História de vida do Rebe Nachman de Breslav
O Rebe Nachman nasceu no ano de 5572 (1772) em Medzhybizh, uma pequena cidade na Ucrânia medieval - naquela época parte do reinado do Czar russo. Era filho de Simcha e Feige, que por sua vez era neta do Rabi Israel Baal Shem Tov, fundador do movimento chassídico, e filha de Odel, a filha predileta do Baal Shem Tov, que herdou a casa dele e futuramente legou-a a sua filha Feige. O Rabi Nachman nasceu e cresceu enraizado profundamente no movimento chassídico. Seu nome foi dado em homenagem a seu avô paterno, Rebe Nachman de Horendique, discípulo e homem de confiança do Rabi Israel Baal Shem Tov.
O Rebe Nachman continuou à sua maneira o trajeto do seu grande bisavô - ele mesmo afirmou ter descoberto e revelado um novo caminho, ligado a seu tempo e aos acontecimentos mundiais e pessoais envolvidos nele. Na sua trajetória, sem dúvida os trezes contos de tempos antigos que contou apresentam um novo modo de estudo de elementos cabalísticos. Temas e acontecimentos diversos foram reunidos e se transformaram de forma genial em histórias, com personagens e aventuras complexas. Além desses contos, Rebe Nachman escreveu centenas de artigos, contos e diálogos, alguns dos quais publicados em livros e outros apenas transmitidos oralmente, de pai para filho.
Ele faleceu muito jovem, aos 38 anos, no ano 5571 (1800), e foi enterrado na cidade de Uman, na Ucrânia. Seu túmulo foi frequentado desde sua morte até hoje e é atualmente o maior ponto turístico do país. Isso porque, para além da inspiração vivenciada ali, o Rebe Nachman fez uma promessa, meses antes de falecer, de que daria benefícios eternos a quem frequentasse o seu túmulo e lesse os dez Salmos (16-32-41-42-59-77-90-105-137-150), chamados de Tikun Haklali (Remédio Geral para retificação da alma).
Este livro, como todos os escritos do Rebe Nachman, foi escrito pelo seu principal aluno e discípulo, o Rabi Natan de Breslev (5540-5605/1780-1845) - responsável por registrar, com devoção e infinitos esforços, tudo que sabemos hoje sobre o Rebe Nachman.