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  • Do Estudo e Da Oração

Do Estudo e Da Oração

Autor: Jacó Guinsburg
SKU: 157
Páginas: 735
Avaliação geral:

Coletânea de textos que compõem um retrato do pensamento judaico desde o período bíblico até o século 17, acompanhados por perfis dos estudiosos. Ver índice abaixo.

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Disponibilidade: Imediata

Descrição

Coletânea de textos que compõem um retrato do pensamento judaico desde o permodo bíblico até o século 17, acompanhados por perfis dos estudiosos.

Obra organizada por Jacó Guinsburg, que visa oferecer ao leitor brasileiro uma visão panorâmica do pensamento judaico e suas manifestações. Trabalho que contou com a colaboração de uma grande equipe e durou cerca de quase 3 anos lidando com a carência de estudos judaicos em nosso país, "Do Estudo e da Oração " apresenta resenhas bibliográficas e pequenos estudos realizados no sentido de esclarecer pontos que possam parecer mais obscuros ao público não-familiarizado com o tema.

Índice e trechos

ÍNDICE


7. Prefácio
11. Introdução

DOS PROFETAS E DA MEDITAÇÃO BÍBLICA

31.  Amós: O anúncio do castigo
35. Isaías: Primeiras profecias contra Judá e Jerusalém
O tronco de Jessé 
O Servo do Senhor
45. Jeremias: Carta aos cativos da Babilônia
51. Ezequiel: A responsabilidade pessoal 
A visão do vale de ossos 
Leis concernentes ao Templo
59. Jó: Queixas de Jó
63. Eclesiastes: A vaidade das coisas terrestres 
Um tempo para cada coisa

DO SABER HELENÍSTICO E DA EXPECTATIVA MESSIANICA

71. Sabedoria de Ben Sirach: Prudência com os poderosos 
A vingança
Misérias dos homens
Conclusão
77. Sabedoria de Salomão: Da sabedoria
Oração
Papel da sabedoria na História
Da idolatria
83. Manuscritos do Mar Morto: Comentário ao livro de Habacuc
O Manual de Disciplina
Guerras dos Filhos da Luz contra os Filhos das Trevas
O Juízo Vindouro 
O Novo Pacto
Manual de Disciplina para a futura Congregação de Israel
95. Segundo Livro de Esdras: Os tempos do fim
101. Novo Testamento: Sermão da Montanha
109. Apocalipse de Baruch: O Messias virá
113. Filo: As leis especiais
Da criação do mundo
A imutabilidade de Deus
A vida de Moisés
Da posteridade de Caim Interpretação alegórica
Vida contemplativa
149. Flávio Josefo: Contra Apio

DO MUNDO DO TALMUD

163. Talmud
167. Pirkei Avot - Ética dos Pais
187. Baraíta do Rabi Ischmael: Métodos de interpretação rabínica
189. Baba Metzia: Usura e contratos usurários
193. Mekhilta: O Senhor teu Deus
Não tomarás o Nome
203. Berahot: Os mortos sabem o que acontece na terra?
Dos sonhos
223. Baba Batra: Sobre educação
227. Responsa: Ahai de Schabha
Sar Schalom
Amram Gaon
Scherira Gaon
Meir de Rotemburgo
Isaac ben Scheschet
Simon ben Zemasch Duran
243.  I. Alfasi: Alfasi contra um gaon
249. Raschi: Comentários
259. Rabenu Tam: Tosafot
263.  I. ben Ascher: Arbaa Turim
271. Iossef Caro: Schulkhan Aruch - A Mesa Posta
283.  I. Jakobovitz: Notas sobre a legislação rabínica 
A dinâmica do legislar rabínico
A letra e o espírito da lei
Resumo de recentes decisões haláhicas

DOS SÁBIOS E FILÓSOFOS DO MEDIEVO

299. Isaac Israeli: O Livro sõbre o Espírito e a Alma
307. N. ben Noach: O ser de Deus e a Criação
311. Saadia Gaon: Criação ex-nihilo
A Unidade do Criador 
A ressurreição dos mortos no mundo presente
Da obediência e desobidiência, compulsão e justiça
329. Ibn Gabirol: A Fonte da Vida
343. Ibn Pakuda: O puro amor a Deus
355. Iehudá Halevi: O Kuzari
381. A. ibn Ezra: Introdução aos livros bíblicos
O segundo mandamento do Decálogo
A justificação do sumo sacerdote Josué
A visão de Daniel dos impérios
Fundamentos do temor a Deus
395. A. ibn Daud: As ciências e a finalidade da vida
Do livre arbítrio
Do amor e do temos de Deus
405. Maimônides: De como um profeta não pode acrescentar nem retirar mandamento à Lei
Da conversão a Deus
Dos atributos de Deus
Das provas da existência de Deus
Carta
471. Nachmânides: Disputa com Fra Paulo 
Testamento ético
483. Gersonides: Do amor
As dificuldades em investigar o problema se o Universo é criado ou eterno 
A indestrutibilidade do Universo
501. Hasdai Crescas: De um corpo infinito atual
Da mudança
Do movimento
Do tempo e do movimento
Do conhecimento da unidade de Deus
Do fim último da existência
523. Iossef Albo: Ensinamentos básicos
533. Don Isaac Abrabanel: O Sábado é o termo da Criação
Uma interpretação da agadá
Das vantagens da república sobre a monarquia

DOS MÍSTICOS E VIDENTES - DA TRAJETÓRIA DA MERKABÁ

543. Ezequiel: A primeira visão dos querubins
549. Talmud e Midrash
557. Schiur Komá
561. Metatron-Merkabá
563. Sefer Ietzirá - O Livro da Criação
567. Mística dos Átrios: Hechalot Celestes
Grandes Hehalot
573. Iehudá, o Hassisd: A instrução do devoto
577. Livro do Bahir
583. Abraham Abulafia: A ciência da combinação das letras
Dos preparos para o êxtase
A transfiguração mística dos homens
591. Portas da Justiça
601. Zohar
627. Haim Vital: As portas da santidade
639. Hassidismo: Israel Baal Schem
Baruch de Mesbitch
Schnoier Zalman de Liadi, o Rav
653.  M. H. Luzzatto: Da destinação do homem
661. A. I. Kuk: A experiência do misticismo
Da oração
O renascimento de Israel

DAS TRIBULAÇÕES E CONSOLAÇÕES

671. Leone Ebreo: Diálogos de amor
687. Samuel Usque: Consolo humano nas tribulações de Israel 
Como em benefício de Israel se lhe há de mudar a natureza a ele e à terra santa 
Bens a Israel
699.  Spinoza: Tema: O Pentateuco
Carta

719. Bibliografia
725. Glossário

Prefácio

Prefácio

Talvez mais do que um prefácio seria preciso traçar aqui o histórico de uma aventura temerária. Aventura porque esta coletânea, nascida do desejo de oferecer ao leitor brasileiro uma visão panorâmica do pensamento judeu e um contato direto com algumas de suas manifestações características, entreabriu-nos, e esperamos que suceda o mesmo a quem venha a manuseá-la, não apenas um museu arqueológico de concepções filosóficas, teológicas, éticas, hermenêuticas, jurídicas e religiosas, uma dessas exposições onde as ideias são exibidas como curiosidades ou raridades e são validadas por sua maior ou menor pátina de antiguidade, mas também um acervo cultural e espiritual que, como as sementes de trigo encontradas em túmulos egípcios, ainda está dotado de poder germinativo, sendo capaz de alimentar e avivar temas e problemas de nossa época. Todavia, se este vislumbre foi a recompensa da empreitada, também foi o castigo de uma temeridade.


De fato, para levá-la a cabo, mesmo ao nível bastante modesto da divulgação sem visada erudita, defrontamo-nos desde logo com uma série de dificuldades que convertiam o nosso despretensioso projeto em afoita aventura. De súbito, tudo pareceu faltar: fontes, textos, bibliografias, especialistas e tradutores. E na verdade faltam mesmo. O judaísmo, apesar de seus vínculos com o passado brasileiro, não tem ainda um lugar nas disciplinas universitárias do País. Assim, vimo-nos reduzidos às nossas próprias forças, e mais ainda às nossas deficiências, que por certo não foram inteiramente superadas embora não medíssemos esforços. O que aí está é produto de quase três anos de trabalho.

O nosso plano inicial previa uma antologia geral, em um volume, desde o pensamento bíblico até os nossos dias. Entretanto, como quisemos apresentar algo mais do que uma esquálida amostragem dos autores e obras selecionadas, vimo-nos a braços com um material que, mesmo com os nossos paupérrimos recursos, era de tal monta que nos obrigava a pensar em uma divisão do livro. Mas, ao nos decidirmos pelos dois tomos, verificamos também que, nas condições específicas da bibliografia acessível ao nosso leitor que não domine o hebraico ou o ídiche e não tenha um contato mais íntimo com a literatura especializada, em outros idiomas, todo o longo período que antecede a Ilustração judaica e o século XIX seria pouco mais do que um imenso vazio. Daí por que nos pareceu aconselhável neste caso estender as resenhas bibliográficas, tornando-as pequenos estudos, que naturalmente não nutrem pretensão de originalidade ou de erudição nem procuram sustentar teses particulares, buscando antes dar à guisa de introito uma informação mais pormenorizada sobre a moldura e o teor do tópico escolhido.


Já em relação à época que principia com Mendelsohn e vem até a modernidade, dada a existência de farta literatura em castelhano, inglês, francês ou alemão, em edições atuais e bem mais franqueadas ao público, o mesmo critério não se impunha, razão pela qual restringimos os apanhados sobre o autor ou o texto focalizado ao estritamente necessário, sem prejuízo, é claro, dos principais dados biográficos e bibliográficos. No mais, os dois volumes, nos quais s quisemos unir escolha histórica com a temática, obedecem aos mesmos princípios de organização, sendo na verdade tão complementares e interdependentes, na sua inteira autonomia, quanto podem sê-lo em um mesmo grupo duas etapas a tal ponto diversas que determinam não só uma relativa mudança de perspectiva, mas um corte essencial entre duas posturas de vida e de pensamento.


Assim, nesta tentativa de "compreender" panoramicamente o filosofar judeu, Do Estudo e da Oração procura configurar o mundo do tradicional, não só nas expressões rigorosamente conformes com os padrões, valores e ideias que o definiam, como no processo pelo qual, na medida em que, sob a forma de ética, mística, teologia ou filosofia especulativa, foi alargando o âmbito de seus conceitos e de sua cosmovisão, começou a sofrer fissuras no hermetismo e particularismo rituais e preceituais que encerravam o seu espaço sagrado, até que se viu colocado diante do dilema ou de abandonar o uso coerente da razão filosofante ou de renunciar às determinações básicas de sua singularidade histórica e religiosa, o que se ilumina de um modo radical e dramático em Spinoza, cuja opção constitui também no plano da filosofia judaica um fecho e um início.


De outra parte, se no autor da Ética o novo conhecimento científico e filosófico ocidentais e as correntes do pensamento judeu que vinham da escolástica medieval ou de mais longe ainda de Filo, por exemplo, confluíram e solucionaram-se harmonicamente no quadro de uma metafísica absoluta que englobou e secularizou os elementos característicos em um mecanismo perfeito de relojoaria cósmico-inteligente, onde Deus é naturalizado e as leis da natureza são divinizadas, tal resolução, por grandiosa e universalizante que fosse, apresentava-se ainda como um sistema fechado de relações altamente abstratas e na realidade só funcionava para o indivíduo; para a comunidade constituía apenas a grande premissa, a tese geral de um desenvolvimento que, na praxis social, a torna problemática e contraditória, gerando o surpreendente e por vezes doloroso senão trágico confronto que é delineado em O Judeu e a Modernidade, volume onde procuramos enfeixar algumas das principais reações e respostas filosóficas e ideológicas que balizam a caminhada de Israel como etnia, credo ou nação nos dois séculos subsequentes a Mendelsohn. Da adequação do intento com a realização, dirá o crítico e, mais ainda, o leitor.

Entretanto, por menos que nos tenhamos aproximado de nosso escopo, devemos dizer que nem isto seria atingível, se não contássemos com a boa vontade da Rutgers The State University, na pessoa do Diretor do Department of Hebraic Studies, Prof. Leon A. Feldman, que nos enviou originais, cópias em Xerox e traduções de obras inexistentes em S. Paulo; da Congregação Israelita Paulista e de seu Departamento da Juventude que nos franquearam suas bibliotecas; da Dra. Anita Novinsky, do Dr. Alfredo Hirschberg, Sr. Benjamin Neumann, Sr. Carlos Alberto Levi, os quais também nos deram acesso a seus livros e, entre eles, a algumas edições raras. Desejamos ainda externar os nossos agradecimentos a D. Rifka Berezin, da cadeira de Hebraico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, e a suas alunas que colaboraram conosco; ao Dr. Seymour Feldman, da Rutgers University, que nos cedeu uma tradução inédita da obra de Gersônides; e particularmente à cooperação valiosa no trabalho de compilação bibliográfica, leitura e tradução de textos, que nos prestou a equipe da Editora Perspectiva. Todos estes esforços permitiram-nos elaborar a coletânea que aí vai pálido reflexo de uma meditação pelo menos quadrimilenar e cujas buscas têm muitas vezes iluminado "o homem cujo caminho está escondido" (Jó 3:23).

J. GUINSBURG

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