Extraído da nova edição do SIDUR COMPLETO
O ACENDER DAS VELAS
O lar judeu recebe o Shabat com o ritual de acender as velas. Esta tarefa é privilégio da mulher, a dona da casa. A hora de acender as velas é aproximadamente 50 minutos antes do aparecimento das estrelas na sexta-feira, à tarde. Em casos excepcionais, de força maior, a hora máxima é 15 minutos após a hora oficial do acender das velas, marcada nos calendários judaicos (lúach) e divulgada também por outros meios de comunicação.
Depois dessa hora não é permitido acender as velas, pois isto constituiria uma profanação do Shabat.
Sobre o número de velas há dois costumes diferentes:
a) duas velas - uma pela expressão bíblica "LEMBRA" e a outra pela "GUARDA";
b) Um número de velas corresponde ao dos membros da família (um casal com três filhos acenderá 5 velas). Com o acender das velas, a mulher judia recebe o Shabat, deixando de trabalhar. A partir daquele momento para ela é Shabat. Acendem-se as velas em castiçais bonitos. As velas devem durar até a refeição. Recita-se uma berachá (bênção) e a mulher costuma dizer uma reza pessoal, íntima. Muitas costumam dar tsedacá (contribuição para a caridade) antes do ritual.
O ACENDIMENTO DAS VELAS
Na sexta-feira e na véspera dos feriados judaicos (Iom Tov), acende-se velas 20 minutos antes do pôr do sol. Estabeleceu-se que quem acende as velas (ao menos duas) é a mãe do lar. Depois de acendê-las, ela fecha os olhos ou cobre-os com as palmas de suas mãos, recita a bênção e depois torna a olhar as velas.
No segundo dia de Iom Tov, acende-se as velas 50 minutos após o crepúsculo.
Tanto no 1º como no 2º dia, depois da bênção 2, recita-se a bênção 4, exceto nos dois últimos dias de Pêssach. Se além de Shabat for Iom Tov, recita-se a bênção referente aos dois eventos (3).
1) Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic nêr shel Shabat.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste
acender a vela de Shabat.
2) Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu lehadlic nêr shel Iom Tov.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste acender a vela de Iom Tov.
3) Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotáv, vetsivánu lehadlic nêr shel Shabat veshel Iom Tov.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste acender a vela de Shabat e Iom Tov.
4) Baruch atá Adonai, Elohênu mélech haolam, shehecheiánu vekiiemánu vehiguiánu lazeman hazé.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva.
PRECE DA MÃE PELA FAMÍLIA
Após o acendimento das velas, é costume a mãe recitar esta prece por seu marido, filhos, pais e demais familiares:
Iehí ratsón lefanêcha, Adonai Elohai velohê avotai, shetechonen otí (veêt ishí) (veêt banai) (veêt benotai) (veêt aví) (veêt imí) veêt col kerovai, vetitên lánu ulechol Yisrael chayim tovim vaaruchim, vetizkerênu bezichrón tová uvrachá, vetifkedênu bifcudat ieshuá verachamim, utvarchênu berachót guedolót, vetashlim batênu, vetashken shechinatechá benênu. Vezakêni legadel banim uvnê vanim chachamim unvonim, ohavê Adonai, yir'ê Elohim, anshê emét, zéra códesh, badonai devekim, umeirim et haolam batorá uvmaassim tovim, uvchol meléchet avodat haborê. Aná, shemá et techinatí baet hazót, bizchut Sará verivcá verachel veleá imotênu, vehaer nerênu shelo yichbê leolam vaed, vehaer panêcha venivashêa. Amen.
Que seja Tua vontade, ó Eterno, meu Deus e Deus dos meus pais, que dês Tua graça a mim (a meu marido) (meus filhos) (minhas filhas) (meu pai) (minha mãe) e a toda minha família, outorgando a nós e a todo povo de Israel vida longa e feliz. Lembra-Te de nós para o bem e abençoa-nos; estende sobre nós Tua salvação e misericórdia; e enche de paz e felicidade nossos lares e faz Tua Divina Presença repousar sobre nós. Concede-me o dom de criar filhos e netos inteligentes e sábios na Torá, que amem o Eterno e sejam tementes a Deus; que sejam pessoas sinceras, envolvidas com a santidade e conectadas com o Eterno, e que iluminem o mundo com a luz da Torá, de suas boas ações e de tudo que façam em nome do Criador. Por favor, ouve este meu pedido, nesse momento, pelo mérito de nossas mães - Sara, Rebeca, Rachel e Lea - e faz com que a luz que nos ilumina nunca se apague; e que Tua face resplandeça sobre nós, e assim sejamos todos salvos. Amen.