Torati (que, em hebraico, quer dizer "Minha Torá") apresenta comentários e interessantes observações sobre o texto da Torá (o Pentateuco), quase "frase a frase", o que permitirá ao leitor o acesso a todo o vasto e rico conteúdo simbólico de suas passagens e a extrair dos textos sagrados mensagens muito úteis para o dia a dia, independente do seu credo.
2a. edição - formato 16 x 22 cm.
* * * * *
"A civilização ocidental se autodenomina judaico-cristã devido aos valores éticos e morais que assumiu a partir dos ensinamentos contidos na Bíblia. Muitas são as interpretações dela e, consequentemente, as ações consideradas certas.
Porém, poucos são aqueles que defendem a atualidade das mensagens bíblicas originais, pois tal como as leis humanas, "elas devem sofrer adaptações que as tornem mais compatíveis com a modernidade" .
Esta filosofia de vida nos levou ao estágio social atual: consumismo desenfreado, competição e desorientação moral. As pessoas são valorizadas pelo que têm, e não pelo que são. A vida não tem sentido ou, se o tiver, este deve ter como princípio básico a busca do prazer. Segundo ela, os fins justificam os meios.
Já o judaísmo defende que os preceitos contidos na Torá (Pentateuco) foram ditados pessoalmente por Deus a Moisés. Como criou tudo, ninguém melhor do que Ele para descrever como cada coisa deve funcionar, incluindo o comportamento humano e o modo que Deus quer que vivamos.
Esta obra interpreta a Torá de modo a extrair o conteúdo simbólico de suas passagens, pois por ser uma obra Divina. ela é sempre atual, e interpretações puramente literais podem dar margem a dúvidas.
Ao explicar as passagens, propondo exercícios e extraindo dos textos sagrados mensagens que serão uteis no dia a dia de qualquer pessoa, independentemente de seu credo, o autor pretende que esta obra seja considerada, para todos que a lerem, uma fonte válida e eterna de princípios morais e éticos proporcionados pelo judaísmo, justificando assim ser chamada de TORATI: minha Torá, meu guia espiritual."