É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Bicentenário do termino da inquisição Luso-Brasileira
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Bicentenário do Término da Inquisição Luso-Brasileira

Bicentenário do Término da Inquisição Luso-Brasileira

Bicentenary of the end of the portuguese-brazilian inquisition 1821-2021
Autor: Marcelo Miranda Guimarães
SKU: 14662
Páginas: 164
Avaliação geral:

Lançado para marcar o bicentenário do término da Inquisição, aborda seus aspectos históricos sob o prisma da tolerância e da alteridade que alicerçam a dignidade humana e a liberdade de crença. Relata de forma didática e elucidativa - em português e inglês - o início da Inquisição Ibero-Luso Brasileira até seu término em 31 de março de 1821. Ilustrado com mais de 150 imagens, representa um tributo ao legado dos cristãos-novos no Brasil colonial.

PRODUTO ESGOTADO
  • Este produto encontra-se esgotado no momento. Caso queira ser avisado quando este produto estiver novamente disponível para venda, preencha os campos abaixo.
  •  
  •  
  •  

Quem comprou esse produto também comprou:

Descrição

Há dois séculos, os deputados das Cortes Constituintes de Portugal aprovaram no dia 31 de março, o Decreto-Lei que extinguiu os Tribunais do Santo Ofício da inquisição. Por quase 300 anos milhares de pessoas consideradas hereges, inclusive brasileiros, foram deportados, processados, julgados, condenados e muitos tiveram como destino as fogueiras inquisitoriais.

Para marcar a data do bicentenário do término da Inquisição, o Museu da História da Inquisição está lançando um livro, abordando os aspectos históricos, porém sob o prisma da tolerância e da alteridade, que alicerçam a dignidade humana e a liberdade de crença. Em formato inédito, o livro relata o início da Inquisição Ibero-Luso Brasileira até o término, em 31 de março de 1821, ressaltando a lista de nomes dos judeus holandeses de origem portuguesa no nordeste brasileiro e a relação de alguns cristãos-novos processados por crime de judaísmo durante o ciclo do Ouro. Escrito em português e inglês de forma didática e elucidativa, ilustrado com mais de 150 imagens do acervo do Museu, incluindo livros e objetos antigos, o livro representa um tributo ao legado dos cristãos-novos no Brasil colonial.

Livro com capa dura, formato 22 x 28 cm, bilíngue (português e inglês). 

Índice e trechos

Sumário 

Considerações Iniciais .....11

Inquisição Medieval .....28 

Inquisição na Espanha .....32

Torturas na Inquisição .....46

A inquisição em Portugal .....54

A inquisição no Brasil .....66

Domínio Holandês no Brasil .....80

Inquisição em Minas Gerais .....92

Término da inquisição .....102

Acervo do museu e tradições .....112

 

 

Sobre o autor

Marcelo Miranda Guimarães

Engenheiro mecânico e industrial pelo CEFET, pós-graduado em Engenharia Econômica pela UFMG, MBA pela FGV, ex-executivo do primeiro escalão de uma multinacional alemã por 25 anos, teólogo, escritor, fundador da Abradjin (2000) e  presidente do Museu da História da Inquisição Belo Horizonte - MG Brasil,  desde 2012. Associado efetivo do IHGMG e associado correspondente do IHGRJ.

 

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.