Neste romance histórico, comovente e memorável, Selig Schachnowitz utiliza os poucos fatos conhecidos sobre o lendário guer tsedek (convertido justo) de Vilna, Valentin Pototski, e os entrelaça na rica tapeçaria da vida judaica das comunidades ashkenazim de meados do século XVIII, na Europa. Valentin, filho do velho Conde Pototski e a esperança dos católicos da Lituânia para herdar o manto de cardeal, converte-se ao judaísmo. Então, como Avraham ben Avraham, ele segue seu caminho através das principais comunidades judaicas da Europa, para tentar unificar o mundo judaico em antecipação à grande redenção final - constantemente assombrado pelos olhos puros de uma criança judia que ele salvou no passado... e pelos olhos malignos de um agente secreto polonês, que parece segui-lo aonde quer que ele vá...
Nestas páginas, o leitor encontrará os gigantes da Torá daquela geração, reverenciados até hoje pelos judeus de todo o mundo: Rav Yechezkel Landau (Nodá B'Yehudá), Rav Yonathan Eibschuts , Rav Yaakov Emden, Rav Yaakov Yehoshua Falk (Pnei Yehoshua), o Grande Maguid, Rav Yossef Tumim (Pri Megadim), e especialmente - o Gaon de Vilna. Na narrativa vívida do autor, as comunidades visitadas por Avraham ben Avraham ganham vida de forma aguda, com toda a dissensão interna que as atormentava. O livro também ilumina e esclarece a grande ameaça que o Iluminismo, difundido pela mente e mundo "cultos" de Moses Mendelssohn, representava para o autêntico modo de vida judaico.
Em Avraham ben Avraham, essa história, há muito conhecida, do guer tsedek de Vilna é incomparavelmente recontada por um mestre da escrita - para retratar a jornada de um jovem nobre polonês através das provas supremas de sofrimento, coragem e heroísmo até o seu lugar único na odisseia do povo judeu.