É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. A restauração da alma
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • A Restauração da Alma

A Restauração da Alma

Primeira parte
Autor: Nachman de Breslav
SKU: 146133
Páginas: 306
Avaliação geral:

Este livro reúne palavras de encorajamento do Rebe Nachman de Breslav publicadas em duas de suas coletâneas de máximas, para que todos possamos confortar nossas almas, sedentas da palavra de Deus, e percebamos que ainda há esperança.

R$ 30,00 no Cartão
Disponibilidade: Imediata

Descrição

Vemos que, na atual escuridão pesada da era pré-messiânica, muitos judeus desejam servir a Deus, mas lhes parece que não há esperança. Por isso, neste livro foram reunidas as palavras de encorajamento publicadas nas duas coletâneas, Likutey Etzot e Otzar HaYirah. Assim, esperamos que todos possam confortar suas almas sedentas pela palavra de Deus, e perceber que ainda há esperança.

Chamamos este livro de A Restauração da Alma, pois ele é todo cheio das palavras de Deus, puras e refinadas sete vezes, para reviver e restaurar todas as almas caídas. Como está escrito: "Os sete que respondem sabiamente" (Provérbios 26:16), até que será como em "Um santo cairá sete vezes e se levantará" (Provérbios 24:27; Likutey Moharan II, 8). 

 

 Veja também:

Anatomia da Alma
Ensinamentos do Rebe Nachman de Breslav

O Jardim da emuná
Um guia prático para a vida

Contos de tempos antigos

Se eu quiser falar com Deus
Orações para pedir força, proteção e coragem

Prefácio

É sabida e reconhecida ao redor do mundo a extraordinária santidade do nosso Mestre, Professor e Rebe, Luz da Luzes, Rebe Nachman - que sua virtuosa e sagrada memória seja uma bênção. Ele nos deixou os escritos Likutey Moharan, Sipurey Maassiot - publicado em português como Contos de Tempos Antigos -, Sefer Hamidot, entre outros livros sagrados primorosos que se espalharam pelo mundo. 

Além da aparente profundidade dos seus conselhos no serviço divino - não há conselho sagrado que uma pessoa não possa encontrar em seus sagrados livros -, ele deixou outras recomendações e remédios maravilhosos para fortalecer e encorajar todas as almas fracas e cansadas, mesmo aquelas que se encontram nas profundezas das Dez Coroas de Impureza , que caíram com seus pecados às profundezas do inferno e além. Em seus ditos, Rebe desperta, anima e estimula todos a não desistirem, Deus nos livre, da misericórdia. Suas palavras elevam os caídos e fortalecem os fracos dos joelhos. 

Rebe Nachman compreendeu a incomensurável grandeza, bondade e misericórdia de Deus, mesmo para almas muito danificadas, informando-as: "Se faço minha cama no inferno, lá Você está" (Salmos 139:8; Likutey Moharan 6), e: "Acordem e cantem, vocês que dormem na terra" (Isaías 26:19). Ele lhes informa que Deus está com eles e perto deles em todos os lugares aos quais desceram, e que de lá poderão retornar a Ele (Likutey Moharan II, 7). Em sua sagrada voz, Rebe gritou: Gevalt! (nunca se desespere). Alongou a pronúncia da palavra "gevalt" para enfatizar e tocar cada pessoa, de todas as gerações, mostrar que não precisam nunca se desesperar, em nenhuma circunstância. 

Em suas palavras sagradas, Rebe sugere que a razão de sua vinda ao mundo foi unicamente a de consertar todas as almas caídas, que são do aspecto de "lugares imundos". Certa vez, ele disse: "Quantos estavam afundados no lodo, e eu os extraí de lá". Outra vez falou sobre si: "Minhas mãos estão sujas com sangue e placenta para poder purificar uma mulher ao seu marido" (Tratado de Berachot, 4a). Todo o tormento que ele sofreu nesse mundo e o grande ocultamento de sua luz sagrada pelo mundo, a ponto de vários não a terem alcançado, foi somente por essa razão fundamental. Como escreveu na carta publicada no livro Chaye Moharan (Vida do Rebe Nachman): "Eu sei bem que por todos meus esforços para retirá-los das presas do Diabo, seus olhos me encararam e ele rangeu os dentes para mim. Então, meus amados irmãos e amigos, sejam fortes e corajosos! Que meus esforços não tenham sido em vão. Guardem a Torá de Moisés, servo de Deus, como eu os ensinei".

Mais do que a todos seus santos alunos, Rebe apoiou seu santo aluno Rabi Natan - autor dos livros sagrados Likutey Halachot e Likutey Tefilot. Ele o investiu com seu espírito, e o jovem o ajudou a colocar seu sagrado entendimento em todo tipo de palavras inspiradoras para todos os caídos e afundados nunca se desesperarem. Nem agora, nesta era pré-messiânica, quando terrível escuridão se espalha e o caos aumenta cada vez mais. Os antigos profetas previram esta escuridão e se perguntaram como o povo Judeu poderia se fortalecer no temor a Deus em meio a tamanha escuridão - mas abençoado é Deus que enviou a cura antes do golpe, ao nos mandar um salvador e mestre, "córrego fluente, fonte de sabedoria" (Provérbios 18:4), nosso santo mestre, instrutor e Rebe. Junto com seus santos discípulos, ele nos instruiu sobre a incomensurável misericórdia e bondade de Deus. 

Suas santas palavras de forte encorajamento estão espalhadas pelos santos discursos no Likutey Moharan e Likutey Halachot, e nem todo mundo consegue encontrar lá facilmente o que precisa. Pensando nisso, Rabi Natan fez uma compilação de ditos do Mestre retirados dessas duas obras e editou o livro Likutey Etzot [Conselhos], dividido por assunto. Depois dele, o santo Rabi de Tcherin realizou outra compilação, publicada no livro Otzar HaYirah, em que cita todos os sagrados conselhos espalhados nos sagrados discursos do Likutey Halachot. 

Vemos que, na atual escuridão pesada da era pré-messiânica, muitos judeus desejam servir a Deus, mas lhes parece que não há esperança, Deus nos livre. Por isso, fomos estimulados a reunir neste livro as palavras de encorajamento publicadas nas duas coletâneas, Likutey Etzot e Otzar HaYirah. Assim, esperamos que todos possam confortar suas almas sedentas pela palavra de Deus, e perceber que ainda há esperança. 

Chamamos este livro de A Restauração da Alma, pois ele é todo cheio das palavras de Deus, puras e refinadas sete vezes, para reviver e restaurar todas as almas caídas. Como está escrito: "Os sete que respondem sabiamente" (Provérbios 26:16), até que será como em "Um santo cairá sete vezes e se levantará" (Provérbios 24:27; Likutey Moharan II, 8). 

 Que possamos concretizar essas palavras até que possamos obter arrependimento completo e voltar a nossa terra, com a vinda do Messias, em breve em nossos dias. Amém.

Alter Tepliker