PREFÁCIO
Treze anos após a impressão da 1ª edição do livro Shalom Bait, 11 anos da publicação do livro Darjei Tujvá - Las Relaciones y las Emociones, em espanhol (Ed. Scortecci, 2009), um Curso de Especialização em Atenção Psicossocial e Familiar no Instituto de Psicologia da Universidade de S. Paulo e mais uma década nesta jornada da vida.
Quando o livro Shalom Bait foi publicado não havia Whatsapp ou Instagram. O popular sistema operacional Android era lactente e o Iphone recém completava seu 1º aniversário. Atualmente a Apple já comercializou mais de 2 bilhões de unidades deste aparelho. Hoje vivemos no prelúdio da tecnologia 5G.
Muita versatilidade, muita agilidade, muita velocidade, muita in
formação. E a eficiência... E a eficácia....
No caso tecnológico talvez um grande avanço. E nas relações? De
qualquer tipo: interpessoal, laboral e familiar...
Muito se pesquisou e publicou sobre o tema da harmonia conjugal e familiar desde então. Eu mesmo tive acesso a farto material publicado no Brasil e exterior, de fontes seculares e religiosas, de diversas correntes de pensamento filosófico e psicológico. Mas para a surpresa do autor, o conhecimento incorporado não se deve a fato novo, ou descoberta fascinante. Apenas informações que me eram desconhecidas.
A base conceitual continua quase que inalterada após este período de tempo.
O evoluir da neurociência, da genética e outros tantos ramos da psiquiatria e psicologia certamente auxiliaram a constatação e compreensão de muitos eventos relacionados, mas eles já estavam pairando há tempos.
Espero que esta edição - concisa - consiga melhorar ainda mais os objetivos alcançados pela original, e que a harmonia sempre - que possível - perdure. O amadurecimento e continuo interesse pelo assunto fizeram que eu ampliasse o horizonte e perspectivas sobre a vida em si. Neste contexto, mais do que entender, aceite, que nem sempre é possível lograr ou manter um ambiente positivo, principalmente quando para ele depende de um coletivo Entendi i que sob este desafio que não raramente é enfrentado por muitos, exige-se perseverança, paciência, discernimento, resiliência, uma boa dose de otimismo e fé, de que tudo é para o bem - principalmente para os que são do bem!
N. Gontow
S. Paulo, Brasil
Erev Rosh Chodesh Kislev 5782 Tempo de Covid-19
Tempo de tecnologia 5G
Tempo de Chanucá