Rabino Y. David Weitman
Nascido na Bélgica, frequentou academias talmúdicas em Israel e na França, vindo a se formar rabino pela Yeshivá Central Tomchei Temimim de Nova York. Graduou-se juiz de corte rabínica em 1979.
Nesse mesmo ano, estabeleceu-se no Brasil a mando do Rebe de Lubavitch, inicialmente disseminando o judaísmo entre universitários e jovens casais. No campo educacional, instituiu as colônias de férias Gan Israel e os seminários Levi Yitschac para jovens.
No ano de 1990 fundou o Centro Judaico Chabad Morumbi, cuja sinagoga e variadas atividades atendem aos moradores de uma região outrora desprovida de tais serviços.
Dois anos depois, estabeleceu a Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, dedicada ao combate à fome e ao resgate da dignidade de pessoas carentes, que distribui centenas de milhares de refeições por ano e que foi agraciado com vários prêmios, granjeando reconhecimento nacional e internacional.
Foi responsável pela criação da Editora Maayanot, que divulga a sabedoria judaica e publica há anos autores judeus clássicos e modernos no vernáculo. Em suas três décadas de existência, já publicou mais de 200 títulos.
Atua como Rabino-Chefe na Sinagoga Beit Yaacov da Congregação e Beneficência Sefardi Paulista, situada na região de Higienópolis, SP, onde profere cursos e palestras sobre pensamento judaico, misticismo e temas contemporâneos. Reconhecido articulista, é autor dos livros "Bandeirantes Espirituais do Brasil" e "A arte de ser mais gente". Especialista em manuscritos hebraicos antigos, já publicou em hebraico vários volumes dos escritos dos sábios de Recife e Amsterdã.
Professor dinâmico, transmite conceitos tão antigos quanto profundos numa linguagem clara e acessível, logrando que a autêntica mensagem milenar judaica chegue intacta aos corações de suas audiências. Suas palestras e seus artigos podem ser encontrados no site legalsaber.com.br e nas mídias sociais.