Quem são os judeus que viviam nos países árabes? Como eram as relações com os muçulmanos? O que fez os judeus deixarem os países onde haviam se estabelecido por milhares de anos? Que lições podemos aprender com o êxodo em massa de minorias do Oriente Médio?
Após dez anos de trabalho estudando essas questões, a autora Lyn Julius compromete-se a responder a todas elas neste livro, e principalmente a esta: Como 3.000 anos de civilização judaica no mundo árabe desapareceram da noite para o dia?
Os judeus viveram continuamente no Oriente Médio e no Norte da África por quase 3.000 anos. Ainda assim, em apenas 50 anos, suas comunidades na região desapareceram quase totalmente, à medida que mais de 99% da população judaica foi expulsa. Este livro traz o clamor crescente por reconhecimento, reparação e memória para esses refugiados judeus e analisa como sua causa pode contribuir para a paz e a reconciliação entre Israel e o mundo muçulmano.
* * * * *
"Lyn Julius fornece um relato fascinante de um importante assunto, mas vergonhosamente esquecido. Qualquer pessoa que realmente queira entender o Oriente Médio, Israel e a história mundial, deve lê-lo."
Tom Gross ex-correspondente do Sunday Times em Jerusalém e colaborador do The Guardian