É com imenso prazer que apresento este trabalho sobre a conduta correta a se tomar para uma boa saúde. Este compêndio é baseado nos ensinamentos da Torá e atuais conhecimentos no campo da medicina.
O que me levou a escrever este livro?
Pela Graça Divina, desde a minha infância, meu pai e mestre, Rabi Salman ben Menashe e Chatun Z"L¹, e minha mãe, Rivcá Violet bat Rachel, me ensinaram a seguir as regras que conduzem ao caminho bom e saudável. Anos mais tarde, interagi mais com este problema quando tive a honra de ser o assistente pessoal do grande líder de nossa geração, o Gaon Rabi Elazar Menachem Man Shach Z"L, posição na qual eu devia ter total compreensão das questões que envolviam seu estado de saúde.
O esforço com a saúde é uma obrigação indiscutível de todo religioso, e o Rav Shach Z"L cuidava das instruções dos médicos com grande zelo. Neste trabalho eu menciono vários contos sobre a conduta que o Rav Shach Z"L e o Chafets-Chaim Z"L tinham em relação aos cuidados com a saúde. Talvez algumas histórias ou contos pareçam simples, mas minha intenção sempre foi mostrar que, embora esses gigantes de Torá fossem os maiores sábios de suas gerações, eles ainda 'tinham tempo' para cuidar da saúde. E eis que eles tiveram o mérito de viver muitos anos, o Chafets. Chaim faleceu em 1933, aos 95 anos de idade, e meu mestre, Rav Shach, em 2002, com 104 anos de idade.
Quero aproveitar esta oportunidade para mencionar o Prof. e Rab. Chaim Amram Abubatsira Z"L", de quem aprendi muito sobre esta doutrina do cuidado com a saúde. O Rav Shach se reunia numerosas vezes com o Prof. Abuhatsira, e várias vezes viajou para Jerusalém especialmente para consultá-lo sobre seu estado de saúde.
Além de ser uma obrigação, a saúde é, naturalmente, um grande mérito.
Quem não quer ter uma vida boa e saudável, com o mínimo de desconforto e com potencial máximo para cumprir seu propósito e função neste mundo? Quem não aspira a ter uma bela e ótima longevidade?
Não pense, querido leitor, que isso não está ao alcance de nossas mãos, e que a questão é decretada no Céu, independentemente das atitudes da pessoa a respeito. Mais adiante neste livro (especificamente nos três primeiros capítulos) existem muitas fontes talmúdicas e autoridades rabínicas mais posteriores que mostram que a assistência médica da pessoa tem um impacto direto na longevidade e na qualidade de sua vida. Veremos o comportamento das grandes personalidades de nosso povo em todas as gerações. Além disso, esses capítulos fornecerão a energia espiritual necessária para passar do estudo teórico para o estágio prático, e tenho certeza de que encontrará neles ideias inovadoras que mudarão sua perspectiva de vida, supostamente 'fundamentada' na Torá.
Quando encontro pessoas cujo rostos e aparência física revelam que levam uma vida doentia e cuja qualidade atual de vida já está totalmente deteriorada - sem falar do que pode acontecer com eles no futuro tento trocar umas palavras com eles e perguntar um pouco sobre seu modo de vida. E cada vez fico mais surpreso com a falta de conhecimento das pessoas neste assunto.
As pessoas respondem com profunda convicção: - "Não há nada a fazer contra a obesidade, o tabagismo, o desequilíbrio de açúcar, a deterioração renal, a pressão alta, a dificuldade para caminhar, a constipação etc."
No entanto, depois de algumas palavras explicativas de minha parte, o ouvinte começa a mostrar interesse e disposição para ouvir mais. Ele me pede para explicar mais, para escrever e enviar informações, como se fosse a primeira vez em sua vida que ouve sobre esse tópico. Encontros deste tipo foram os que geraram em mim a ideia de escrever este livro.
Na verdade, desde o primeiro dia em que estudei as palavras do Rambam na sua magnífica obra Mishnê-Torá Hayad-Hachazaká, nas leis de conduta, Deot, lamentei que, à primeira vista, nos dias de hoje parece impossível cumpri- las em sua totalidade, uma vez que as noções e conceitos da natureza humana mudaram muito desde então. No entanto, algum tempo depois abri o livro Kitsur Shulchán-Aruch, compilado por Rabi Shlomo Gantsfried Z"L, e me maravilhei ao encontrar uma adaptação das palavras do Rambam para a época em que o autor vivia.
Dele aprendi. Imitei-o e, de fato, Hashem me deu a honra de ser capaz de adaptar a sabedoria do Rambam aos nossos tempos e ligá-la às compreensões da medicina moderna.
Com toda honestidade, toda essa grande sabedoria é digna de ser escrita em um livro com muito mais detalhes, expondo todas as fontes. Porém, essa compilação encontrou seu espaço no vão entre o desejado e o possível de se realizar, que é um compêndio de lições práticas mais necessárias, escrito num vocabulário simples.
O corpo humano foi criado com uma maravilhosa sabedoria, como está escrito no Livro de lov: "Da carne do meu próprio corpo contemplarei Deus (Jó, 19:26). Nunca poderemos entender todos os processos que ocorrem dentro do nosso corpo. No entanto, nosso objetivo neste livro foi tentar explicar um pouco as indicações que oferecemos ao leitor, para não sermos levados por uma 'crença cega'. Cada instrução é acompanhada por sua razão - às vezes mais extensa, outras sintetizada mas todas com o propósito de ajudar o leitor a pôr em prática, e de maneira correta, os importantes ensinamentos de cuidado com sua saúde.
É importante enfatizar: o conteúdo deste livro não é um novo tipo de 'teoria natural' ou uma das muitas 'dietas milagrosas' que ocasionalmente aparecem por aí. É um modo de vida conveniente e acessível a todos, homens e mulheres, jovens e adultos. O objetivo é distanciá-lo de todos os fatores que prejudicam a saúde e encorajá-lo a adotar comportamentos benéficos. É importante que se lembre de uma regra simples e clara: é muito mais fácil prevenir uma doença do que curá-la.
Meu desejo é que obtenha deste livro o benefício máximo, e que consiga aumentar, por conta própria, ainda mais o conhecimento do que escrevi. Mas o principal sempre foi, e sempre será, colocá-lo em prática.
Com meus melhores votos de boa saúde, com a ajuda Divina.