Ampla biografia do grande mestre Maimônides (Rambam).
Nas áreas da lei e da filosofia, suas contribuições ao pensamento judaico são ímpares, e sua influência sobe eruditos de épocas posteriores é expressa pelo seu epitáfio:
?De Moshé (o Moisés da Torá) a Moshé (Maimônides), nunca houve ninguém como Moshé.?
Esta obra faz parte da série "Faróis da Sabedoria", que abrange a vida dos grandes sábios judeus do passado, descrevendo os diferentes traços de sua personalidade, suas obras e suas ações em diversos lugares.
As histórias cativantes e seus milagres foram todos extraídos de fontes tradicionais e absolutamente fidedignas. São relatos dinâmicos e intensos, e não uma biografia convencional.
* * *
O Rambam escreveu seu códex e não saiu de seu quarto durante dez anos. Na noite em que terminou, sonhou com seu pai Maimon acompanhado de outra pessoa. Seu pai o apresentou ao líder Moisés (Moshé Rabênu) e ele se assustou. Moisés disse: ?Eu vim ver a sua obra?, e após examiná-la, parabenizou-o.
(Rabi David Hanaguid, neto do Rambam, em Sêder Hadorot)
Enxergam sua piedade, sua grande fé, sua enorme humildade, sua nobre ascendência, sua generosidade, seus feitos magníficos, seu temor a Deus e sua diligência no estudo do Talmud, a precisão em seus livros... Posso testemunhar que ouvi de pessoas fidedignas que, em todas as províncias do Iêmen, as comunidades judaicas mencionam o Rambam no Cadish, pois foi ele quem os iluminou, os orientou e os salvou de vários decretos...
(Rabi Moshé ben Nachman ? Nachmânides)
Maimônides era um perito em todas as sete sabedorias e líder de todos os cientistas, conforme testemunharam autores e livros... Veja a extrema grandeza do Rambam por usufruir de Ruach Hacodesh (clarividência), e o espírito de D?us falava por intermédio dele. A Torá inteira estava na sua mente ampla, de forma organizada e clara, sem sombra de dúvida.
(Rabi Chaim Yossef David Azulay ? Chidá)
Todos os 15 volumes da série "Faróis da Sabedoria":