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Testemunhas do Futuro

Filosofia e Messianismo
Autor: Pierre Bouretz
SKU: 11941
Páginas: 1189
Avaliação geral:

Coletânea de textos de pensadores que abordam vertentes da especulação filosófica do judaísmo moderno. Sobretudo este grupo que reúne Cohen, Rosenzweig, Benjamin, Scholem, Buber, Bloch, Strauss, Jonas e Lévinas, enveredam por sua busca do mundo de amanhã para o homem de hoje, por um dos ângulos de uma salvação, possível à luz dos ensinamentos bíblicos, talmúdicos, rabínicos, cabalísticos, em versão teológica ou filosófica, vinculados ao judaísmo.

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Descrição

Fim de 1927. Benjamin acrescentou, a uma carta de Scholem, um fragmento que ele intitula “Ideia de um Mistério”: “Trata-se de representar a história como um processo no qual o homem, fazendo ao mesmo tempo a função de gestor da natureza muda, apresenta queixa a propósito da Criação e da não vinda do Messias prometido.

Entretanto, a corte decide ouvir as testemunhas do futuro; comparecem então o poeta que o sente, o escultor que o vê, o músico que o ouve e o filósofo que o conhece. Todavia, os seus testemunhos não concordam um com o outro, embora todos testemunhem [como certa] a futura vinda do Messias.
O tribunal não ousa confessar sua indecisão. É porque novas queixas chegam incessantemente, assim como novos testemunhos. Há a tortura e o martírio.Os bancos dos jurados estão ocupados pelos vivos, que ouvem com a mesma desconfiança o querelante e as testemunhas. Os jurados transmitem seus lugares, por sucessão, a seus filhos. Finalmente, desperta neles o medo de serem escorraçados de seus bancos. Ao fim, todos os jurados se põem em fuga, só permanecem no lugar o querelante e as testemunhas”.

Se aqueles que estão reunidos em Testemunhas do Futuro: Filosofia e Messianismo foram ao mesmo tempo pensadores dos “tempos sombrios” e “testemunhas do futuro”, isto se deve a uma incisão mais ou menos profunda da ideia do messianismo em suas obras. A escolha de um ou outro vértice do triângulo das categorias do monoteísmo autêntico – Criação, Revelação e Redenção –, redesenhado na Estrela de Rosenzweig, configurou vertentes sistemáticas para a especulação filosófica do judaísmo moderno. Cada um de seus representantes, sobretudo neste grupo que reúne Cohen, Rosenzweig, Benjamin, Scholem, Buber, Bloch, Strauss, Jonas e Lévinas, enveredou em sua busca do mundo de amanhã para o homem de hoje, por um desses ângulos de uma salvação possível à luz dos ensinamentos bíblicos, talmúdicos, rabínicos, cabalísticos, em versão teológica ou filosófica. Mas todos eles radicados ou vinculados à tradição judaica. Esta lhes deu o fulcro de sua linguagem, cujo léxico se define pelas noções de liberdade, paz e perfeição, conjugadas pelo saber, com o verbo ser de seu vir a ser no futuro.

Índice e trechos

SUMÁRIO


Introdução 

I. O JUDAÍSMO DE HERMANN COHEN (1842-1918): UMA RELIGIÃO DE ADULTOS 

Filósofo e Profeta 
Uma Morada para o Deus dos Filósofos? 
Os Sentidos da Correlação: A Santidade e as Leis de Hospitalidade 
Nas Fronteiras da Ética: Da Piedade ao Perdão 
O Dia da Reconciliação 
Além da Retribuição: A Perspectiva Messiânica 
A Hora das Nações e o Tempo da Justiça 

II. DA NOITE DO MUNDO AOS CLARÕES DA REDENÇÃO: A ESTRELA DE FRANZ ROSENZWEIG (1886-1929) 

O Retorno de Um Filho Construtor 
Da Assimilação à Dissimilação 
Hegel e a História no Sentido do Século XIX 
Da Jônia à Jena: O Impasse Especulativo da Filosofia Ocidental 
Um Relato do Mundo na Experiência dos Tempos 
O Exílio e o Reino 
Além da História: O Resto de Israel 

III. WALTER BENJAMIN (1892-1940): O ANJO DA HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DO SÉCULO 

O Corcundinha 
A Revelação no Mundo de Kafka 
A Tradição à Sombra do Castelo 
Para uma Memória de Deus 
O Exílio da Linguagem e sua Reparação 
A Queixa da Natureza na Ideia de um Mistério 
O Anjo da História: Da Salvação ao Salvamento? 

IV. GERSHOM SCHOLEM (1897-1982): A TRADIÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E REPARAÇÃO 

De Berlim a Jerusalém 
Perfurar a Parede de Névoa 
As Moradas Ocultas da Alma Judia 
A Dialética do Messianismo: Uma Escritura da História Judaica 
A Cabala Através de Suas Idades 
O Exílio da Criação 
A Vida em Sursis 

V. MARTIN BUBER (1878-1965): O HUMANISMO À ÉPOCA DA MORTE DE DEUS 

O Tzadik de Zehlendorf 
O Judaísmo de Martin Buber: Uma Ponte sobre o Exílio 
Traduzir a Escritura 
Aí Onde a Gente se Encontra: A Via Hassídica 
O Tu do Encontro ou a Vida como Diálogo 
O Sionismo Nesta Hora Tardia 
A Glória de Deus e o Espírito das Religiões 

VI. ERNST BLOCH (1885-1977): UMA HERMENÊUTICA DA ESPERA 

Um Irmão Sobrevivente de Walter Benjamin? 
Com e Contra Marx: Humanizar a Dialética 
A Paz Prematura de Hegel com o Mundo 
Com Kant: A Forma da Questão Inconstruível 
A Música e os Poderes do Mundo Suprassensível 
Schoenberg, Moisés e os Contornos do Inexprimível 
Espanto e Disponibilidade: O Mundo que Nenhum Olho Viu 

VII. O TESTAMENTO DE LEO STRAUSS (1899-1973) 

À Distância do País dos Filisteus 
O Problema Spinoza 
Sobre uma Lágrima de Hermann Cohen 
Lei e Razão: Em Busca das Luzes Medievais 
O Segredo de Maimônides 
Jerusalém e Atenas: Uma Vida Entre Dois Códigos 
Quando Não Faz Nem Dia Nem Noite: Retrato de Leo Strauss Como Perplexo 

VIII. HANS JONAS (1903-1994): A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO E A RESPONSABILIDADE PARA COM O MUNDO 

Exílio, Fidelidade e Decepção: Os Caminhos de uma Existência 
Os Espelhos da Gnose 
Do Organismo à Liberdade: O Fardo e a Graça de Ser Mortal 
Da Liberdade à Responsabilidade:
Vulnerabilidade da Natureza e a Angústia para o Homem 
As Sabedorias do Medo e o Novo Imperativo 
Potência e Limite do Eterno: O Conceito de Deus Após Auschwitz 
Experiência e Responsabilidade: uas Figuras da Aliança? 

IX. COM EMMANUEL LÉVINAS (1905-1995): A HISTÓRIA JULGADA 

Construir o Universo Pelo Trabalho e Pelo Estudo 
Velho Como o Mundo 
Uma Ideia do Infinito Para Além da Totalidade 
Roma e Jerusalém: Política e Depois 
Um Deus Não Contaminado Pelo Ser? 
Israel na Hora das Nações 
Na Duração Mesma do Tempo 

Glossário de Termos Hebraicos 
Índice de Noções 
Índice de Referências 
Índice de Nomes 
Lista de Obras Citadas Disponíveis em Português

Comentários

"A obra de pensadores judeus modernos - como Walter Benjamin, Gershom Scholem e Martin Buber -, expressão de um olhar utópico numa época de caos, é o tema de "Testemunhas do Futuro", de Pierre Bouretz."

Luis S. Krausz
O Estado de S.Paulo | Sábado, 29 de outubro de 2011 | sabático | S3


MESSIANISMO EM UM MUNDO DESTROÇADO
Em "Testemunhas do Futuro", Pierre Bouretz discute, em seu contexto histórico e biográfico, as obras de grandes pensadores judeus da modernidade, dentre os quais Hermann Cohen (1842- 1918), Franz Rosenzweig (1886-1929), Walter Benjamin (1892-1940), Gershom Scholem (1897-1982) e Martin Buber (1878- 1965).
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