É necessário que o seu navegador tenha o suporte a javascript habilitado para navegar neste site. Ironias do Destino
  • 00 item(s) - R$ 0,00
Seu carrinho de compras está vazio.
  • Ironias do Destino

Ironias do Destino

Autor: Vittorio Corinaldi
SKU: 9665
Páginas: 75
Avaliação geral:

Livro de caricaturas realizadas em 1969-1970 que retratam a vida no "kibutz" de brasileiros Bror Chail e, de certa forma, da sociedade israelense daquele período. Editado por Avraham (Tito) Milgram, contém explicações sobre cada charge, em português e hebraico, e é prefaciado pela Dra. Galia Bar Or, que discorre sobre os desenhos desse renomado arquiteto no contexto artístico israelense, em geral, e do kibutz, em particular.

PRODUTO ESGOTADO
  • Este produto encontra-se esgotado no momento. Caso queira ser avisado quando este produto estiver novamente disponível para venda, preencha os campos abaixo.
  •  
  •  
  •  

Descrição

Ironias do Destino é um livro sui generis que compreende caricaturas de Vittorio Corinaldi, arquiteto e ex-membro do kibutz Bror Chail dos anos 1968-1969. 

As imagens retratam uma multiplicidade de cenas cotidianas do kibutz como era antes das grandes mudanças econômicas, sociais, ambientais e outras que ocorreram no movimento kibutziano. 

Conforme as palavras do seu autor, "o kibutz constituiu algo sui generis na esfera social, cultural e colonizadora no princípio da vida do Estado de Israel. E como tal, o kibutz inspirou romances, teses acadêmicas, filmes e sátiras, que trouxeram a lume sua singularidade em contraste com a sociedade majoritária de Israel".  

No conjunto de charges encontramos aspectos idiossincráticos brasileiros, visto que, naquela altura, a maioria dos seus membros eram desta origem. E sua influência se fez sentir no dia a dia, através do hebraico intercalado com o português, na maneira de ser, pensar e agir próprios do jeito de ser brasileiro. Vittorio Corinaldi, logrou captar com perspicácia e profundo senso de observação, aspectos irônicos e jocosos do modus operandi do kibutz por um lado, sem deixar de expressar graficamente suas críticas pessoais ao que ocorria a sua volta - no kibutz e na sociedade israelense. 

Cada caricatura vem acompanhada com comentários que possibilitam a melhor compreensão de detalhes e aspectos pertinentes a vida kibutziana para aqueles que não vivenciaram o kibutz. A introdução foi elaborada magistralmente por Galia Bar-On, com grande expertise nas artes plásticas em Israel, e um prefácio do autor.

 

Veja também essas promoções:

 

Encantos e desencantos + Fragmentos de memórias

Encantos e desencantos + Ironias do destino

Encantos e desencantos + Ironias do destino + Fragmentos de memórias

Encantos e desencantos + Fragmentos de memórias + Ironias do destino + Judeus no Brasil


Sobre o autor

Vittorio Corinaldi

Nascido em 1931 em Milão, sua família se viu obrigada a abandonar a Itália pouco após a promulgação da legislação antissemita pelo regime fascista de Mussolini, e em 1939 emigrou ao Brasil, onde em 1954 Vittorio se formou na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando foram divulgadas as atrocidades do Holocausto e suas consequências, ele, como muitos jovens judeus, decidiu ingressar no movimento juvenil sionista-socialista DROR para participar do processo que incidiu na fundação do Estado de Israel. Emigrou em 1955 e se estabeleceu no Kibutz Bror Chail, onde viveu durante quarenta anos, trabalhando no Departamento de Planejamento do Movimento Kibutziano.

Por meio de artigos publicados em Israel e no exterior e de palestras, dedicou-se a divulgar os aspectos particulares do planejamento e arquitetura dos kibutzim, enfatizando o caráter único dessa arquitetura e do seu lugar no contexto cultural israelense mais amplo. 

Avaliação dos Clientes

Seja o primeiro a avaliar este produto.