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Tradição Viva

A Torá do mundo sefaradi pelos olhos de um gadol
Autor: Ricardo Gancz
SKU: 146116
Páginas: 236
Avaliação geral:

Como a halachá prática é determinada? Por que há tantas divergências entre os rabinos? Como é possível navegar pelo mar de opiniões diferentes? Como a halachá e o estudo de Torá é visto pelos olhos de um grande rabino da geração? O autor reponde essas perguntas ao trazer a visão sefaradi tradicional pelos olhos do Rabino Yaakov Peretz.

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Disponibilidade: Imediata

Descrição

Como a halachá prática é determinada? Por que há tantas divergências entre os rabinos? Como é possível navegar pelo mar de opiniões diferentes? Como a halachá e o estudo de Torá é visto pelos olhos de um grande rabino da geração? O autor reponde essas perguntas ao trazer a visão sefaradi tradicional pelos olhos do Rabino Yaakov Peretz.

A primeira metade da obra é dedicada a apresentar ao leitor o funcionamento da halachá e o pensamento sefaradi tradicional, e a segunda mostra como a tradição sefaradi está viva na Torá do Rabino Yaakov Peretz.

Índice e trechos

Sumário 

PARTE I - PRIMEIROS PASSOS

Tradição viva ou relíquia? 
Perguntas fundamentais
Escolas diferentes de Halachá - Primeiro Choque
O Beit Midrash Sefaradi
As aulas do Rav Peretz-estrutura geral
Escolas diferentes de Halachá - Segundo choque

 PARTE II - A LÓGICA DA HALACHÁ

O elemento mais importante no estudo da Halachá
Halachot da Torá
Halachot deRabanan
Uma lição do Rav Peretz: A relevância da distinção entre Halachot da Torá e de Rabanan
Costumes e Halachá

PARTE III - A TRADIÇÃO VIVA: A ABORDAGEM SEFARADI ORIGINAL

O que é uma tradição viva?
O Rambam como meu modelo da tradição sefaradi original
1000 anos depois
A abordagem da Halachá e do seu ensino na perspectiva do Rav Peretz
O ensino do Shulchan Aruch
A importância do Rambam
A abordagem do Rambam com relação aos costumes
O Rav Peretz e os costumes

PARTE IV - A TEORIA GERAL DA HALACHÁ

A Teoria Geral da Halachá
O conflito nos três elementos
Um caso real: os irmãos Langer
Para além dos 3 elementos: A TEOLOGIA
O exemplo da Porat Yosef
IRAT SHAMAYIM
Conflitos saudáveis e não saudáveis

PARTE V - A ENTREVISTA COM O RAV PERETZ

O Começo: aprendizado no Marrocos e em Ponevezh
Estudo de Torá e Psikat Halachá
Sobre como estudar
Psikat Halachá
Estudo e conhecimento dos rabinos
Estudo do Shulchan Aruch
Tefilá
Os avrechim não sabem halachá
O que o Rav Peretz espera de seus alunos
No Brasil fazem da Torá um Negócio

PARTE VI - CONVIVENDO COM O RAV PERETZ

Sua insistência em repetir ideias que considera importantes
Um aluno com déficit de atenção
Foco durante as aulas I
Foco durante as aulas II
Foco durante as aulas III
House M.D.
Sempre investigar
Recusa em condenar
Críticas pontuais e elogios gerais.
Cortando quem queria criar controvérsias.
Rasgando Pashkevilim
Aeroporto e resiliência...
Importância do livro sobre a verdade
Decepção com os alunos
E se ele fosse um rebe?
Relação com a internet/tecnologia
Shulchan Aruch com tzurat hadaf
Visão sobre partidos políticos
Atenção aos pequenos detalhes da vida
Visão política
Perguntas com profundidade
Conversa de 2 semanas sobre marxismo
Realidade contra o Shulchan Aruch
Incentivando quem tinha dificuldade para continuar os estudos
Sendo chamado pelo Neturei Karta
Sabendo como adequar o discurso ao auditório
Sinagoga invadida
Agunot e messarvei get
Sobre transplante de cabeça
Sobre carne sintética
Fazendo as provas com os rabinos
Se recusando a dar teudá para quem ele não via como merecedor
Fazendo as pazes entre casais
Após um beit din de giur
Antes de um casamento
Idade chegou
Sempre estudando
Eretz Israel
O pior dos alunos
Esperança para o futuro
Sempre falar Shalom

PALAVRAS FINAIS
GLOSSÁRIO