Biografia esclarecedora que oferece um retrato cativante do falecido Rabino Menachem Mendel Schneerson, figura importante cuja visão ia muito além das fronteiras convencionais e que fez do movimento Chabad-Lubavitch uma das organizações mais dinâmicas e difundidas do mundo judaico.
Conseguindo ser, de uma só vez, um incisivo trabalho de história e um compêndio dos ensinamentos do Rabi Schneerson, "Rebe" constitui um guia definitivo para se entender e conhecer uma das figuras mais vitais e intrigantes dos últimos séculos.
Em sua modesta sede em Crown Heights, no Brooklyn, o Rebe aconselhou alguns dos maiores líderes mundiais e elaborou políticas de estado e sociais. Estadistas e artistas tão diversos como Ronald Reagan, Robert F. Kennedy, Ytzchak Rabin, Menachem Begin, Elie Wiesel e Bob Dylan cobrem o espectro dos que buscaram seus conselhos. O Rebe foi o único rabino na história a receber a medalha de Ouro do Congresso e a ter um feriado nacional americano proclamado em sua homenagem - O Dia da Educação e do Compartilhamento (Education and Sharing Day).
Ninguém o sucedeu nessa honrosa posição. No entanto, 20 anos após sua morte, seu movimento dobrou de tamanho, estendendo-se a mais de 80 países, e seu impacto ainda ressoa, vibrante. Mas qual era o segredo do sucesso e influência do Rebe? Que princípios de liderança o guiavam? E como ele conseguia mobilizar essa devoção e determinação extraordinárias?
"Rebe" explora as filosofias primordiais de Schneerson, revelando suas operações clandestinas para resgatar e amparar os judeus da União Soviética no contexto de sua perigosa história, bem como seu papel decisivo na expansão do programa da Bolsa Alimentação através dos Estados Unidos. E, de forma ainda mais abrangente, o livro examina de que maneira ele se tornou um verdadeiro embaixador dos judeus globalmente, e como ele passou a ser visto, por muitos, não apenas como o arquétipo espiritual, mas como o próprio redentor.
Telushkin também se aprofunda em aspectos mais controvertidos da liderança do Rebe, analisando seus pontos de vista sobre a moderna Ciência e os acordos territoriais de Israel, e como, nos últimos anos de sua vida, muitos de seus seguidores acreditavam que muito em breve ele seria revelado como o Messias, o que constitui uma fonte de discórdia até os dias atuais.
Épico, íntimo e magistralmente narrado, "Rebe" é o trabalho definitivo sobre um líder monumental e multifacetado, escrito por um dos mais proeminentes e respeitados eruditos judeus da atualidade.