Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, este best-seller explora cerca de 500 questões básicas sobre o judaísmo.
Numa linguagem simples e direta, o Rabino Alfred J. Kolatch explica em que os judeus acreditam, como eles observam as suas festividades, qual o significado dos seus costumes e cerimônias e quais as diferenças entre as correntes religiosas.
Ao abordar temas corriqueiros e tratar de assuntos delicados com a mesma clareza e competência, em linguagem acessível a jovens e adultos, tornou-se um livro que vem conquistando de maneira exemplar o intelecto e o coração de leitores judeus e não judeus ao redor de todo o mundo.
Entre as perguntas respondidas encontram-se:
- Por que meninos são circuncidados?
- Por que um filho de pai judeu não é necessariamente judeu?
- Por que se quebra um copo na cerimônia de casamento?
- Por que porco e camarão não são casher?
- Por que os judeus comem guefilte fish no Shabat?
O Livro Judaico dos Porquês traz uma importante contribuição para desmistificar muitos dos mal-entendidos e conceitos errôneos que envolvem a observância judaica. Tanto judeus como não judeus acharão este livro esclarecedor.
"Ao longo dos anos, têm surgido diversos livros descrevendo a vida judaica, suas leis, seus costumes e suas cerimônias.
A maioria se dedica a uma exposição de regras de conduta, mas poucos, se é que algum deles, dedicam-se a explicar o porquê de certas leis, costumes e cerimônias. O Livro Judaico dos Porquês não aconselha aos judeus como conduzir suas vidas.
Ele não é um livro de Halachá - de lei judaica. Este livro tem como único intuito explicar o raciocínio existente por trás dos costumes seguidos."
Alfred J. Kolatch
______________________________________________________________________________________________________
2º Livro Judaico dos Porquês
O 2º Livro Judaico dos Porquês não é uma mera continuação, mas sim uma consequência. No Livro Judaico dos Porquês, o Rabino Kolatch havia abordado centenas de questões fundamentais sobre vários aspectos do judaísmo. Alguns destes temas são aqui retomados, ora explorados em maior profundidade, ora comentados de forma mais extensa ou, ainda, enriquecidos por informações totalmente novas. De um modo geral, porém, este volume trata de assuntos mais complexos, mais polêmicos e mais abrangentes.
Entre as perguntas aqui respondidas encontram-se:
- Por que a lei judaica permite o aborto em determinadas circunstâncias?
- Por que a lei judaica reconhece a sinceridade como única base aceitável para a conversão?
- Por que algumas autoridades rabínicas não aprovam o uso pela mulher de dispositivos para controle de natalidade?
- Por que a inseminação artificial é objeto de controvérsia entre as autoridades rabínicas?
- Por que os especialistas em lei judaica condenam os transplantes de coração?
- Por que a acusação de que os judeus mataram Jesus não tem fundamento histórico?
"A resposta entusiástica que a publicação do Livro Judaico dos Porquês recebeu foi algo inesperado e bastante encorajador. A obra respondia a cerca de 500 perguntas, mas também provocava novas dúvidas... O 2º Livro Judaico dos Porquês explora alguns daqueles temas com maior profundidade, oferecendo informações totalmente novas, e discute outros assuntos mais complexos, controvertidos e de maior alcance, inclusive os pontos de vista dos eruditos em lei judaica perante questões como aborto, conversão, controle de natalidade, inseminação artificial, transplantes de órgãos, tabagismo, proselitismo, casamentos mistos, detalhes referentes à observância do Shabat e as relações entre judeus e cristãos, indicando inclusive como a lei se desenvolveu e como a mente rabínica funciona."
Alfred J. Kolatch
___________________________________________________________________________________________
Os Porquês da Torá
Embora a Torá, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, seja o objeto mais amado e celebrado no judaísmo, sua origem Divina ainda é questionada. Muitos se perguntam qual é a fonte desse documento sem igual que existe há 3500 anos? Quais são as origens das incontáveis leis, costumes e tradições que determinam seu texto e sua leitura? Por que judeus ortodoxos e não ortodoxos seguem certas práticas de maneiras diferentes?
Nesta obra, o Rabino Alfred J. Kolatch segue a mesma fórmula bem-sucedida de perguntas e respostas que criou para o Livro Judaico dos Porquês e sua sequência, o Segundo Livro Judaico dos Porquês. Ele não apenas dá respostas, mas também explica os diversos rituais referentes à Torá do modo como são observados hoje em dia nas sinagogas.
Concisa, objetiva e imparcial, é uma apresentação das atitudes, costumes e práticas de judeus pertencentes a todas as correntes.
Entre as perguntas aqui respondidas encontram-se:
- Como se escreve uma Torá no pergaminho?
- O que são Notas Massoréticas?
- Por que certos textos são escritos de determinada maneira, mas lidos de outra forma?
- Qual o critério para se deixar certos espaços no texto?
- Qual a ligação entre os textos lidos dos profetas a cada semana com a porção semanal da Torá?
- Por que a Torá foi outorgada no Monte Sinai e não em Israel?
Estas e muitas outras dúvidas são respondidas de forma concisa, objetiva e acessível a todos os leitores, de leigos a eruditos e pesquisadores. Afinal, "Esta é a Lei que Moisés pôs diante dos filhos de Israel, de acordo com o Eterno, por intermédio de Moisés".