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  • Talit de Algodão com Listras Azuis e Douradas - Tamanho 50

Talit de Algodão com Listras Azuis e Douradas - Tamanho 50

Editora: Importado
SKU: 140060-50
Avaliação geral:

Xale de oração 100% algodão, com listras azuis e douradas, importado de Israel, fabricado nos tamanhos aproximados assinalados. Imagem apenas ilustrativa, podendo variar alguns detalhes.

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Descrição

Xale de oração 100% algodão, com listras azuis e douradas, importado de Israel, fabricado nos tamanhos aproximados assinalados. 
Imagem apenas

ilustrativa, podendo variar alguns detalhes. 

 

Largura x Comprimento
 
Tamanho 45: 1,20 x 1,60 m 
Tamanho 50: 1,25 x 1,70 m 
Tamanho 60: 1,50 x 1,80 m 
Tamanho 70: 1,60 x 2,00 m 
Tamanho 80: 1,70 x 2,10 m 

*  *  *

TALIT

Durante as orações matutinas, os homens põem uma espécie de xale denominado Talit, com franjas pendentes em seus quatro cantos. A Torá exige que todas as vestimentas de quatro cantos tenham estas franjas, ou Tsitsít: "E as vereis e lembrareis de todos os mandamentos do Eterno, e os fareis; e não errareis indo atrás de vosso coração e atrás de vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando." É claro que esta é uma ordem muito elevada para estes pequenos fios cumprirem, mas isto é característico do judaísmo. Precisamos estar cientes de nossas obrigações; a falta de consciência é o estado natural da maioria das pessoas, na maior parte do tempo. Envolta em um manto, a Torá, planejada para nos recordar de Deus, faz com que seja um pouco mais difícil irmos atrás de nossos olhos.

 

Vestimentas de quatro cantos eram convencionais e eficazes como lembretes na Israel antiga. Agora que a indumentária mudou, só as vemos durante os serviços religiosos. Os judeus mais religiosos, portanto, colocam um pequeno xale de quatro cantos com Tsitsít, usado diariamente sob as suas camisas para preservar este mandamento em sua forma original. Envolto por este Talit, fica mais difícil deixar nossas mentes se distraírem.

 

Extraído do livro BEM-VINDO AO JUDAÍSMO, de Maurice Lamm.

 

* *  *

 

Por que se usa o talit (xale de orações)?

 

talit (plural talitót, e não talessim) é usado como um lembrete para que se observem as leis de Deus e, desse modo, se obtenha santidade. Os cabalistas falam do talit como uma vestimenta especial que inspira temor e reverência durante a oração. Originalmente, a palavra significava "túnica" ou "manto". Nos tempos antigos, este manto, que se parecia com um cobertor, era usado pelos homens e provavelmente era parecido com o abaya ("cobertor") que os beduínos usam ainda hoje para proteger-se do clima.

A fonte da lei que exige o uso do talit é a Bíblia. Deus disse a Moisés: "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam para eles franjas sobre as bordas de suas vestes... e as vereis e lembrareis todos os mandamentos do Eterno..." (Números 15:37:41). O próprio talit foi criado para servir como uma vestimenta externa na qual estas franjas (tsitsiót, plural de tsitsit) pudessem ser penduradas.

 

talit é usado por homens quando rezam nos serviços religiosos matutinos (exceto em Tishá Be-Av - data da destruição do Templo de Jerusalém - quando o talit e os tefilin são usados somente durante o serviço de Minchá, o ofício da tarde), no Shabat e nos dias de festa. Sempre que o líder do serviço religioso, o chazan (cantor) está conduzindo a reza da congregação, ele usa um talit. No serviço de Maariv, o ofício da noite, dos dias de semana, o baal tefilá (oficiante) não usa talit. Nas orações da noite de Shabat e festas, o cantor usa talit.

 

Extraído do LIVRO JUDAICO DOS PORQUÊS, de Alfred J. Kolatch.

Modo de Usar

Extraído do SIDUR COMPLETO 

VESTINDO O TALlT
Deve-se verificar os fios (do Tsitsít) e dizer:
Barechí nafshí et Adonai, Adonai Elohai gadálta meód, hod vehadar laváshta. Ôte or cassalmá, notê shamáyim cairiá.
Ó alma minha, bendiz o Eterno! Ó Eterno, meu Deus, como és maravilhoso! Majestade e glória Te envolvem. Um manto de luz Te reveste; estendes a vastidão do céu como se fora a coberta de uma tenda.

Costuma-se dizer ainda:

Leshem yichud cudsha berich hu ush'chintê, bidchílu urchímu, leiached shém iod-hê bevav-hê beyichuda shelim beshém col Yisrael. Harêni mit?atef batsitsít, ken tit'atef nishmati urmach evarai ushessá guidai beor hatsitsít haole tar'iag. Ucheshem sheani mitcasse betalit baolam hazé, cach ezke lachaluca derabanan, ultalit naá laolam habá began Éden. Veal iedê mitsvat tsitsít, tinatsel nafshí ruchi venishmati utfilati min hachitsonim. Vehatalit tifros kenafêha alehém, vetatsilem kenésher iair kino, al gozaláv ierachef. Utehê chashuvá mitsvat tsitsít lifnê hacadosh baruch hu keílu kiyamtíha bechol peratêha vedicdukêha vechavanotêha, vetar'iag mitsvót hateluiót bá, amen sêla.
Pela unificação do nome do Santíssimo - bendito seja Ele e Sua Presença! -, com temor amoroso, para unificar o nome "iod-hê" com "vav-hê" em unidade perfeita em nome de todo o povo de Israel. Assim como estou envolvendo-me com o Tsitsít, que se envolva minha alma e meus 248 órgãos e 365 nervos com a luz do Tsitsít, que perfaz 613. E da mesma forma que me cubro com o Talit neste mundo, que eu mereça o manto dos sábios e um belo Talit no mundo vindouro no Jardim do Éden. E que através do mandamento do Tsitsít, minha alma, meu espírito e minha oração sejam salvos das forças impuras. O Talit estenderá suas asas sobre eles e os resguardará "como uma águia que desperta a sua ninhada, que adeja sobre seus filhotes". E que o mandamento do Tsitsít seja considerado importante perante o Santíssimo - bendito seja! -, como se o tivesse cumprido em todos os seus detalhes, particularidades e intenções, assim como todos os 613 mandamentos vinculados a ele, Amen sêla.

Antes de envolver-se com o Talit, deve-se abençoar de pé:
Baruch atá Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehit'atêf betsitsit.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste que nos envolvamos com o Talit.

Envolver-se com o Talit significa colocá-lo sobre a cabeça, cobrindo, assim, os ombros e as costas. Após a bênção, deve executar este procedimento e permanecer assim por alguns segundos, e dizer:
Ma iacar chasdechá Elohim, uvnê adam betsel kenafêcha iechessaiun. Yirveiun midéshen betêcha, venáchal adanêcha tashkem.
Ki imechá mecor chayim, beorechá nir'e or. Meshóch chasdechá leiodeêcha, vetsidcatechá leyishrê lev.

Quão preciosa é Tua benevolência, ó Deus! Todos refugiam-se à sombra das Tuas asas. Fartar-se-ão da gordura da Tua casa, e beberão da corrente das Tuas delícias. Pois Contigo está o manancial da vida, na Tua luz veremos luz. Estende Tua benevolência aos que Te conhecem, e Tua justiça para os retos de coração.