Como foi possível transformar uma nação inteira de judeus, que viveu por mais de um milênio em Portugal, em um povo cristão? Esta e outras respostas relacionadas à rica história do povo judeu estão em A Saga dos Cristãos-Novos, de Joseph Eskenazi Pernidji, que está sendo lançado com selo da Imago Editora.
O leitor vai percorrer um caminho cheio de surpresas e vai descobrir como mulheres e homens ? anteriormente batizados ? voltam à condição de judeus, e constituem o que se chamou "a nação judaico-portuguesa".
Na viagem através do tempo, será possível constatar como este povo foi próspero, influente e de nível cultural acima do seu tempo, habitando os quatro cantos do mundo, como Holanda, França,Inglaterra,Alemanha,Ilhas do Caribe,Estados Unidos,Brasil e outros diversos países.
Gente que deixou marcas no mundo intelectual e foi pioneira na globalização econômica.
Através do estudo da genealogia, Joseph Eskenazi Pernidji é capaz de levantar a descendência de um povo que influiu de forma decisiva no desenvolvimento da história de Portugal e do Brasil.
Além disso, ele desvenda raízes desconhecidas dessas pessoas, com as quais ninguém havia imaginado, perdidas com o passar dos anos.
Ao serem batizados, os judeus recebiam nomes portugueses, normalmente herdados de padrinhos de crisma.
Eles seriam diferenciados do restante da população portuguesa pelo fato de constar nas certidões de batismo a condição de "cristão-novo".
Mais tarde, a nobreza e o clero de Portugal passam a protestar, e chegam até mesmo a pedir a proibição da utilização,pelos "cristãos-novos", dos chamados nomes tradicionais dos "fundadores de Portugal", tais como Nunes, Peixoto, Vaz, Castro,Seixas, Lopes, entre outros.
É nessa época que são adotados nomes de animais, árvores e localidades de origem, como Oliveira, Carvalho, Pereira, Leitão, Cardoso, e muitos outros.
O tempo agiu implacavelmente. O enorme fluxo migratório dos judeus do Leste europeu, a mudança do eixo do poder econômico e uma violenta assimilação, ajudaram no desaparecimento da nação judaico-portuguesa.
Os vestígios da sua importância e grandeza foram deixados pela imensa contribuição cultural que está à disposição dos estudiosos e historiadores.
É sobre essa nação, seus componentes, homens e mulheres, aventuras e peripécias, brilho e poder, negócios e amores, o que este livro retrata.