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Chanukiá elétrica musical - Azul

SKU: 1398-a
Avaliação geral:

Chanukiá elétrica, acende como uma chanukiá tradicional, mas também toca música enquanto as luzes "dançam" ao ritmo! Com 3 opções fáceis de iluminação - entrada AC, e pilhas. Disponíveis em 2 cores: Azul e prateada, mede 20 x 19 cm.

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Disponibilidade: Imediata

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Descrição

Chanukiá elétrica, acende como uma chanukiá tradicional, mas também toca música enquanto as luzes "dançam" ao ritmo! Com 3 opções fáceis de iluminação - Adaptador AC, Micro USB e Bateria, disponíveis em 2 cores: Azul e prateada, mede 20 x 19 cm. 

Cuidados: 

2 pilhas AA para fins de demonstração
Interruptor liga-desliga
Botão para Iluminação Sequencial
Botão para luzes de música e dança
1. Pressione o botão superior uma vez para acender a primeira noite (Shamash e a primeira lâmpada acenderão). Pressione o botão novamente para acender uma lâmpada adicional para cada noite de Chanucá.

2. Pressione o botão inferior para ouvir a música e apreciar as luzes dançantes.

3 OPÇÕES FÁCEIS PARA ALIMENTAR SEU MENORAH: ADAPTADOR CA (não incluído): Conecte um cabo micro-USB a um adaptador de alimentação USB padrão, como um carregador de celular. Saída máxima: 5,1 volts, 500mA (não exceda 1A) CABO USB (não incluído): Conecte um cabo micro-USB a um computador Saída máxima: 5,1 volts, 500mA (não exceda 1A) BATERIAS (não incluídas): Use 2 Pilhas AA.

Para iluminação prolongada, é recomendável ter um segundo conjunto de baterias à mão. Remova as baterias antes de guardar.

 

 

Trechos

CURIOSIDADES DO
LIVRO JUDAICO DOS PORQUÊS

Por que se observa Chanucá durante oito dias?
No ano 165 a.e.c., os Hasmoneus recapturaram o Templo do exército selêucida e reconstruíram o altar. De acordo com a tradição, este trabalho durou oito dias e, por isto, celebra-se Chanucá por oito dias.
O Talmud (Shabat 21b) explica que, quando os selêucidas capturaram o Templo, profanaram todos os jarros de azeite que o Sumo Sacerdote havia preparado para acender a Menorá (candelabro) do Templo. Depois de muito procurar, encontraram só um pequeno jarro não profanado que ainda tinha intacto o selo do Sumo Sacerdote. Este vasilhame continha azeite suficiente para manter a Menorá acesa por um só dia. No entanto, o Sumo Sacerdote acendeu a Menorá e ocorreu um milagre: a chama da Menorá continuou ardendo por oito dias. Para comemorar este evento, decidiu-se que, daí em diante se observaria a festividade anualmente, acendendo luminárias por oito dias, e Chanucá ficou sendo conhecida como a Festa das Luzes.

Por que se acendem oito velas, ou luminárias, em Chanucá?
Além da explicação acima, de que o recipiente de azeite ardeu oito dias em vez de somente um, o Midrash explica que, depois que os filhos de Matatias derrotaram o exército greco-sírio e entraram no Templo, encontraram oito lanças de ferro. Eles fincaram estas lanças na terra e acenderam uma luz em cada uma delas.

Por que se acende uma vela na primeira noite de Chanucá, duas na segunda, etc., até que na última noite se acendem oito velas?
No Talmud, é discutido se devemos acender uma vela na primeira noite, duas na segunda, etc. (que era a posição de Hilel), ou se na primeira noite acendemos oito velas, sete na segunda noite, etc. (que era a posição de Shamai). Decidiu-se seguir a opinião de Hilel, que dizia que, em assuntos sagrados, deve-se acrescentar (aumentar) e não diminuir.

Por que se acendem as velas de Chanucá da esquerda para a direita?
Ao longo dos séculos evoluíram diversos costumes para o acendimento das velas. A mais aceita hoje em dia segue a tradição de dar a mesma importância aos lados direito e esquerdo da Chanukiá, indicando que Deus está presente em todos os lugares. As velas, portanto, são inseridas da direita para a esquerda (cada nova vela é acrescentada do lado esquerdo), porém elas são acendidas da esquerda para a direita (a vela nova é a primeira a ser acesa).

Por que não se pode usar a luz da Chanukiá de Chanucá para fins práticos?
Diferentemente da luz fornecida pelas velas de Shabat e das festividades, que originalmente eram empregadas para iluminar a casa, a fim de que se pudesse enxergar, a luz da Menorá de Chanucá (ou Chanukiá) foi introduzida exclusivamente para ajudar a celebrar a festividade. Por este motivo, a Chanukiá tem sido colocada tradicionalmente em uma janela na parte da frente da casa, de modo que a sua luz seja visível para os transeuntes, e assim o milagre de Chanucá seja divulgado.
Antigamente, a Chanukiá era colocada no lado de fora da casa, no lado esquerdo da entrada, de modo que quando uma pessoa entrasse, passaria entre a mezuzá, do lado direito da porta, e a Chanukiá acesa, do lado esquerdo, ou seja, entre duas mitsvót (mandamentos).

Por que se usa uma nona vela, o shamash, para acender as outras velas da Chanukiá?
Esta é uma continuação do costume seguido quando o candelabro de sete braços do Tabernáculo e do Templo era acendido. O sétimo braço em cada uma destas menorót era denominado shamash ("servidor"). Usado para acender as demais, não era contado como uma das luminárias.
Também se usa uma nona vela porque as oito velas principais da Chanukiá não podem ser usadas para fins práticos (ver pergunta anterior). Tendo uma nona vela para acender as demais, a pessoa não ficaria tentada a usar as oito velas principais para este fim.

Por que algumas pessoas preferem usar azeite em vez de velas na sua Chanukiá?
Alguns judeus usam uma Chanukiá com pequenos recipientes de azeite ? de preferência azeite de oliva ? um produto estreitamente relacionado com a Terra de Israel. Coloca-se uma mecha de algodão em cada recipiente, para absorver o azeite, e se acende a mecha. Aqueles que seguem este costume sentem-se mais próximos da celebração original, na qual se usava o azeite.


Por que se pronunciam três bênçãos sobre as velas na primeira noite de Chanucá?
As duas primeiras bênçãos que se pronuncia sobre as velas de Chanucá referem-se especificamente ao acendimento das luzes e ao milagre de Chanucá. A terceira bênção, o Shechecheiánu, é recitada na primeira noite de todas as festas. Expressa gratidão pessoal por estar-se vivo, bem e em condições de observar a festividade.

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