ÍNDICE
PREFÁCIO: Prepare-se para Embarcar
ANTES DE COMEÇARMOS
I. Novos Significados para Antigas Palavras
"A.C./A.E.C." - "D.C./E.C." · "Shabat" · "Noite" e "Dia" · "Bíblia" · "Fé"
II. Novas Palavras para Novas Ideias
Torá · Halachá · Mitsvá · Guer
EXPERIÊNCIAS PESSOAIS: Dezessete judeus comentam suas conversões
Introdução: Lições do Passado
· A Correção de um Erro Cósmico
· A Mão que Afasta, a Mão que Acolhe
· O Constrangimento de Entrar numa Sinagoga pela Primeira Vez
· Eu Fui um Padre Católico
· Quando os Convertidos se Sentem Rejeitados
· Filho Judeu, Mãe Gentia
· Eu Sempre Me Perdia
· A Longa, Sinuosa Busca pela Verdade
· A Respeito de Não Ser Meio a Meio
· Sobre Ser Chamada de ?Convertida?
· Ser Honesto Consigo Mesmo Nunca É Fácil
· Eu Não Sinto Falta de Nenhum Aspecto Religioso
· Eu Não Tinha o Menor Temor da Religião
· "Mamãe Está Morrendo. Reconverta-se ao Catolicismo"
· A Coisa Toda Parecia Impossível
RESUMO: O QUE OS CONVERTIDOS ESTÃO DIZENDO
PARTE DOIS - O Arcabouço
1. PARADOXOS DA CONVERSÃO JUDAICA
Introdução
2. DANDO AS BOAS-VINDAS AO CONVERTIDO
Um Cumprimento com a Cabeça ou um Abraço
3. O PROTOCOLO DE CONVERSÃO: Uma Primeira Olhada
A Ideia Por Trás do Processo
O Protocolo
4. MOTIVOS HONRADOS
Conversões por Convicção
Conversões por Acomodação
O Motivo Ideal: Por Amor ao Céu
O Motivo Predominante: Por Amor à Família
5. UNIR-SE OU NÃO?
As Alegrias e os Fardos de Ser Judeu
Os Fardos de um Judeu · Vale à Pena Suportar este Fardo? · As Alegrias do Judaísmo
6. ENTRANDO PARA A ALIANÇA
As Duas Alianças
A Aliança Patriarcal · A Aliança Sinaítica · As Diferenças
Dois Marcos da Aliança Sinaítica
No Êxodo do Egito: o Pacto do Povo · O Começo na Comunidade · Na Revelação no Sinai: A Parceria entre Deus e o Ser Humano
Consequências da Aliança
A Moralidade Judaica · Conduta Religiosa · A Terra de Israel
Manter a Aliança
Antes de Assumir um Compromisso · Preparação para o Compromisso
PARTE TRÊS - O PROTOCOLO
7. O PROCESSO FORMAL
A Necessidade de um Procedimento Formal
As Palavras Afirmam · Os Atos Autenticam · Formal Não é Pro Forma · Duas Fases: Exploração e Afirmação · O Processo Reflete a Natureza do Judaísmo
Será que a Religião é o único Passaporte? E Quanto ao Sionismo, Heroísmo Moral, Amor pelos Judeus?
Quanto à Manutenção de Altos Padrões para a Conversão
8. O TRIBUNAL DE ADMISSÃO: BÊT DIN
A Função do Bêt Din
As Credenciais do Bêt Din
O Poder do Bêt Din
A Função da Conversão como Mitsvá
O Que o Bêt Din Perguntará ao Convertido?
9. CIRCUNCISÃO: GÊNESE DE UMA NOVA VIDA
O Mais Prestigioso dos Símbolos
O Primeiro Símbolo
Estrutura da Observância
Mulheres: Na Aliança como na Criação
Níveis Mais Profundos de Significado
A Circuncisão Tem uma Função Motivadora · Deus e o Homem são Sócios na Criação da Humanidade · Circuncisão Cria uma Ligação · Simboliza a Permanência da Aliança entre Deus e o Homem · Nem Toda Circuncisão Implica em uma Aliança · A Aliança é Exclusivamente Judaica · A Hostilidade Provocou o Heroísmo · Exigente mas Consolidada · LeChayim!
10. IMERSÃO: O CANAL ENTRE DUAS ELEVAÇÕES
Imersão e Micve: As Definições
As Funções do Micve
A Natureza Duradoura do Micve · Níveis mais Profundos de Entendimento
Purificando o Passado · Adquirindo um Novo Status · Circuncisão e Imersão: o Elo, a Lição · Duas Questões que Tornam a Imersão Problemática
Exigências Haláchicas para a Imersão
O Micve · A Condução da Cerimônia · Preparativos Pessoais para a Imersão · A Ordem do Serviço · As Bênçãos · Finalmente: Parabéns!
11. A OFERENDA DO CONVERTIDO AO TEMPLO
A Origem da Lei
O Sacrifício Antigo Hoje em Dia
A Oferenda Interior
A Oferenda como Passaporte
12. RECÉM-NASCIDO - NOME NOVO
O Significado dos Nomes
Nomes para o Convertido
Nomes para os Pais dos Convertidos
A Cerimônia da Nomeação
13. A CONVERSÃO DE MENORES DE IDADE
Compreendendo o Básico
O Princípio da "Vantagem" · Pode a Disciplina Estrita ser Considerada Benéfica para a Criança? · A Criança Tem o Direito de Rejeitar o Judaísmo?
A Cerimônia de Conversão de Menores de Idade
14. O CÔNJUGE JUDEU: TORNANDO-SE JUDEU NOVAMENTE
PARTE QUATRO - RESPONSA: Respondendo Perguntas sobre a Vida e a Lei
15. PERGUNTAS SOBRE AS LEIS DE CONVERSÃO I
A Halachá Não é uma Questão de "Bom Senso"
O Protocolo de Conversão
Quando a Motivação é o Casamento
A Aceitação das Mitsvót
Se o Convertido é Alguém que Não Conhece as Mitsvót · Se o Convertido Rejeitar uma Mitsvá
O Bêt Din
Quem se Qualifica como Juiz? · O Bêt Din Exige Três Especialistas Eruditos? · Se somente Dois Estiveram Presentes na Aceitação Inicial · Se no Estágio Final de Compromisso Não Estiveram Presentes Três Juízes
A Circuncisão
Circuncisão na Infância. É Necessária a Retirada Simbólica de uma Gota de Sangue? · E Se a Circuncisão Implicar em Risco de Vida? · A Anestesia Pode ser Usada Antes da Circuncisão?
A Imersão
Como a Imersão é Testemunhada pelo Bêt Din?
Após a Conversão
Perguntas a Respeito do Convertido e a Palavra "Pais" Durante as Orações · Onde Começa a Prática Judaica?
16. PERGUNTAS SOBRE AS LEIS DE CONVERSÃO II:
Status Pessoal
O Convertido e o Casamento
Por que um Cohen Não Pode Casar-se com uma Convertida? · Outras Perguntas sobre Casamento entre Cohen e Convertidos · A Convertida Grávida · Um Casal de Gentios Deseja se Converter · Período de Espera antes do Casamento
17. PERGUNTAS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS I:
As Comemorações do Judeu com a Família Gentia
Considerações sobre Questões Interpessoais
Questões Pessoais e a Halachá · Judeu e Não-Judeu · Cuidado: o Judaísmo Não é Só para Hoje · Mas Também Existe o Indivíduo
A Base para o Status Especial do Convertido
O Convertido como um Recém-Nascido · A Dimensão Espiritual · A Dimensão Histórica · A Dimensão Legal · Os Problemas Legais de Ser Recém-Nascido · Preocupações Religiosas do Recém-Nascido
Perguntas sobre Temas Religiosos
Comparecimento aos Serviços Religiosos Não Judaicos · Participação em Celebrações de Gentios · Ajuda e Visita a Pais Doentes · O Comparecimento a Ritos Cristãos de Passagem Feitos no Lar · O Comparecimento a Funerais Cristãos · Luto por Parentes Gentios · Participação em Feriados Nacionais
18. PERGUNTAS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS II:
A Família Gentia nas Comemorações Judaicas
Pergunta sobre Religião
Pais Gentios Acompanhando um Convertido em um Casamento · Segurar o Dossel do Casamento · Fazer o Discurso · Participação na Cerimônia de Circuncisão · Comparecimento dos Pais do Convertido ao Bar ou Bat Mitsvá · Participação em Funerais Judaicos · Convidar Gentios ao Sêder e Outras Refeições Festivas
PARTE CINCO - QUEM SOMOS?
Uma Introdução ao Judaísmo para o Convertido
19. UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE O JUDAÍSMO
Uma Visão Geral do Currículo Clássico
É Preciso Ter Experiência
20. QUEM SOMOS?
O Conceito de Povo Eleito
Os Judeus - Poucos, mas Eternos
Mas o Judeu Sobreviveu
21. QUEM É NOSSO DEUS?
Os Treze Artigos da Fé
A Concepção Judaica de Deus
Deus é Um · Deus é o Criador · Deus como Redentor da Humanidade · Ele é um Deus Pessoal · Portanto, a História tem Significado · O Ser Humano Importa · Deus é Incognoscível, mas... · Rastreando os Atos de Deus
Recompensa e Castigo
Divindade pelo Amor à Divindade · Problemas da Crença na Retribuição · Quando Acontecem Coisas Ruins a Pessoas Boas
Deve Haver um Meio Melhor de Lidar com este Problema
Desvios do Conceito Judaico de Deus
Jesus Não é Deus · E Não é Seu Profeta Jesus · Não é o Messias
O Tratamento para a Dúvida
22. O QUE É A TORÁ?
Pergunta: O que a Lei está Fazendo no Meio da Religião? · Resposta: Nem só de Fé Vive o Ser Humano
Mitsvá: o Salto Representado por uma Ação
A Quintessência do Judaísmo
Fé e Lei: O Debate entre o Judaísmo e o Cristianismo
23. A CONTAGEM DO TEMPO NO JUDAÍSMO
Anos, Meses, Semanas e Dias no Calendário Judaico
Os Anos · Os Meses · Comemorando a Lua Nova: Rosh Chodesh · A Semana · O Dia
24. O DIA A DIA NO JUDAÍSMO
Bondade - Chessed
Três Fontes Primárias: A Primeira · A Segunda · A Terceira
Bondade Versus Caridade
O Estudo da Torá
A Lei Viva · O Estudo como Ato de Amor
A Experiência da Oração
Caridade - Tsedacá
As Três Leis da Pobreza · Caritas Versus Tsedacá
Vestimentas e seus Símbolos
Talit e Tsitsít · Tefilín · Kipá · Sha'atnez
Símbolos no Lar
Mezuzá
As Leis de Cashrut
O Significado de "Casher" · Quais os Alimentos que são Casher? · Como se Prepara a Comida Casher? · Finalmente: Por Quê?
25. A SEMANA JUDAICA
Shabat
Não é um Dia de Folga: É um Dia para se Fazer Muitas Coisas · A Santidade do Shabat: um Palácio no Tempo · A Halachá Define Trabalho (ou Obra): Melachá · Celebração do Dia: A Ideia de Descanso, Menuchá · Pura Alegria: Oneg · Saudando a Rainha · Despedida da Rainha: Havdalá · Preparação do Dia: Kevod Shabat · Parar para o Shabat: Uma Digressão Pessoal
26. A COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO JUDAICO I:
Rosh Hashaná até Purim
Ano Novo: Rosh Hashaná
Costumes da Festividade
Os Dez Dias de Arrependimento, ou Retorno a Deus: Asséret Iemê Teshuvá
O Dia do Perdão: Iom Kipúr
Na Entrada de Iom Kipúr · Pureza e o Ensaio para a Morte: o Kitel · A Liturgia
As Três Festas da Peregrinação
Festa das Cabanas: Sucót
A Festa de Sucót · Festa da Colheita · A Festa, por Excelência
O Dia da Grande Hoshána
Shemini Atséret e Simchát Torá
Chanucá
O que é Chanucá? · Celebração: com a Luz ou com a Espada? · Acendimento das Velas · Festa da Esperança · Para o Convertido: uma Época de Crise
Tu Bishvat
27. A COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO JUDAICO II:
Purim até Rosh Hashaná
Purim
As Quatro Mitsvót de Purim
Pêssach
Os Nomes de Pêssach · O Ômer · Chamêts e Matsá · O Que é Chamêts? · Preparando-se para Pêssach · A Condução do Sêder
Lag Baômer
O Dia do Holocausto: Iom Hashoá
Dia da Independência: Iom Ha'atsmaut
Dia de Jerusalém: Iom Ierushaláyim
A Festa das Semanas: Shavuót
O Dia em que Deus deu a Torá · Quem Recebeu a Torá? · Costumes desta Festa
Tisha Be Av
Lamentações
Dois Dias de Jejum
28. RITOS DE PASSAGEM
Nascimento
Circuncisão: Berit Milá
Bar Mitsvá, Bat Mitsvá
Amor e Casamento
O Estado do Casamento Hoje em Dia · Qualidades do Parceiro Ideal · Planejando o Casamento · O Casamento · Pureza Familiar
Divórcio Religioso
Morte e Luto
O Modo Judaico de Encarar a Morte · Cinco Estágios de Luto · O Cadish: Quando é Recitado?
PARTE SEIS - BEM-VINDO AO LAR
29. BEM-VINDO AO LAR: Estamos com as Luzes Acesas
O Começo do Retorno · O "Mazal" do Convertido · O Retorno
A Volta para Casa
APÊNDICE 1: Motivações para Converter-se: Jetro e Outros
APÊNDICE 2: A Aliança: O Contrato Social e o Contrato Divino
APÊNDICE 3: O Cristianismo Rejeitou a Circuncisão e Aceitou a Imersão
APÊNDICE 4: A Metáfora da Água
APÊNDICE 5: A Motivação do Casamento: Uma Breve Revisão
UMA BIBLIOGRAFIA PARA OS CONVERTIDOS
APÊNDICE À EDIÇÃO EM PORTUGUÊS
* * *
Chanucá - para os judeus e para os convertidos
Chanucá é recordada não só pelo milagre das luzes do óleo queimando no Templo, mas também pelo milagre de trazer luz a um mundo na escuridão. Os dias de dezembro, durante os quais geralmente cai a festa de Chanucá (no hemisfério norte), são os mais curtos e as noites, as mais compridas do ano inteiro. Na noite de 25 de Kislev, a lua começa a ficar menos visível, e, no solstício de inverno, o sol começa a dar menos calor à Terra. Indo contrariamente ao processo natural de diminuição da luz, as velas desta cerimônia vão crescendo em número, gerando cada vez mais luz a cada noite, sucessivamente.
Mas a luz de Chanucá funciona como um símbolo. O povo judeu estava em seus piores momentos durante a época da revolta dos macabeus - a ponto de precisar conduzir uma guerra civil e revolucionária para permanecer vivo. O pequeno recipiente de óleo é um símbolo da exaustão do povo judeu - assolado por inimigos poderosos tanto dentro quanto fora do país, em dúvida quanto a seu próprio futuro, e questionando-se sobre seu valor como uma minúscula presença perante a aparente imensidão e a eternidade dos outros povos e costumes.
Ao mesmo tempo, o fato de que, apesar de o povo estar sendo dizimado, a terra, aniquilada, e o Templo, destruído, ainda se pudesse encontrar um vasilhame contendo óleo não profanado e não adulterado, deve ter sido extasiante. E, depois, quando os judeus descobriram que esta quantidade tão pequena de óleo podia sobreviver, crescer e tornar-se uma fonte de energia e uma chama da liberdade e, por analogia, eles próprios, poderiam ser uma "luz para as nações", isto deve ter sido uma confirmação eletrizante da intenção do Todo-Poderoso para o futuro do povo judeu.
Esta pequena luz, uma fonte de esperança para o futuro, foi mais instrutiva e inspiradora do que a recitação do heroísmo no campo de batalha. A celebração do espírito, e não do poder, é que resistiu ao teste do tempo e serviu ao povo judeu em cada ano de seu exílio. Para o judeu nos antigos guetos escuros e estreitos, as velas trazem uma mensagem gratificante, que faz acender o brilho em seu coração. Lembrar somente a espada, em tais circunstâncias, seria apenas um resquício de nostalgia, algo ridículo de tão fantástico, além de próximo ao absurdo, no meio de uma noite de exílio. Esta é a mensagem que os rabinos encapsularam na Haftará, a porção profética lida após a leitura da Torá em Chanucá. "Não pelo poder, não pela força, mas por Meu espírito, diz o Eterno dos Exércitos."
Um convertido precisa saber o que Chanucá significa, e que não é só uma comemoração nacional da liberdade religiosa, mas uma declaração do sacrifício pessoal pela observância e identidade judaicas, uma declaração de esperança na sobrevivência judaica. É importante para o recém-chegado ao judaísmo, portanto, saber que Chanucá não é o equivalente judaico das festas de inverno ou das celebrações cristãs, e que há uma profunda diferença entre luz e luz, e entre alegria e alegria.
Para o Convertido: uma Época de Crise
Para o convertido, no nível prático, esta época ressalta os conflitos entre passado e presente, uma família e a outra, e elas são enormes. Eis como Lydia Kukoff os descreve:
Lembro-me de meu primeiro Chanucá após a minha conversão. É claro que acendi as velas, mas sentia que não sabia realmente o bastante sobre Chanucá para torná-lo significativo. Eu não conhecia o contexto. Meu marido também não ficava muito entusiasmado com Chanucá, e não ajudava. Foi uma grande decepção. Daí veio o Natal. Na noite de Natal, liguei o rádio e havia música típica tocando. Eu simplesmente me desmanchei em lágrimas. Foi então que percebi o que faltava. Não eram os presentes e nem a árvore de Natal. O que eu sentia falta era da sensação de estar com a família. Sentia saudades da minha mãe, e dos odores e da música de casa. O problema era que meu marido não pensava em Chanucá nestes termos. Ele me comprou uma árvore de Natal! Fiquei furiosa. Agora eu sabia melhor o que fazer. Chanucá pode ser um feriado em família assim como o Natal costumava ser na minha vida. E o significado de Chanucá é tão parte de mim agora que é difícil de acreditar que meu primeiro Chanucá e meu primeiro Natal após a conversão tenham sido tão dolorosos.
É importante que você perceba que Chanucá não é um Natal judaico. Ele não deve ser uma compensação pela perda do Natal em sua vida. A diferença entre ambos não é que se compra papel de embrulho prateado e azul em vez de vermelho e verde, ou que se fazem decorações de Chanucá em vez daquelas para Natal. É uma festa completamente diferente, e você deve aprender sobre ela para poder celebrá-la corretamente. Chanucá tem valores importante para ensinar...?
Existe algo distinto no judaísmo que se opõe a todas as tentativas de torná-lo apenas mais um caminho até Deus. Estas tentativas são feitas mais vocal e energicamente nesta época do ano. E, em nenhuma outra, é mais dolorosamente evidente o quanto um entendimento superficial de Chanucá, assim como do judaísmo em geral, faz-lhe grave injustiça.
O próprio uso da luz no judaísmo é um exemplo modesto, mas surpreendente. Antigamente, as janelas não tinham vidros; eram feitas embutidas nas paredes e largas por dentro, para permitir a passagem do máximo possível de luz, e estreitas no exterior da casa, para manter o pó do lado de fora. Segundo o rabinos, as antigas janelas do Templo, na direção das quais os candelabros ficavam, eram invertidas - estreitas por dentro e largas por fora. Por quê? Porque Deus não precisa de luz - Ele é a fonte de toda luz. O mundo é que dela necessita. A Menorá brilha para fora, a fim de iluminar e irradiar o mundo. As velas de Chanucá estão colocadas na janela para proclamar ao mundo o milagre da luz e a luz do milagre.
* * *
Conversão: Bem-Vindo ao Lar
Estamos com as luzes acesas...
Nós estávamos juntos - você e eu - naquela madrugada fria de um dia distante em que Deus deu a Torá aos israelitas no deserto do Sinai. Foi dada, assim disse Moisés, àqueles que estavam lá e aos que ainda não haviam nascido - inclusive os descendentes das famílias que ouviram a própria "voz" de Deus trovejando do alto deste monte, mas se perderam com o tempo. Milhares de anos depois, estas pessoas ouviram esta voz clara ressonando no interior de seus corações e retornaram à antiga família.
A Torá poderia ter simplesmente proclamado que os escravos exaustos, que haviam sido libertados havia apenas três meses, incluía somente aqueles que eram judeus. Afinal, os judeus tinham acabado de sair do longo processo de conversão após viver durante várias gerações no solo egípcio - a circuncisão fora feita durante o Êxodo do Egito; a imersão, no Sinai; a aceitação das Mitsvót, entusiasticamente abraçada quando receberam a Torá. Somente eles e seus descendentes eram o povo escolhido, os judeus. Ninguém mais precisava se candidatar.
Mas a Torá insistiu que não era assim. Os convertidos, em qualquer geração futura, em qualquer cidade do mundo, não eram judeus "novos", mas sim judeus "antigos"; na verdade, eles estavam presentes no nascimento da religião, quando a Torá foi dada, tendo compartilhado do acontecimento mais sagrado e significativo em toda a história da humanidade. Eles são judeus natos - nem mais, nem menos. Ao tornar esta ousada declaração uma lei da vida diária, os mestres judeus renovaram a ordem de que os judeus devem amar o convertido, assim como são obrigados a amar seus vizinhos.
A diferença, hoje em dia, entre os judeus natos e os judeus por opção é que os judeus natos são filhos de ancestrais que se converteram há séculos, e os judeus por opção se converteram apenas no dia anterior. Daqui a alguns anos, estes novos netos judeus olharão para trás, para os seus ancestrais que se converteram ao judaísmo. Se nós não somos convertidos, somos descendentes de convertidos que se comprometeram com uma vida judaica, de amar a Deus, aos outros judeus e à humanidade. "Aqueles que estiveram diante do Sinai" é uma frase que compreende tanto aqueles que nasceram de ancestrais judeus, todos os quais se converteram no Sinai, aqueles cujos ancestrais heroicamente se converteram naquela ocasião e aqueles que estão se convertendo hoje e amanhã.
Quando o Eterno fez Sua Revelação no dia 6 de Sivan, no deserto do Sinai, houve alguns que não quiseram ficar perto da montanha; outros "desapareceram" na "multidão misturada". Em tempos de dificuldades, desde aqueles dias, muitos dos descendentes das antiga famílias se dividiram para encontrar uma vida mais fácil, uma existência sem ameaças, vidas melhores, costumes universais mais atraentes, assimilação à massa humana indiferenciada em que eles podiam se esconder e permanecer assim, sob o manto protetor da anonimidade.
Agora, vocês, os seus descendentes, retornaram.
Bem-vindos de volta, bem-vindos ao lar.
Sabíamos que vocês voltariam!