É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Desvendando o Tanya
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Desvendando o Tanya (1)

Desvendando o Tanya (1)

Capítulos 1-12
Autor: Adin Steinsaltz
SKU: 146112
Páginas: 472
Avaliação geral:

O "Tanya" é a obra básica da filosofia Chabad e aborda as profundezas da alma. Este livro (volume 1 de uma série) apresenta o texto original, sua tradução, comentários e explicações, além de rico glossário com termos e conceitos básicos. Sua intenção é se dirigir a todos aqueles que desejam ter acesso a este mundo, e seu autor é ninguém menos que o sábio e saudoso Rabino Adin Steinsaltz, um dos maiores gênios do judaísmo contemporâneo.

R$ 45,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

  A obra "Tanya" - livro básico da filosofia Chabad - foi escrita de forma muito concisa, sendo necessário muito esforço para descobrir a profundidade e a intensidade emocional contida nela, uma vez que aborda as profundezas da alma e seus dilemas, apresenta ideias e orientações para as situações do cotidiano e oferece uma visão de mundo de forma ampla e geral. Algumas vezes de forma direta, outras, de forma indireta, o livro aborda os problemas existenciais da alma judaica, seus conflitos internos e sua capacidade inata de vencer e se superar.

Como livro de ética, o Tanya apresenta um novo modelo a ser seguido: o benoni. O benoni é aquele que não se enquadra como tsadic (justo) nem como rashá (perverso), e sequer é um intermediário. Ele expressa o ideal a ser alcançado por uma pessoa, um nível acessível que cada um pode e deve almejar.

O benoni não é aquele que derrotou ou não derrotou - é aquele que batalha constantemente, que por si só é um louvor ao Criador. O benoni como ideal que cada ser humano deve ansiar dá margem para que cada um - não importa o seu nível - possa encontrar o caminho para se elevar espiritualmente e se tornar verdadeiramente um servo de Deus.

O livro Tanya é o livro básico da filosofia Chabad e uma das obras de ética mais importantes que já foram escritas. 

 

Outras obras disponíveis do Rabino Steinsaltz:

* Talmud Essencial 

* Figuras da Bíblia 

 * Figuras do Talmud

* O Pronunciamento que Sustenta a Criação

* Teshuvá - Um guia para o judeu recém-praticante

* A alma

*      Coleção Steinsaltz 

Prefácio

Há cerca de 250 anos, um movimento revolucionário surgiu no centro do mundo judaico. Com marcante velocidade, o movimento chassídico se espalhou por toda Europa Oriental e Rússia Branca (hoje Belarus). O chassidismo teve um profundo e continuo impacto no pensamento e na prática dos judeus, mudando-os de uma maneira como jamais havia sido feita.

O que é o chassidismo? Qual é sua inovação? O chassidismo luta para conscientizar o potencial de uma pessoa para desenvolvê-lo em relação à Torá, ao homem e à Divindade, e para isto não há palavras nem definições adequadas que possam descrever esse potencial. De início, o chassidismo foi uma abordagem envolvente na vida da pessoa, uma maneira distinta de rezar, estudar e viver, que enfatizava servir a Deus com alegria. Uma vez que lida com a essência interior do homem, que é de difícil definição, o chassidismo também não tem uma definição ou descrição fáceis. Nosso entendimento ainda se torna mais complicado pelo fato de que as primeiras gerações de mestres chassidicos escreveram pouco no início, ou nem sequer escreveram. Até os poucos escritos existentes, tendem a ser fontes secundárias, muitas vezes fragmentadas e não-sistemáticas, estranhas ao ambiente específico onde surgiram. Assim, eles nos forneceram uma iluminação fraca, quase deixando-nos no escuro.

O Tanya não se propõe a fornecer uma definição compreensiva, ou uma explicação do chassidismo. Não obstante, ele é o primeiro e em muitos aspectos, o único - livro sistemático do movimento chassídico.

O Tanya é um pequeno livro, não é enciclopédico, no entanto, ele é - particularmente no sentido judaico - completo. A Torá Escrita é considerada como sendo a fonte suprema de muitos detalhes do pensamento judaico que continuamente emanam da Torá Oral. Assim, também, os líderes do ramo Chabad do chassidismo denominaram o Tanya como "a Torá Escrita do chassidismo", o repositório - em potencial, em essência, e completo de todo o chassidismo.

Autor do Tanya, Rabi Shneur Zalman, nasceu em 1745, na pequena cidade de Liozna, na Rússia Branca. Ainda jovem, tornou-se discipulo pro eminente do Rabi Dov Ber de Mezherich (1704-1773) - conhecido como Maguid - que foi o sucessor do fundador do chassidismo, o Baal Shem Tov (1700-1760). O Maguid reconheceu a grandeza de Shneur Zalman em Tora e seu talento único para a organização sistemática; assim, deu-lhe a Tarefa de compilar, organizar e registrar todas as leis deles. (A chassidut Chabad refere-se a Shneur Zalman, carinhosamente em "idish", como Alter Rebe).


A compilação realizada por Shneur Zalman, conhecida como "Shulchan Aruch do Rav", cujo primeiro volume foi publicado quando ele não tinha ainda a idade de trinta anos, teve um resultado tão marcante, que ele foi logo considerado como um grande luminar de Torá, até mesmo pelos tratores do chassidismo. A partir daí, foi natural para Shneur Zalman aplicar esses mesmos talentos para a elucidação dos ensinamentos fundamentais do chassidismo.

Em um primeiro relance, o Tanya parece mostrar o estilo de um livro comum de mussar (moral), contendo conselhos práticos, com o objetivo de orientar as pessoas no caminho do serviço a D'us e no autoaperfeiçoamento. Realmente, ele adota uma abordagem original, aplicando os princípios do chassídismo para revelar as causas fundamentais das falhas humanas, e estabelecer soluções compreensivas nos temas básicos do autoaperfeiçoamento.

No entanto, a grande inovação do livro foi a criação de uma concepção original do ideal para o qual uma pessoa deve aspirar: o benoni (na verdade, o Tanya é referido como o "Livro dos Benonim" - Livro dos Medianos ou Intermediários). Historicamente, o benoni representou um desvio do ideal predominante do judeu, conforme apresentado pela literatura mussar existente, para algo mais alcançável, mais próximo da capacidade da pessoa média.

Um benoni não é alguém justo (tsadic) ou perverso (rashá), nem é, precisamente, algo entre os dois. Na verdade, o que caracteriza o benoni é uma condição de tensão e esforço contínuos. Mas esta luta e nossa habilidade para conduzir nossas vidas dentro dessa tensão constituem o verdadeiro propósito para a criação da humanidade. Conforme o Tanya explica, este status não é simplesmente a confrontação entre o bem e o mal, mas o duelo continuo entre os dois componentes da alma humana: o animal e o Divino. A tensão existente é entre a parte da alma que nos arrasta para baixo, em direção ao mundano, e aquela que aspira ao alto, em direção ao Divino.

No entanto, o conflito não é uma guerra de aniquilação, na qual o homem busca destruir certas partes de sua alma animal, e sim um esforço para educar todas as partes da alma humana (a alma animal), para criar dentro dela uma consciência e um sentimento  de modo que suas aspirações sejam fundidas com as da alma Divina, fazendo a pessoa alcançar um estado de harmonia perfeita entre o corpo e a alma, entre o mundano e o Divino.

Uma das mensagens que acompanha o Tanya, é que este objetivo é alcançável. O Tanya procura demonstrar ao homem ou mulher intermediários que o conhecimento de D'us está ao alcance deles, que o crescimento espiritual para os níveis mais elevados é real e inerente à pessoa, se ela se dispuser a realizar o esforço para isso. "Pois ela está muito perto de ti, em tua boca e em teu coração, para que tu possas fazê-la" (Devarim 30:14).

O Tanya, portanto, não cria um sistema; em vez disso, ele veste a essência do sistema em estruturas que fazem o sistema ser mais revelado do que uma história, um sentimento, ou até mesmo mais revelado do que um relacionamento pessoal jamais poderia ser. E é assim, então, que deveríamos interpretar a reação de Rabi Zushya de Anipoli, ao receber este livro: "Me admira como ele conseguiu colocar tal grande e temível Deus dentro de um livro tão pequeno!".

Uma vez que este livro é uma "Torá escrita", ele requer, em cada geração, uma "Torá oral", para acompanhá-lo, servir como seu condutor e guia. Isto é especialmente verdadeiro na nossa geração, na qual tantas pessoas crescem sem qualquer contato com o mundo chassídico, e por isso se tornam incapazes de ter acesso a este livro.

É para esta geração, e estas pessoas, que este "comentário ao Tanya" foi escrito. O livro contém o texto preciso do Tanya, conforme produzido pelo Alter Rebe, juntamente com sua tradução autorizada, e um comentário completo, com fornecimento das fontes de referência. Eu acrescentei extensas explicações sobre os conceitos chassidicos básicos, seus componentes teóricos, metáforas e parábolas do dia a dia, e histórias sobre as vidas passadas e presente dos chassidim. O livro também contém um extenso glossário, definindo e elaborando os vários termos e conceitos importantes.

 O livro tem a intenção de se dirigir a todos aqueles que possuem a disposição e a vontade para isto, que desejam ter acesso a este mundo chassídico e crescer através dele.

Sobre o autor

Adin Steinsaltz

 (Even-Israel) é professor, filósofo, crítico social e autor prolífico, considerado pela revista Time como "o erudito do milênio". Seu trabalho de uma vida inteira dedicado à educação judaica valeu-lhe o Prêmio Israel, a mais elevada e prestigiosa honraria do Estado de Israel, em 1988. Nascido em Jerusalém em 1937 de pais seculares, o rabino Steinsaltz estudou matemática, física e química na Universidade Hebraica de Jerusalém - simultaneamente aos estudos judaicos dirigidos ao rabinato.

Após se formar, estabeleceu várias escolas experimentais, e aos 24 anos de idade tornou-se o mais jovem diretor de escola em Israel. Em 1965, começou a fazer a monumental tradução do Talmud para o inglês cuja complementação foi comemorada em 2010 com a inauguração do Dia Global de Estudo Judaico, que se tornou um evento internacional anual em mais de 40 países.

Ao todo, o rabino Steinsaltz é autor de mais de 60 livros e de centenas de artigos sobre temas que vão de zoologia e teologia até comentário social. Sua obra clássica sobre a Cabala - A rosa de treze pétalas - foi publicada pela primeira vez em 1980, e até agora foi publicada em oito idiomas. Suas graduações honorárias incluem doutorados pela Yeshiva University (NY), Universidade Ben Gurion do Neguev, Universidade Bar Ilan, Universidade Brandeis e Universidade Internacional da Flórida.

O Rabino Steinsaltz faleceu na manhã do dia 17 de Av de 5780 (7 de agosto de 2020), em Jerusalém, onde vivia com sua família, e foi enterrado no Monte das Oliveiras.