Há cerca de 250 anos, um movimento revolucionário surgiu no centro do mundo judaico. Com marcante velocidade, o movimento chassídico se espalhou por toda Europa Oriental e Rússia Branca (hoje Belarus). O chassidismo teve um profundo e continuo impacto no pensamento e na prática dos judeus, mudando-os de uma maneira como jamais havia sido feita.
O que é o chassidismo? Qual é sua inovação? O chassidismo luta para conscientizar o potencial de uma pessoa para desenvolvê-lo em relação à Torá, ao homem e à Divindade, e para isto não há palavras nem definições adequadas que possam descrever esse potencial. De início, o chassidismo foi uma abordagem envolvente na vida da pessoa, uma maneira distinta de rezar, estudar e viver, que enfatizava servir a Deus com alegria. Uma vez que lida com a essência interior do homem, que é de difícil definição, o chassidismo também não tem uma definição ou descrição fáceis. Nosso entendimento ainda se torna mais complicado pelo fato de que as primeiras gerações de mestres chassidicos escreveram pouco no início, ou nem sequer escreveram. Até os poucos escritos existentes, tendem a ser fontes secundárias, muitas vezes fragmentadas e não-sistemáticas, estranhas ao ambiente específico onde surgiram. Assim, eles nos forneceram uma iluminação fraca, quase deixando-nos no escuro.
O Tanya não se propõe a fornecer uma definição compreensiva, ou uma explicação do chassidismo. Não obstante, ele é o primeiro e em muitos aspectos, o único - livro sistemático do movimento chassídico.
O Tanya é um pequeno livro, não é enciclopédico, no entanto, ele é - particularmente no sentido judaico - completo. A Torá Escrita é considerada como sendo a fonte suprema de muitos detalhes do pensamento judaico que continuamente emanam da Torá Oral. Assim, também, os líderes do ramo Chabad do chassidismo denominaram o Tanya como "a Torá Escrita do chassidismo", o repositório - em potencial, em essência, e completo de todo o chassidismo.
Autor do Tanya, Rabi Shneur Zalman, nasceu em 1745, na pequena cidade de Liozna, na Rússia Branca. Ainda jovem, tornou-se discipulo pro eminente do Rabi Dov Ber de Mezherich (1704-1773) - conhecido como Maguid - que foi o sucessor do fundador do chassidismo, o Baal Shem Tov (1700-1760). O Maguid reconheceu a grandeza de Shneur Zalman em Tora e seu talento único para a organização sistemática; assim, deu-lhe a Tarefa de compilar, organizar e registrar todas as leis deles. (A chassidut Chabad refere-se a Shneur Zalman, carinhosamente em "idish", como Alter Rebe).
A compilação realizada por Shneur Zalman, conhecida como "Shulchan Aruch do Rav", cujo primeiro volume foi publicado quando ele não tinha ainda a idade de trinta anos, teve um resultado tão marcante, que ele foi logo considerado como um grande luminar de Torá, até mesmo pelos tratores do chassidismo. A partir daí, foi natural para Shneur Zalman aplicar esses mesmos talentos para a elucidação dos ensinamentos fundamentais do chassidismo.
Em um primeiro relance, o Tanya parece mostrar o estilo de um livro comum de mussar (moral), contendo conselhos práticos, com o objetivo de orientar as pessoas no caminho do serviço a D'us e no autoaperfeiçoamento. Realmente, ele adota uma abordagem original, aplicando os princípios do chassídismo para revelar as causas fundamentais das falhas humanas, e estabelecer soluções compreensivas nos temas básicos do autoaperfeiçoamento.
No entanto, a grande inovação do livro foi a criação de uma concepção original do ideal para o qual uma pessoa deve aspirar: o benoni (na verdade, o Tanya é referido como o "Livro dos Benonim" - Livro dos Medianos ou Intermediários). Historicamente, o benoni representou um desvio do ideal predominante do judeu, conforme apresentado pela literatura mussar existente, para algo mais alcançável, mais próximo da capacidade da pessoa média.
Um benoni não é alguém justo (tsadic) ou perverso (rashá), nem é, precisamente, algo entre os dois. Na verdade, o que caracteriza o benoni é uma condição de tensão e esforço contínuos. Mas esta luta e nossa habilidade para conduzir nossas vidas dentro dessa tensão constituem o verdadeiro propósito para a criação da humanidade. Conforme o Tanya explica, este status não é simplesmente a confrontação entre o bem e o mal, mas o duelo continuo entre os dois componentes da alma humana: o animal e o Divino. A tensão existente é entre a parte da alma que nos arrasta para baixo, em direção ao mundano, e aquela que aspira ao alto, em direção ao Divino.
No entanto, o conflito não é uma guerra de aniquilação, na qual o homem busca destruir certas partes de sua alma animal, e sim um esforço para educar todas as partes da alma humana (a alma animal), para criar dentro dela uma consciência e um sentimento de modo que suas aspirações sejam fundidas com as da alma Divina, fazendo a pessoa alcançar um estado de harmonia perfeita entre o corpo e a alma, entre o mundano e o Divino.
Uma das mensagens que acompanha o Tanya, é que este objetivo é alcançável. O Tanya procura demonstrar ao homem ou mulher intermediários que o conhecimento de D'us está ao alcance deles, que o crescimento espiritual para os níveis mais elevados é real e inerente à pessoa, se ela se dispuser a realizar o esforço para isso. "Pois ela está muito perto de ti, em tua boca e em teu coração, para que tu possas fazê-la" (Devarim 30:14).
O Tanya, portanto, não cria um sistema; em vez disso, ele veste a essência do sistema em estruturas que fazem o sistema ser mais revelado do que uma história, um sentimento, ou até mesmo mais revelado do que um relacionamento pessoal jamais poderia ser. E é assim, então, que deveríamos interpretar a reação de Rabi Zushya de Anipoli, ao receber este livro: "Me admira como ele conseguiu colocar tal grande e temível Deus dentro de um livro tão pequeno!".
Uma vez que este livro é uma "Torá escrita", ele requer, em cada geração, uma "Torá oral", para acompanhá-lo, servir como seu condutor e guia. Isto é especialmente verdadeiro na nossa geração, na qual tantas pessoas crescem sem qualquer contato com o mundo chassídico, e por isso se tornam incapazes de ter acesso a este livro.
É para esta geração, e estas pessoas, que este "comentário ao Tanya" foi escrito. O livro contém o texto preciso do Tanya, conforme produzido pelo Alter Rebe, juntamente com sua tradução autorizada, e um comentário completo, com fornecimento das fontes de referência. Eu acrescentei extensas explicações sobre os conceitos chassidicos básicos, seus componentes teóricos, metáforas e parábolas do dia a dia, e histórias sobre as vidas passadas e presente dos chassidim. O livro também contém um extenso glossário, definindo e elaborando os vários termos e conceitos importantes.
O livro tem a intenção de se dirigir a todos aqueles que possuem a disposição e a vontade para isto, que desejam ter acesso a este mundo chassídico e crescer através dele.