Dezenove Cartas sobre Judaísmo
Esta primeira obra do Rabino Hirsch (1808-1888) publicada em português apresenta sua profunda visão do judaísmo, através da troca de correspondências entre um jovem intelectual e seu filosófico rabino.
Seu conceito de Torá im Direch Érets criou uma ponte sólida entre a modernidade e o espírito e as práticas da Torá e revolucionou a educação judaica e o judaísmo no século 19, sendo aplicado até hoje com enorme sucesso pela neo-ortodoxia, que cumpre os mandamentos Divinos integrada à sociedade laica. É um daqueles livros capazes de mudar toda uma vida!
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente!
* * *
"Quanto ao livro Dezenove Cartas sobre o Judaísmo, do Rabi Hirsch, achei excelente! Uma preciosidade que todos deveriam ler. Vê-se quão perenes são suas ideias, suas colocações e a propriedade e acuidade ao abordar temas tão comuns de nossas vidas. Seus comentários nos enriquecem e, acima de tudo, parecem escritos e proferidos hoje! Estou gostando muito. Cada carta é tão profunda e inovadora, que decidi ler uma a cada dia, após minhas orações matinais, como Lectio Divina. Após a leitura e meditação de cada frase, parágrafo que nos toca mais intimamente, medito e faço um exame de minha vida e agradeço a Deus por tudo que me propiciou nesses meus anos de vida e por fim solicito a Ele que continue do nosso lado.
Parabéns pela apresentação, pelo layout e tudo mais, e pela tradução do Dr. Auro e do Metzner com a sua edição final, colocando-o numa linguagem clara, sintética, objetiva e de fácil leitura, que atrai a atenção do leitor. Espero adquirir outros da série."
Comentário de um eminente teólogo cristão
******
O Rabino Hirsch e o Desafio da Modernidade
Esta obra analisa a figura do grande mestre e líder de um segmento importante do judaísmo, o Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888), dentro do contexto histórico em que viveu e seu impacto e legado para as futuras gerações, principalmente dentro da ortodoxia judaica, ao buscar entender as inovações introduzidas por ele e os aspectos que o diferenciavam da ortodoxia tradicional, que o transformaram num dos principais protagonistas da neo-ortodoxia, com ênfase especial em seu modelo de Torá Im Dérech Érets, que pretendia formar um sistema educacional que contemplasse os estudos judaicos tradicionais e a formação secular, e possibilitasse aos seus seguidores uma integração plena na sociedade moderna, mantendo-se fiéis às leis e normas religiosas tradicionais do judaísmo. Por fim, discute quem são os herdeiros ideológicos deste movimento e qual o legado histórico e a relevância deste modelo para a sociedade judaica contemporânea.
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente!