvérsia, na certeza de que mais conhecimento gerará mais compreensão e, calcada nesta compreensão, florescerá o verdadeiro respeito e fraternidade entre todos os homens de bem, que buscam servi-Lo com sinceridade e amor, conforme ensina-nos o profeta Zacarias: "Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos."

 

Sobre a ilustre autora

­Trude Weiss-Rosmarin (1908-1989) foi uma mulher adiante de seu tempo. Doutorada aos 22 anos de idade, dedicou sua vida apaixonadamente ao ensino e difusão do conhecimento judaico, tanto no meio acadêmico quanto no âmbito da sociedade judaica norte-americana, dirigindo-se particularmente às mulheres - mas não só -, por meio de uma revista que editou durante mais de 50 anos e na qual publicava seus editoriais, muitas vezes controversos e suscitadores de relevantes discussões comunitárias. Escreveu uma série de livros - entre os quais o presente - e foi uma notável força influenciadora do judaísmo norte-americano, merecendo verbetes na internet a respeito dela.*

 A controvérsia entre judaísmo e cristianismo está documentada na literatura judaica há centenas de anos, e aparecem nas obras de grandes pensadores judeus, como Maimônides ("Guia dos Perplexos") e Judá Halevi ("O Cuzarí"), e com ênfase exponencial nas "Disputas" inter-religiosas da Idade Média entre teólogos cristãos e sábios judeus, sendo a de Paris (1240), a de Barcelona (1263), a de Burgos e Ávila (1375) e a de Tortosa (1413) as mais conhecidas.

Mas a linguagem e a estrutura desses textos eram inteligíveis apenas para eruditos, até que Trude Weiss-Rosmarin, ciente da quase absoluta carência de textos a respeito desse tema, decide trazê-los e apresentá-los com o brilhantismo que a caracterizava como pesquisadora e escritora, tornando-os acessíveis ao grande público do século XX.

Esse fato e sua vasta erudição não passou despercebida nos meios rabínicos, sendo perceptível que, depois disso, vários autores, ao dissertarem sobre as diferenças entre judaísmo e cristianismo, claramente se baseiam em seu conhecimento e forma de raciocínio e análise sobre o tema.

Por isso, e para celebrar os 80 anos do lançamento dessa obra em inglês, a Editora Sêfer decidiu relançá-la e ainda criar e acrescentar um apêndice a ela com textos de autores contemporâneos consagrados que indiscutivelmente remetem a ela, cada qual a seu estilo, como forma de homenagear essa destacada figura que tanto contribuiu para a disseminação do saber e do conhecimento judaico no século passado.

E que a alma de Trude - Tirtsa, filha de Jacob e Celestine Z"L - esteja ligada à corrente da vida eterna.

Jairo Fridlin

 

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Trude_Weiss-Rosmarin
  https://jwa.org/encyclopedia/article/weiss-rosmarin-trude

Sobre o autor

Trude Weiss-Rosmarin (1908-1989) foi uma mulher adiante de seu tempo. Doutorada aos 22 anos de idade, dedicou sua vida apaixonadamente ao ensino e difusão do conhecimento judaico, tanto no meio acadêmico quanto no âmbito da sociedade judaica norte-americana, dirigindo-se particularmente às mulheres - mas não só -, por meio de uma revista que editou durante mais de 50 anos e na qual publicava seus editoriais, muitas vezes controversos e suscitadores de relevantes discussões comunitárias. Escreveu uma série de livros - entre os quais o presente - e foi uma notável força influenciadora do judaísmo norte-americano, merecendo verbetes na internet a respeito dela:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trude_Weiss-Rosmarin

https://jwa.org/encyclopedia/article/weiss-rosmarin-trude

Comentários

"Fiel a seu título, este livro contém uma declaração sucinta do que existe essencialmente na fé cristã que um estudioso judeu não aceita."
The New York Times


"É reconfortante ter uma estudiosa judia escrevendo com tanta franqueza a respeito das diferenças eternas e fundamentais entre judaísmo e cristianismo, pois uma discussão como essa, motivada pela busca da verdade e da clareza e caracterizada por declarações baseadas em fatos e dentro de moldes acadêmicos, é uma necessidade nos dias atuais."

The Protestant

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.