Um relato delicado e emocionante sobre as paixões e angústias de Amós Oz, o mais renomado escritor de língua hebraica do século XX, a partir do olhar sensível e apaixonado de sua esposa.
Amós Oz era ainda um adolescente quando percebeu que estava apaixonado por Nili Zuckerman. Certa vez, ele a observou dançar no refeitório do kibutz Hulda, onde os dois se conheceram e passaram a conviver lado a lado. À época ele já usava o nome pelo qual se consagraria como escritor, enquanto o anterior, Amós Klauzner, ficaria no passado - assim como o suicídio de sua mãe e a nova família de seu pai. O que continuaria com ele seria o desejo de escrever e Nili.
Os traumas da infância, as cicatrizes da solidão, a rotina no kibutz, os anos no exército, o casamento, os primeiros livros, os filhos, os prêmios -- tudo é retratado com singular carinho e admiração neste livro, resultado de longas conversas entre Nili Oz e sua prima Anat Neuberg-Petrover. Narradora privilegiada, Nili reconstrói os sessenta anos da vida a dois com Amós, desde o primeiro encontro até a morte dele, em 2018. Uma história real de amor, companheirismo e amadurecimento que resgata o legado de um dos maiores escritores de todos os tempos.
Livros de Amós Oz em português:
Caixa Preta
Cenas da vida na aldeia
Como Curar um Fanático
Conhecer uma Mulher
De Amor e Trevas
De Repente nas Profundezas do Bosque
Do Que é Feita a Maçã
Entre Amigos
Fima
Judas
Mais de uma luz
Meu Michel
Não Diga Noite
O Mesmo Mar
O Monte do Mau Conselho
Os Judeus e as Palavras
Pantera no Porão
Rimas da Vida e da Morte
Sumchi
Uma Certa Paz