Prefácio
Parabenizo meu colega, Dr. N. Gontow, pelo seu novo livro que aborda o tema crucial da felicidade. Aceitando o convite do autor em prefaciar esta obra escrevo algumas palavras sobre o assunto.
Os judeus praticantes acreditam que tudo o que acontece com cada um e ao seu redor é ação do todo poderoso. Nós não temos conhecimento do porque todas as coisas ocorrem, pelo contrário, nossa visão é bastante limitada, e não temos conhecimento do plano Divino, mas o que sim sabemos e confiamos,é que tudo tem seu lugar e tempo [dentro do plano Divino] para acontecer, e isto é para o nosso máximo bem.
Sabendo administrar as situações (mesmo as mais adversas como doença e pobreza) com harmonia, baseado nos princípios de moral e da torá. não há espaço para a infelicidade, mas sim uma oportunidade de crescimento.
Nas relações interpessoais onde atua a individualidade [e cada individuo é diferente do outro], existe uma maior dificuldade de se administrar os sentimentos e ações para manter o equilíbrio emocional que nos torna feliz.
Em resumo se alguém me questiona qual é a chave para a felicidade, a receita é o equilíbrio.