O livro conta uma das biografias mais impactantes do século XX. O rabino Marshall Meyer, 1930-1993, foi um líder visionário, que, em tempos de crise, “revolucionou” o mundo judaico latino-americano.
Meyer também é conhecido em nível internacional como uma das poucas vozes religiosas a enfrentar corajosamente a ditadura militar e a se envolver na luta pelos direitos humanos durante os sangrentos anos que a Argentina viveu entre 1976 e 1983, salvando pessoas em risco, visitando prisões e realizando um trabalho político internacional para a restauração da democracia.
O rabino Meyer foi um ativista social que antecipou tendências que hoje fazem parte da agenda da maioria dos grupos e nações avançadas, como a preocupação com a justiça social, a ecologia, o diálogo inter-religioso, a necessidade de gerar projetos regionais e globais de cooperação e de trabalho conjunto, a promoção dos direitos humanos e da diversidade sexual, o diálogo e a paz entre israelenses e palestinos, entre muitos outros.
Marshall Meyer era uma pessoa que atuava motivado por uma profunda fé religiosa, enraizada em uma compreensão de fontes judaicas proveniente de uma tradição judaica, influenciada por seu professor e mentor o rabino A.J. Heschel que junto com Martin Luther King Jr marcharam juntos pelos direitos civis dos negros na década de 60 nos Estados Unidos.