A literatura de Hechalot é uma coletânea heterogênea de documentos hebraicos e aramaicos que tratam de temas místicos relacionados especialmente ao trono-carruagem de Deus.
Este volume apresenta traduções inéditas ao português de um texto eclético coletado a partir de sete manuscritos e contém a maioria dos principais textos de Hechalot.
Nesta edição foram acrescentados ainda comentários críticos e interpretativos em notas de rodapé para ajudar o leitor na compreensão do conteúdo da obra.
Literatura dos Palácios e Carruagem é um nome que abrange vários trabalhos místicos que se acredita terem sidos compostos entre o século II ao V na Terra de Israel. Essa é a datação habitual; mas embora a tradição sobre o assunto seja realmente antiga, as composições escritas foram feitas a partir do século VII ao VIII.
Muitos dos motivos da Cabalá posterior são baseados nos textos de Hechalot, e a própria literatura de Hechalot é baseada em fontes anteriores, incluindo tradições sobre as ascensões celestes de Hanok encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto e a pseudoepígrafe da Bíblia Hebraica.