A Cabala é um dos principais pilares do conhecimento oculto ocidental. Compreendê-la possibilita extrair camadas adicionais de significado dos mistérios ocultos, e até mesmo das narrativas que se conta na ficção.
No entanto, a Cabala às vezes parece ser uma barreira instransponível. Seu estudo está frequentemente ligado a tomos antigos, em Hebraico. Mesmo traduzidos, estes textos ancestrais são carregados de tanto simbolismo que se torna virtualmente impossível compreendê-los, não sendo nascido e criado naquele contexto cultural.
No entanto, algumas poucas obras tratam o assunto com clareza e sem mistificar desnecessariamente. É o caso de Iniciação à Cabala, de Tova Sender. Este livro foi escrito originalmente em português, e não sofre do clássico problema de perda de significado no processo de tradução.
Iniciação à Cabala é um livro curto, sem enrolações e de fácil leitura, que explica claramente os tópicos a seguir:
- Pardes
- Guematria
- O Sefet Ietzirá e o Zohar
- Os Quatro Mundos
- As Dez Sefirot
- A Cabala Prática
- A Cabala Profética
- Princípios Cabalísticos
- As Letras da Criação
A autora, Tova Sender, é formada em magistério judaico pelo Instituto Grinsberg, em Jerusalém. É também psicóloga, especializada em psicanálise, e tradutora de Hebraico.
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CABALA é uma palavra hebraica derivada do verbo LECABEL, que significa RECEBER. Cabala significa, então, RECEBIMENTO. Trata-se assim de uma tradição antiga, que passa de mestre a discípulo desde os primórdios da história do povo judeu de geração em geração, até os dias de hoje.
A Cabala é a tradição mística do judaísmo, o conjunto das concepções que se referem aos debates e especulações a respeito da compreensão de Deus, do universo, da natureza, da alma humana, do homem e de sua tarefa no mundo criado.
Documentos originais atestam e testemunham diferentes fases no movimento místico judaico. É possível classificar, no plano geral, sete diferentes abordagens ao longo de dois milênios. Tais diferenças de enfoque não implicam a negação das tendências anteriores, mas a aceitação de novas construções teóricas ou de novas práticas.
Podemos supor também que cada fase seja uma etapa necessária para a manifestação da abordagem que a sucede, a exemplo de um pré-requisito, seja em termos espirituais, intelectuais ou práticos.
O movimento místico judaico, denominado de forma genérica como Cabala, tem início no século I a.c. No entanto, segundo a tradição, que não dispõe do suporte autorizado da História, a origem da Cabala remonta, de acordo com alguns autores, a Moisés; segundo outros, ao patriarca Abraão; e há também menções de que o próprio Adão, o primeiro homem, teria recebido o ensinamento à época de sua criação.