É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Leis de Ribit
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Leis de Ribit

Leis de Ribit

Autor: Mordechai Ashkenazi
SKU: 146920
Páginas: 117
Ano: 2020
Avaliação geral:

Visa ensinar de forma breve o essencial sobre as leis de juros de maneira acessível a todos, para que até mesmo quem nunca estudou possa entendê-las com facilidade.

R$ 50,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Quem comprou esse produto também comprou:

Descrição

Visa ensinar de forma breve o essencial sobre as leis de juros de maneira acessível a todos, para que até mesmo quem nunca estudou possa entendê-las com facilidade.

Prefácio

É necessário explicar a obrigação, responsabilidade e cuidado que se deve ter com as leis dos juros (ribit) e sua punição. Deve-se zelar em não violar a proibição de emprestar a juros. Várias restrições foram mencionadas relacionadas ao assunto, e nós, sem querer, as transgredimos, tanto o que empresta, o que toma emprestado, o fiador, as testemunhas e a pessoa que prepara o documento da transação, que, hoje em dia, geralmente é o advogado ou um funcionário da receita. Todo aquele que empresta a juros é comparado a alguém que nega a Providência Divina e o Êxodo do Egito, assim como aquele que engana dizendo que a verba do empréstimo é de um gentio. O Eterno, no futuro, fará com que gente assim perca sua riqueza, pois com relação à proibição de juros foi dito: "Eu sou o Eterno". É por isso que essa pessoa é comparada a um descrente. Seu castigo é que seus ganhos serão diminuídos e ele não ressuscitará na época da Ressurreição dos Mortos (techiat hametim). Por isso é de vital importância estudar as leis dos juros e cuidar para não as transgredir.

Objetivo do livro

As leis dos juros são extremamente complexas, e por isso são poucos os que se dedicam a estudar esse importante tema, e é comum ver homens de negócio, que se deparam com a questão diariamente - às vezes até de hora em hora - transgredindo proibições severas da Torá sem nem se dar conta. Isso pode ocorrer até mesmo com um temente a Deus, alguém que tenta fazer a vontade do Criador. Mesmo nessa situação, os grandes e detalhados livros de Halachá não ajudam a pessoa, pois são de difícil compreensão, a não ser que se empregue muito esforço no estudo do assunto. O objetivo deste livro é ensinar de forma curta e essencial as leis de juros de maneira acessível a todos, para que até mesmo quem nunca estudou possa entendê-las com facilidade.

Dividimos a obra em três capítulos: no primeiro explicaremos conceitos fundamentais das leis de juros. Esses conceitos são a base da halachá. Todos eles são apresentados de forma concisa e clara, em um esforço de evitar apresentar divergências entre as opiniões rabínicas, que só seriam um fardo para o estudioso no começo da trajetória. No segundo capítulo detalhamos as leis que derivam dos conceitos fundamentais tratados no capítulo um. E no terceiro capítulo trataremos de conceitos fundamentais do mundo moderno dos negócios e a sua relação com a halachá.

Neste livro tudo foi escrito de maneira resumida, mas em meu livro "Eshmera Chukêcha", os princípios de halachá foram explicados minuciosamente, com as devidas fontes. Sugere-se ao leitor que dedique um tempo fixo para estudar diariamente alguns dos conceitos fundamentais, revisando-os constantemente até que fiquem claros e gravados no coração. Uma vez feito isso, deve-se seguir com os próximos conceitos. Procedendo dessa maneira, certamente o leitor verá bênçãos em seu estudo. Eu rogo ao Todo-Poderoso para que Ele faça repousar a Shechiná sobre esta obra e para que tenhamos a ajuda dos Céus e grandes méritos para endireitar as sendas da vida conforme os caminhos da nossa sagrada Torá, em um caminho trilhado com fé, segundo a vontade do Eterno, salvando muitos de cair nesse erro gravíssimo. Amém.

Rabino Mordechai Ashkenazi

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.
Newsletter