Anatomia da Alma
  • Anatomia da Alma

  • Ensinamentos do Rebe Nachman de Breslav
  • Autor:
  • Páginas: 536

  • Apresenta uma análise de todos os aspectos do corpo humano - os sistemas locomotor, circulatório, respiratório, reprodutor e outros - mostrando como eles se relacionam com as dez sefirot, os cinco níveis da alma e a capacidade de controle que o ser humano pode exercer sobre os universos espirituais ocultos.
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Você já se perguntou qual é o significado da passagem bíblica que afirma que "o homem foi criado à imagem de Deus"? Como Deus não tem forma nem figura, em que consiste essa "imagem Divina"? Onde e como ela se manifesta?

Nos textos bíblicos, talmúdicos e midráshicos há muitas referências aos "poderes Divinos" que o ser humano possui. Porém, é a Cabalá que explica conceitos como a criação do mundo dentro do espaço esvaziado, a formação dos universos celestiais, as personas Divinas e as dez sefirot. Ela também esclarece como a humanidade - o ser humano físico - reflete a estrutura completa dos amplos poderes e atributos espirituais que Deus criou.

Anatomia da Alma baseia-se nos ensinamentos do Rebe Nachman de Breslav (1772-1810), um dos maiores mestres chassídicos, e de seu discípulo mais próximo, o Reb Natan (1780-1844), e examina essas idéias e os poderes espirituais e místicos do homem, dando-lhes aplicação prática. O livro apresenta uma análise de todos os aspectos do corpo humano - os sistemas locomotor, circulatório, respiratório, reprodutor e outros - mostrando como eles se relacionam com as dez sefirot, os cinco níveis da alma e a capacidade de controle que o ser humano pode exercer sobre os universos espirituais ocultos.

O Rebe Nachman transmite uma mensagem muito clara: Todo indivíduo - sem exceção - pode começar imediatamente a produzir mudanças em sua vida, dependendo apenas de seu esforço. O ser humano é capaz de subir a escada espiritual e internalizar uma iluminação cada vez maior.
Estrutura do Livro

Anatomia da Alma analisa a representação bíblica do homem como um ser criado à “imagem de Deus”. As idéias principais do livro são extraídas dos ensinamentos do grande mestre chassídico Rebe Nachman de Breslav (1772-1810) e de seu discípulo mais próximo, o Reb Natan (1780-1844). A obra apresenta uma descrição da anatomia humana com seus análogos espirituais essenciais, com a finalidade de encorajar o leitor a realizar seu pleno potencial por meio da percepção do corpo como um templo para a alma. Seguimos a prática usual de dividir o corpo de acordo com sistemas fisiológicos, como faz a maioria dos livros de anatomia. No entanto, estruturamos nossa abordagem específica em conformidade com a nossa intenção de examinar a essência espiritual da anatomia humana.
A parte 1 introduz a noção de “anatomia espiritual”, tomando a representação bíblica de Adão como protótipo de toda a humanidade. Discute também os conceitos de Adão no Jardim do Éden, a ingestão do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal, a subseqüente expulsão do Éden e o que ela significa para nós na atualidade.
A parte 2 detalha a necessidade do corpo e da alma de funcionarem juntos e em harmonia. A criação da alma e do corpo, sua interdependência e características fundamentais são discutidas aí. Muitos dos conceitos cabalísticos empregados em nosso texto são introduzidos nesta seção.
Na parte 3, começamos a investigar a constituição interna do corpo. Como será claramente demonstrado, o caráter da pessoa está enraizado na circulação sanguínea e no sistema digestório. Portanto, estes sistemas e órgãos serão analisados primeiro, para que possamos entender como os traços básicos de nossa personalidade se desenvolvem durante a infância. Explicaremos, por exemplo, as fontes da ira e da arrogância, e como se originam a avareza, a gula e a luxúria.
Em seguida, nas partes 4, 5 e 6, apresentamos os órgãos que podem ser usados para combater os desejos mais vis do homem. Entre eles, incluem-se os componentes do sistema nervoso central e os órgãos contidos na caixa torácica (o coração e os pulmões – sedes do intelecto e das emoções), que possuem os meios pelos quais o indivíduo pode aprender a compreender-se.
A parte 7 trata do sistema nervoso periférico, ramos do intelecto que nos dotam do potencial para controlar os próprios desejos e sublimá-los para nosso benefício espiritual.
Na parte 8, a discussão se concentra no sistema locomotor, que nos habilita a subir a escada espiritual, cada um de acordo com as suas habilidades singulares.
Na parte 9, examinamos o sistema reprodutor e abordamos, do ponto de vista espiritual, a pureza sexual, relações conjugais, concepção, gravidez e parto.
Finalmente, a parte 10 trata de questões como as razões pelas quais Deus viu a necessidade de criar o homem com um corpo físico e necessidades físicas, o propósito da morte e a idéia de recompensa final, o mundo vindouro, que pode ser experimentado mesmo neste mundo, pelo simples direcionamento de nossos esforços para a superação das aspirações materiais.
O apêndice A apresenta o texto completo da história “O Filho do Rei e o Filho da Criada”, usada pelo Reb Natan como guia para o entendimento das respectivas funções de nossa natureza física e espiritual. O apêndice B enumera as mitsvót específicas que se relacionam com os vários órgãos e membros, com base no Sêfer Charedim. O apêndice C define em que sefirot se enraízam as características do homem, para que ele possa, da melhor maneira, empenhar-se por alcançar sua imagem Divina, trazendo um resumo dos ensinamentos do Tômer Devorá. O apêndice D contém diagramas e outras representações visuais que ilustram os conceitos cabalísticos empregados em nosso livro.
[Esta edição em português apresenta ainda um apêndice E com o texto completo do Ticun Clali – N. E.]

*   *   *

Estrutura do Livro 

Prefácio 

PARTE 1: A ALMA DA ANATOMIA
1. “À Imagem de Deus”  
O que é a Torá? 21; Torá e Anatomia 22
2. No Jardim do Éden

PARTE 2: CORPO E ALMA
3. Deus e a Alma 
Deus e Seus Nomes 32; Deus e a Alma Humana 36; O Espaço Esvaziado 38; Cinco Olamot e Dez Sefirot 39; Cinco Partsufim e Dez Sefirot 40; As Três Colunas 41; O Corpo Cósmico 42; Cinco Níveis da Alma 43; A Analogia do Vidreiro 44
4. O Corpo: uma Vestimenta com Duplo Propósito
Os Quatro Elementos 48
5. Traços de Caráter Positivos e Negativos
Os Quatro Servos 53
6. O Paradoxo de Corpo e Alma 
“Façamos o Homem...” 59; Bom Conselho 60

PARTE 3: O SISTEMA DIGESTÓRIO
7. Introdução 
8. O Processo de Purificação  
Paciência 72; A Carruagem de Deus 74; Maravilha das Maravilhas 76
9. A Circulação Sanguínea
O Batimento Rítmico 78; Sangue “Quente” 79; Vitória ou Verdade 81; A Via Principal para o Arrependimento 83; “Eu Serei” 85; Um Circuito de Alegria 86; Recicle-se e Retorne 87; O Álcool e a Árvore do Conhecimento 89; Exame de Sangue 90
10. Alimentação: o Exílio no Egito
A Boca, os Dentes e o Estômago 93; “O Estômago Dorme” 95; Sonhos Doces 97; Comer como Mitsvá 98; Comer com Consciência 99; Alimento Espiritual 100
11. O Fígado, a Vesícula Biliar e o Baço
Introdução 103; Escravidão no Egito 105; O Fígado 107; Ira e Orgulho: O Elemento Fogo 109; Orgulho e Humildade 110; Ira e Irritabilidade 111; Amor e Ódio 112; A Vesícula Biliar 113; Um Pouco de Amargo(r)... 114; 
... e Paz 115; O Baço 115; A Sede da Depressão 115; Avareza: Obsessão e Inveja 116; O Baço Ri 117
12. Purificação de Corpo e Alma
Sangue, Suor... 120; ... e Lágrimas 122; Esaú versus Lea 122; Os Rins 123; A Árvore do Conhecimento 124; O Resultado “Final” 126; Confiança 127
13. Revisão 

PARTE 4: O SISTEMA NERVOSO CENTRAL
14. Introdução 
O Sistema Nervoso Central 134; Os Mochin: uma Visão Cabalística 135; Kéter: a Coroa 137; Chochmá (Sabedoria) e Biná (Entendimento) 138; Dáat (Conhecimento) 140; Criação: o Centro Nervoso 142
15. Intelecto Fiel 
Jacob e Esaú 146; O Verdadeiro Intelecto 147; Intelecto Transcendente e Imanente 148; Naassê Venishmá 149
16. Kéter: o Crânio 
A Escada Espiritual 152; Kéter e a Paciência 155; As Nove Câmaras 156; Ratson (Vontade) 159; A “Vontade das Vontades” 160
17. Pensamento e Imaginação 
O Amalec Interior 163; O Poder do Pensamento 165; Um Pensamento que Produz Humildade 166; Imaginação ou Ilusão 168; Imaginação: a Ponte entre o Físico e o Espiritual 169; Angelical ou Demoníaco 170; As Câmaras das Trocas 172
18. Chochmá e Biná 
A Metrópole de Roma 175; Mente Aberta ou Estreita? 176; Memória: Recordação do Futuro... 178; ... e Esquecimento do Passado 180; O Sonho do Faraó 182; Criação Ex Nihilo 183; Noticiário 24 Horas por Dia 184
19. Dáat: o Templo Sagrado 185
Dáat: o Tronco Cerebral e a Coluna Vertebral 186; Aiê? e Meló: Esperança, Não Desespero 187; Os Três Compartimentos 189; A Árvore do Conhecimento: Bem e Mal 191; Doença Mental... 193; ... e Remédios Sugeridos 195; Depressão ou Alegria 197; A Abertura do Mar 198; Dáat: o Templo Sagrado 201

PARTE 5: O SISTEMA CIRCULATÓRIO
20. A Caixa Torácica 
A Carruagem de Deus 208
21. Tsimtsum: o Espaço Esvaziado 
O Paradoxo da Criação 211; Parada Cardíaca 216; Remédio para o Coração: Fé 217; Oração e Hitbodedut: Meditações do Coração 219
22. O Coração Compreensivo 
Biná (Entendimento) 223; Tratamento para o Coração Congestionado 225; Divisão e Discórdia 227
23. A Sede da Emoção 
Jerusalém: Temor Perfeito 231; A Chave do Tesouro 233; Alegria 234; Anseio 235; Amor 236
24. O Pulso 
A Princesa e o Castelo de Água 241

PARTE 6: O SISTEMA RESPIRATÓRIO
25. Os Pulmões 
Um Pulmão Sadio 252
26. A Respiração 
O Suspiro 255; A Corda de Segurança 257; O Nariz e a Boca 258; A Traquéia e a Laringe: Constrição... 260; ... E Criação 261
27. Ar Puro 
Criação de Almas 263; Poluição Atmosférica 266
28. O Pescoço: Exílio e Êxodo
Descida ao Egito 269
29. Som Terapêutico
Voz 273; Canto 273; Terapia da Fala 275; Lashon Hacodesh: A Língua Sagrada 276; Mashíach 277; A Terra Santa 278

PARTE 7: O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
30. Introdução 
A Cabeça, a Face e a Testa 284; Os Órgãos Sensoriais 284
31. A Menorá de Sete Lâmpadas 
Rosh Hashaná: Tribunais da Mente 287
32. Os Olhos: Janelas para o Mundo 
Providência Divina 293; Foco: o Mundo Vindouro 296; Olhando Além 297; O Mau-Olhado 298; O Olhar Lascivo 300
33. Audição, Olfato e Paladar 
As Orelhas 303; “Ele Desperta Meu Ouvido...” 303; Fé nos Sábios 305; O Nariz 306; Paciência e Controle 307; O Filtro 308; O “Sentido” da Oração 309; Um Olfato Puro 310; O Paladar 311
34. A Face: a Verdadeira Imagem do Homem 313
A Testa 315; Graça Divina 317; O Êxodo e o Sêder 318
35. Os Pêlos: Portais da Sabedoria 320
Os Pêlos: uma Introdução Cabalística 321; Os Portais da Sabedoria 321; Calvície 323; A Barba 324; A Beleza do Semblante 326; Os Nove Atributos de Misericórdia 327; As Peot 330

PARTE 8: O SISTEMA LOCOMOTOR
36. Introdução
O Corpo: uma Visão Cabalística 340; O Tronco 341
37. Carne e Osso 
Oração e Ressurreição 349; A Carne 350; O Sentido do Tato 353
38. Os Braços e as Mãos 
Armas “à Mão”: Oração e Fé 355; Mãos Desvirtuadas, Fé Desvirtuada 356; O Poder da Criação 357; As “Três Mãos” 359; Canhoto? 360; As Bênçãos Sacerdotais 362; Os Dedos 363; A Cura Está nas Mãos 364
39. As Pernas
Andar Altaneiro 371; O Ganha-Pão 373; Dança 374; Iessod, o Tsadic 377
PARTE 9: O SISTEMA REPRODUTOR
40. Introdução 
Iessod e Malchut: uma Introdução Cabalística 386; Iessod 389
41. A Aliança de Abrahão 
A Circuncisão 392; Um Bom Acordo 396; Amor e Casamento 397; Shadai: “Há o Bastante!” 401
42. Iessod: o Tsadic 
Um Alicerce Sólido... 405; ... Traz Contentamento à Vida 410; Noé e o Arco-Íris 414
43. O Remédio Geral 
O Remédio Geral (Ticun Clali) 418; Sugestões Úteis 420
44. Malchut: o Princípio Feminino 
A Lei Escrita e a Lei Oral 423; Torá e Oração 424; Fé 426; Fala 427
45. Eva 
O Tesouro 429; Abundância 430; Um Alicerce Puro 432; Renovação: o Ciclo Mensal 433; Pureza Familiar 435; Nutrição 437
46. “Frutificai e Multiplicai-vos” 
Dáat 443; Relações Conjugais 447; Concepção 448
47. A Imagem Divina 
A Missão 451; O Processo de Purificação 452; Gravidez e Parto 454; Exílio e Êxodo 457; Mashíach ou Aborto? 458; E Pluribus Unum 460; Paz na Terra 462
PARTE 10: VIDA E MORTE
48. “E Era Muito Bom” 
O Dia do Juízo 87; Recompensa e Castigo 87

Apêndice A: O Filho do Rei e o Filho da Criada 
Apêndice B: O Corpo e as Mitsvót 
Apêndice C: As Sefirot e as Características
Apêndice D: Tabelas e Diagramas 
Apêndice E: Ticun Clali 
Prefácio

Todos os meus membros proclamarão: Deus, quem é como Tu?
Salmos 35:10

Eu invejo a pessoa sinceramente devota. Pode parecer que ela possui mãos, pés e um corpo, como todos os outros, mas na realidade ela é algo mais. Tal pessoa decerto tem grande valor.
Rabbi Nachman’s Wisdom 14

O Rebe Nachman de Breslav (1772-1810) foi um dos principais mestres chassídicos do fim do século 18 e início do século 19. Sua obra-prima é o Licutê Moharan, composto de dois volumes que contêm mais de quatrocentas lições. O livro, aclamado por importantes eruditos do mundo inteiro, de mestres chassídicos e líderes religiosos leigos a professores universitários, é uma coletânea magistral de discursos que abarcam todo o espectro da literatura da Torá. A maior parte do material apresentado em Anatomia da Alma foi extraída do Licutê Moharan e de conversas do Rebe Nachman, assim como do Licutê Halachot, os discursos de seu discípulo mais próximo, o Reb Natan (1780-1844).
A Bíblia, o Talmud e o Zôhar estão repletos de histórias de pessoas que transcenderam as circunstâncias materiais e até conseguiram dominar seu corpo físico. Ao fazê-lo, tornaram-se dignas de santificar sua corporeidade, transformando-se em “carruagens” ou “templos” da presença de Deus no mundo. Em nenhum outro lugar se encontra tamanha riqueza de material que explica como controlar e transcender o físico como nos ensinamentos do Rebe Nachman. A começar da primeira lição, praticamente todos os seus discursos incluem uma discussão de alguma parte da anatomia humana com a descrição do poder espiritual que lhe é inerente.
O Rebe Nachman deixa muito claro: Todo indivíduo – não importa quem seja – de acordo com o esforço que faz, pode começar imediatamente a produzir mudança em sua vida. Ele pode subir a escada espiritual e internalizar uma iluminação cada vez maior. Uma das visões singulares expressa nos ensinamentos do Rebe é o princípio de que as funções do corpo físico e suas contrapartidas na alma estão inextricavelmente inter-relacionadas; como veremos, as correlações entre o corpo e alma são de fato surpreendentes. Os ensinamentos do Rebe Nachman vão do mundano ao sublime, representando a anatomia humana como um reflexo do espiritual e mostrando como se podem adquirir qualidades verdadeiramente espirituais. Muitas das idéias do Rebe, quando explicadas, parecem tão simples que podemos indagar-nos por que nunca pensamos nelas antes.
É extremamente difícil apresentar a interface entre conceitos físicos e espirituais para o leitor que só tem um conhecimento limitado dos ensinamentos cabalísticos. Assim, somos muito gratos à Editora Moznaim, do Brooklyn, Nova York, por nos ter dado permissão para citar trechos do livro Innerspace, do Rabino Aryeh Kaplan. A capacidade do Rabino Kaplan de expor os conceitos mais esotéricos em termos simples tornou a nossa explanação muito melhor.
Estendo meu agradecimento mais profundo a Avraham Sutton, que examinou, diagnosticou, operou e tratou com sucesso a anatomia imperfeita do manuscrito. Sua habilidade ímpar de chegar ao coração da “matéria” gerou a “forma” deste livro.
Devo minha gratidão mais que sincera a C. Safran, S. C. Mizrahi, S. Brand e C. Raphael pela revisão e edição desta obra. Por mais incompreensível que fosse o “corpo” de meu texto, eles mostraram uma capacidade notável de atingir a “alma” da questão. Que Deus conceda Suas bênçãos de boa saúde e prosperidade a eles, suas anatomias e seus familiares. Sou muito grato aos Drs. Riphael Rosen e Robert Friedman pela orientação e sugestões inestimáveis. Agradeço também ao Dr. Noach Bittleman os esclarecimentos sobre a medicina oriental. Manifesto ainda minha gratidão aos colegas do Breslov Research Institute pela paciência e ajuda no “processo de purificação” do livro, que o tornou palatável para o leitor.
Acrescento uma nota especial de franco reconhecimento para Seymour Stein, que me apóia há tantos anos. Nossa relação persiste há várias décadas, desde quando Seymour era aluno de meu falecido sogro, o Rabino Zvi Aryeh Rosenfeld, enquanto seus pais me ofereciam sua bondade e amizade. Sua intensa dedicação e contribuições generosas para o Breslov Research Institute ajudaram a levar a termo a produção desta obra e de muitas outras. Somos afortunados por tê-lo como amigo verdadeiro, com seu encorajamento sincero e conselho honesto. Que Deus estenda Sua benevolência a ele e sua família pelo mérito do Rebe Nachman, por quem Seymour tanto se sacrificou, concedendo-lhes boa saúde e prosperidade, e que seus queridos pais obtenham nachat genuína de Seymour, de sua irmã Ann e de toda sua descendência, amém.
Por fim, mas não com menor apreço, agradeço a minha esposa que, apesar de ter sido “tirada de minha costela”, manteve-se fiel a meu lado. Quando iniciei este livro, ela adoeceu e necessitou de vários meses de convalescença. Sou grato a Deus por ter-lhe restituído a saúde, com Sua Infinita bondade. Este livro é, portanto, uma expressão de minha gratidão, visto que tento retribuir o grande favor que Deus nos prestou com esta exposição dos ensinamentos do Rebe Nachman sobre anatomia. Que a sabedoria do Rebe nos sirva de guia em nosso anseio e busca da Divindade, até que mereçamos experimentá-la.
Quando falava do valor da pessoa sincera, o Rebe Nachman concluiu (Rabbi Nachman’s Wisdom 14): “Ainda que o desejo de espiritualidade seja muito grande, ele sozinho não é suficiente. A pessoa deve aspirar continuamente à efetivação deste bom desejo. Então, mesmo que não seja capaz de finalizar a tarefa, ela terá realizado algo valioso com seu bom desejo”. O Rebe Nachman também ensinou que a alma está sempre encontrando prazeres espirituais novos e maravilhosos. O indivíduo deve ter compaixão de seu corpo e compartilhar com ele as conquistas da alma (Licutê Moharan I, 22:5).
Que Deus nos conceda clareza para desejarmos com veemência e anseio a realização espiritual, iluminando nosso corpo com os sucessos de nossa alma. Que em virtude disto a paz se estabeleça no mundo e mereçamos ver a vinda do Mashíach, a reunião dos exilados e a reconstrução do Templo Sagrado, rapidamente em nossos dias, Amém.

Chaim Kramer
Jerusalém, Tevet de 5758

Rabino Chaim Kramer, estudioso dos ensinamentos de Breslav há mais de 40 anos, fundou o Breslav Research Institute em 1979. O Instituto publicou mais de 50 títulos baseados nos escritos do Rebe Nachman. Kramer já produziu comentários para nove volumes da tradução doLicutê Moharan (a obra-prima do Rebe Nachman), que ainda não foi concluída.
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