A luta do navio Exodus para atingir as costas de Israel é um capítulo heroico e fascinante da história judaica moderna. Este romance biográfico, escrito por um dos maiores escritores israelenses da atualidade, relata a saga de seu comandante Yossi Harel, personagem central neste drama, que nos fornece detalhes inéditos sobre os esforços envolvidos no renascimento da nação judaica em Erets Israel.
* * *
“O Estado de Israel não foi criado em 15 de Maio de 1948, quando foi formalmente declarado no museu de Tel Aviv. Ele nasceu mais cedo, em 18 de Julho de 1947, quando uma canhoneira norte-americana chamada President Warfield - e rebatizada EXODUS 1947 - arrastou-se para dentro do porto de Haifa.”
É assim que começa este livro de Yoram Kaniuk, que conta a história real de Yossi Harel, o comandante do EXODUS, o navio que ficou universalmente conhecido através do romance de Leon Uris e do filme épico de Otto Preminger.
Kaniuk oferece uma abordagem incomum para esta biografia: viva, emocionante, poética e às vezes, extasiante. Ele pinta o retrato de um sabra responsável, mas ainda assim corajoso e aventureiro. O clímax da carreira de Harel foi entre o final de 1945 e o início de 1948, no comando dos navios que trouxeram quatro dos maiores Aliya Bet (grupo ilegal de imigrantes que entravam na Palestina durante o mandato Inglês), com 24.000 Judeus da Europa, a maior parte, sobreviventes do Holocausto.
O lendário EXODUS foi ironicamente atacado por soldados britânicos com bombas de gás, e forçado a recuar para o mar, indo aportar em Hamburgo para se livrar de sua carga humana.
Nas palavras de Kaniuk, “Dois anos antes, eles escaparam da morte com outro tipo de gás”. O ataque com gás ao EXODUS derrotou os passageiros e causou ferimentos — “em um século onde Judeus e gás não deveriam se encontrar de novo”.
Sobre o livro:
“Contar a história através do ponto de vista de alguém... proporciona ao livro qualidade, criando uma atmosfera de intimidade durante as dolorosas revelações”.
“O modelo representado pelas suas atividades [Yossi Harel] ficaram gravados para todos na História Judaica pelo talento de Yoram Kaniuk”.
Ehud Barak
Ex-Primeiro-Ministro de Israel