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  • Iniciação ao Talmud

Iniciação ao Talmud

Autor: Auro del Giglio
Editora: Sêfer
SKU: 342
Páginas: 126
Avaliação geral:

Há muitos livros sobre o Talmud, mas são poucos os que possibilitam aos leitores a experiência de participar de uma discussão talmúdica e perceber a magia que se estabelece quando estes debates, ocorridos há muitos séculos e preservados intactos nos volumes desta grande obra, se revitalizam a cada vez que seu texto é estudado. É isso que essa pequena-grande obra oferece aos leitores: provar e descobrir a metodologia do Talmud.

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Descrição

Há muitos livros sobre o Talmud, mas são poucos os que possibilitam aos leitores a experiência de participar de uma discussão talmúdica e perceber a magia que se estabelece quando estes debates, ocorridos há muitos séculos e preservados intactos nos volumes desta grande obra, se revitalizam a cada vez que seu texto é estudado.
Do ponto de vista educacional, o estudo do Talmud constitui-se em uma oportunidade ímpar para o aprendizado de habilidades fundamentais para o sucesso profissional e acadêmico em um contexto ético e humano.

PROMOÇÕES ESPECIAIS:
Par de Iniciação ao Talmud e ao Estudo da Torá
Iniciação ao Talmud e Talmud Essencial

 

REVISTA A HEBRAICA, JANEIRO DE 2001:
Muitos judeus têm o hábito de perguntar: Onde é que está escrito (determinada coisa)?
Na verdade, o que se pretende dizer é o seguinte: Se não está na Tora é porque a coisa não vale e nem está escrito em lugar algum.
É assim que Auro del Giglio abre seu livro sobre o Talmud: Não há assunto que não esteja mencionado na Torá (Talmud, Taanit).
Auro é médico, estudou fora do país, mas foi em São Paulo mesmo que estudou o Talmud com afinco suficiente para escrever uma obra indispensável a quem, como ele mesmo diz, quer se iniciar nos meandros e segredos desta obra gigantesca. Para o maior talmudista vivo, o rabino Adin Steinsaltz, Se a Bíblia é o elemento mais básico do judaísmo, então o Talmud é seu pilar central, estendendo-se desde as suas fundações e sustentando todo o seu edifício espiritual e intelectual.
Muita gente fala em Talmud. Pouca gente explica qual sua estrutura, por que as páginas dele são do jeito que são, a língua em que foi escrito, etc. Este, não: conta tudo, e por isso - o que não é pouco - já o torna importante.

 

*  *  *

Livros do autor publicados pela Editora Sêfer:

Iniciação ao Talmud - disponível também no formato e-Book
Iniciação ao Estudo da Torá - disponível também no formato e-Book
Medicina, Judaísmo e Humanismo - disponível também no formato e-Book
Medicina e Judaísmo: Encontro e Sinergia
A Milenar Sobrevivência do Judaísmo

Índice e trechos

     Introdução

1.   O que é o Talmud?

2.   A Mishná

3.   A Guemará do Talmud Babilônico

4.   O Comentário de Rashi

5.   Tossafot

6.   A Lei Oral

7.   Métodos de Derivação

8.   As Divisões da Lei Oral

9.   A Agadá

10. Estudo de um Trecho Maior da Guemará

     Apêndice

     Bibliografia

Trechos

O QUE É O TALMUD?

 

A lei judaica se baseia nos ensinamentos transmitidos diretamente por Deus a Moisés no monte Sinai sob duas formas: uma escrita, e que veio a constituir o Pentateuco, e outra oral, dada também por Moisés aos sábios daquela geração que, por sua vez, a transmitiram às gerações subsequentes, sem a existência de um registro escrito.

 

Com a destruição do Segundo Templo e a resultante dispersão do povo judeu na Diáspora, os rabinos sentiram a necessidade de registrar as tradições orais de forma escrita, para que estas não se perdessem. Graças ao trabalho dos Tanaítas (?Tanaim?), tendo como expoente o rabino Judá Ha-Nassi, tal tarefa foi levada a cabo por volta do século II da era comum, constituindo, assim, a Mishná. Esta, por sua vez, foi exaustivamente estudada nas academias de Jerusalém e da Babilônia pelos diversos Amoraítas (?Amoraim?) e, nos séculos seguintes, dois corpos de comentários da Mishná, denominados Guemará, foram redigidos, um na Palestina e outro na Babilônia. O conjunto de Mishná e Guemará constitui o Talmud (ou Talmude) que, por sua vez, de acordo com o local no qual a Guemará foi criada, se denominará Talmud de Jerusalém ou Talmud Babilônico. Como na Babilônia o ambiente era mais profícuo para o estudo, dada a melhor situação econômica e maior estabilidade política, o Talmud Babilônico, concluído por volta do século VI, é mais elaborado que o Talmud de Jerusalém.

 

A estrutura do Talmud consiste, portanto, nos vários trechos da Mishná, aos quais se agregam comentários, explicações e debates sobre o seu conteúdo legal, além de muitas narrativas que, em conjunto, constituem a Guemará. Na Guemará encontramos um rico acervo de debates sobre as diversas leis rituais, comerciais, familiares e sociais. Nestas discussões, através do uso da lógica e de uma série de recursos interpretativos das Escrituras Sagradas, diferentes opiniões rabínicas são contrapostas até que, frequentemente, surja um consenso acerca de uma controvérsia legal em discussão. Quando emerge este consenso, esta passará então a integrar o corpo de leis judaicas, a Halachá.

 

Os debates talmúdicos têm por característica a aplicação de modelos concretos, como a perda de moedas, vasilhames de um dado tipo e outros, que veremos a seguir. As conclusões derivadas da aplicação destes modelos buscam sempre a verdade, independentemente da aparente trivialidade que uma dada conclusão possa assumir no contexto de um destes modelos. Assim, nossos sábios não se preocupavam em discutir demoradamente leis acerca de um tipo de vasilhame que não mais existia. Tal discussão utilizava este tipo de vasilhame como um modelo concreto e as conclusões obtidas poderiam ser aplicadas em outros contextos, inclusive em situações atuais e, portanto, inexistentes por ocasião da discussão talmúdica inicial.

 

Esta incessante busca pela verdade determina a existência de um método de demonstração que norteia as discussões talmúdicas, sempre procurando questionar uma explicação aparentemente correta, visando chegar a um estágio de inquestionabilidade que corrobore, de forma irrefutável, um determinado ponto de vista. Muitas vezes, tentava-se conciliar pontos de vista aparentemente opostos através da busca de um denominador comum entre eles.

 

Frequentemente, as discussões apresentadas na Guemará necessitam de uma explicação para que se compreenda melhor a linha de raciocínio utilizada pelos Amoraítas, ou mesmo seja aclarada melhor a natureza da discórdia entre os rabinos. Devemos ao ilustre comentarista francês medieval Rashi uma das mais claras explicações da Guemará, que facilitou muito o estudo do Talmud nos séculos subsequentes e serve, até hoje, de guia para qualquer estudioso desta obra. Outros comentários como as Tossafót, que compreendem explicações oriundas de uma série de sábios medievais, assim como outros comentários de sábios mais modernos acerca das questões discutidas na Guemará, também enriqueceram muito o estudo do Talmud.

 

COMO É UMA PÁGINA DO TALMUD?

Quando a redação do Talmud foi concluída, por volta do século VI, cópias desse material foram feitas pelos próprios estudantes das academias. Por serem poucas e raras, eram muito preciosas. Muitos sábios memorizavam grandes porções do Talmud e ditavam porções do seu texto para serem escritas. Além destas dificuldades, muitas cópias do Talmud foram destruídas na Idade Média durante perseguições e movimentos migratórios dos judeus. A primeira cópia impressa do Talmud apareceu na Espanha, em Guadalajara, em 1482, pouco antes da Inquisição. Outras cópias do Talmud foram posteriormente impressas em outras cidades, como Soncino e Pissarro.

 

A primeira edição completa do Talmud Babilônico data de 1520, após a aprovação do Papa Léo X, e foi conduzida pelo editor cristão Daniel Bomberg, na cidade de Veneza. A divisão do material da Mishná e Guemará nas várias páginas do Talmud, bem como a diagramação dos comentários principais (Rashi e Tossafót) ao seu redor são ainda mantidas nas edições atuais conforme idealizado por Bomberg. Outras edições posteriores, entre as quais estão as usadas atualmente, apareceram em Vilna e Slavura entre 1880 e 1886. Mais recentemente, destacam-se as edições traduzidas e explicativas, como a Soncino, a do rabino Steinsaltz (israelense) e a edição Shottenstein da Editora Artscroll (americana), que tornaram o estudo desta obra fundamental do judaísmo mais accessível. A seguir destacamos a estrutura de uma página do Talmud como a encontramos hoje nas edições clássicas desta obra.

 

Cada página pertence a um capítulo que, por sua vez, está inserido em um tratado, indicados na margem superior. A página (Amud), por sua vez, tem uma face anterior e uma posterior. Como podemos observar, o texto da Mishná e o da Guemará ocupam uma posição central na página e são rodeados pelos comentários de Rashi e Tossafót. Ao lado destes, por sua vez, encontram-se comentários de outros sábios, como o do Rabino Chananel (990-1055). Encontra-se também nas margens laterais da página um índice de referências - En Mishpat Ner Mitsvá - escrito pelo rabino Iehoshúa Boaz, que viveu na Itália no século XVI. Neste índice, há referências aos Códigos de Leis (Halachá), como o de Maimônides (Mishnê Torá), Iossef Caro (Shulchan Aruch) e Moshe de Coucy (Sefer Mitsvá Gadol), onde se encontram referências às leis relativas às discussões presentes naquela página do Talmud. O Massóret Hashas é um conjunto de referências a outras porções do Talmud relacionadas à presente página em estudo. Estas referências foram também compiladas pelo rabino Iehoshúa Boaz.

 

Nas margens laterais, há também conjuntos de correções e emendas ao texto, como Hagahot HaBach - escritas pelo rabino Ioel Sirkles, que viveu na Polônia no século XVII - e Hagahot HaGra - escritas pelo rabino Eliahu, conhecido como o Gaon de Vilna (1720-1797). Estas correções, anotadas por estes rabinos nas margens laterais dos exemplares do Talmud nos quais estudavam, foram mais tarde incorporadas às edições mais modernas desta obra, e visam corrigir palavras do texto da Guemará, de Rashi e das Tossafót. Grande parte destas anotações derivaram da comparação dos textos impressos com os manuscritos mais antigos destes mesmos textos, então disponíveis para o estudo destes sábios. Além dos comentários que mencionamos, há vários outros nas edições mais modernas do Talmud. O leitor interessado poderá encontrar mais detalhes nas referências elencadas no final do livro.

 

QUAL É A ESTRUTURA DO TALMUD?

O Talmud está dividido segundo as Ordens da Mishná. A Mishná, por sua vez, se divide em seis sessões básicas (Sedarim), ou Ordens. As ordens contêm tratados que são subdivididos em capítulos. Existem no Talmud 517 capítulos ordenados em 63 Tratados. Os nomes dos Tratados são oriundos da época talmúdica e refletem o seu conteúdo. Os títulos dos capítulos, por sua vez, contêm as palavras iniciais que abrem o capítulo.

 

As seis ordens da Mishná e os principais assuntos nelas encontrados são:

 

1) Zeraim (sementes): concentra-se nas leis relacionadas à agricultura, oferendas aos sacerdotes e donativos aos pobres. Devido ao fato da aplicação destas leis serem restritas à Terra de Israel, no Talmud Babilônico encontramos apenas um único Tratado desta Ordem - Berachot - que lida apenas com as leis referentes a rezas e bênçãos.

 

2) Moed (festas): trata das festas do calendário judaico ao longo do ano, incluindo o Shabat e os dias de jejum.

 

3) Nashim (mulheres): lida com leis relacionadas ao casamento, divórcio e adultério.

 

4) Nezikin (danos): discute leis civis e penais, além de abordar a proibição à idolatria. Nesta Ordem encontra-se o Tratado Bava Metsia, do qual extraímos parte do segundo capítulo para análise neste livro. Encontramos também nesta Ordem o Tratado de (Pirkê) Avót (conhecido como ?Ética dos Pais?), que contém súmulas de cunho ético e filosófico expressas pelos sábios do período da composição da Mishná, mas que não foi comentado na forma de Guemará.

 

5) Kodashim (objetos santos): dedica-se às leis pertinentes ao Templo e aos sacrifícios, e também sobre alimentos permitidos e o abate ritual de animais.

 

6) Tahorot (pureza): lida com as leis de pureza e impureza rituais, na maior parte, e de relevância somente para os sacerdotes na época do Templo. O Tratado de Nidá, entretanto, dedica-se às leis de pureza familiar em vigor até os dias de hoje.

 

No Apêndice desta obra, o leitor encontrará um esquema das Ordens da Mishná e os Tratados que lhes correspondem no Talmud Babilônico.

Prefácio

O estudioso interessado em se aprofundar no conhecimento do judaísmo certamente, em algum momento, se defrontará com o Talmud. Esta obra monumental, responsável - juntamente com o Pentateuco - pela sobrevivência do povo judeu através dos séculos, é fundamental para que se compreendam as bases éticas, religiosas, filosóficas, legais e históricas da religião judaica. Seu estilo polido e sua estrutura peculiar, embasada muito mais em debates do que em narrativas, constituem, porém, uma dificuldade para sua leitura e compreensão.

 

Neste livro, o leitor encontrará uma breve introdução ao estudo do Talmud Babilônico, escrita por um iniciante que, a despeito de não ter tido uma educação judaica formal, aproximou-se deste texto já adulto. Através dos princípios de didática utilizados na docência universitária, o autor procurou apresentar o estudo do Talmud de uma maneira bastante acessível ao público leigo.

 

O livro pode ser lido de duas formas: na íntegra, por aqueles que ainda desconhecem particularidades da história, constituição formal do texto e dos comentários do Talmud, ou concentrando-se apenas no texto talmúdico traduzido e comentado por aqueles que já tenham conhecimentos básicos sobre o Talmud e sua estrutura. De qualquer forma, não haveria uma vivência plena do leitor no estudo do Talmud sem que houvesse uma interação com o próprio texto desta obra. Existem muitos livros sobre o Talmud, mas são poucos os que possibilitam aos leitores a experiência de participar de uma discussão talmúdica e perceber a magia que se estabelece quando estes debates, ocorridos há muitos séculos e preservados intactos nos volumes desta grande obra, se revitalizam a cada vez que seu texto é estudado.

 

Além de sua enorme importância para o judaísmo, o estudo do Talmud pode ainda aprimorar a todos que a ele se dediquem. O desafio intelectual que representa a compreensão de um texto talmúdico exige do estudante que analise a discussão rabínica, pesquise informações em fontes pertinentes a fim de enriquecer seu entendimento, aprenda com os diversos comentários e discuta com colegas e professores, emulando novamente as discussões que ocorriam nas grandes academias nas quais o Talmud foi criado.

 

Além de todo este exercício em capacidades como análise de dados, argumentação, lógica e discussão em grupo, fundamentais para o sucesso profissional nos dias de hoje, o estudante ainda se expõe a conteúdos éticos e humanísticos que foram frequentemente veiculados na forma de narrativas (Agadá) por nossos antigos mestres no seio destes debates. Este estofo moral contextualiza as ações dos grandes rabinos e passa a fazê-lo também em nossas vidas, quando utilizamos suas biografias como um modelo de atuação. Portanto, do ponto de vista educacional, o estudo do Talmud constitui-se em uma oportunidade ímpar para o aprendizado de habilidades fundamentais para o sucesso profissional e acadêmico em um contexto ético e humano.

 

Neste livro, a tradução dos trechos do Talmud aparece em negrito e as explicações acerca do texto em caracteres itálicos; eventuais adições ao texto talmúdico foram colocadas entre colchetes. Os versículos do Pentateuco citados nesta obra foram extraídos da tradução para o português do rabino Meir Matzliah Melamed, em “A Lei de Moisés”. Agradeço profundamente aos rabinos M. A. Illovits e Boruch Twersky pelas sugestões ao manuscrito deste livro.

 

Cabe salientar que o autor não pretendeu criar um compêndio sobre o Talmud e se excusa por eventuais erros e impropriedades que tiverem escapado aos seus olhos, apesar das rigorosas revisões que o texto sofreu durante sua elaboração.

 

Que este livro consiga introduzir e estimular o leitor a mergulhar neste imenso e deslumbrante mar que é o Talmud.

 

São Paulo, Tishrê de 5761, Outubro de 2000.

Auro del Giglio

Sobre o autor

Auro del Giglio é médico formado em 1985 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especializou-se em Medicina Interna de 1986 a 1989 pela University of Miami e em Hematologia e Oncologia Clínica pelo Baylor College of Medicine e pela University of Texas MD Anderson Cancer Center, respectivamente, de 1989 a 1992. É certificado pelo American Boards of Internal Medicine, Medical Oncology e Hematology. Retornou ao Brasil em 1992 como assistente da disciplina de Hematologia da FMUSP, instituição em que obteve o Doutorado em 1994 e a Livre-Docência em 2000.

Desde 1996 é Professor Titular de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC. Escreveu cerca de 10 livros e 200 artigos científicos em periódicos indexados. Orientou cerca de 30 alunos de Mestrado e Doutorado. Recebeu vários prêmios, é Fellow do American College of Physicians, membro de várias Sociedades Médicas (ASH, ASCO, ACP, SBOC) e editor-chefe do Brazilian Journal of Oncology.

Versão Epub

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Avaliação dos Clientes

    • Iniciação ao Talmud
    • 05 de dezembro de 2017
  • Mario Augusto Cadioli
  • recomendo este produto
  • O principal a Sêfer fez em abrir " algumas páginas" do livro, sou desconhecedor do judaísmo, mas intuitivamente sempre me chamou muito a atenção. O autor mostra algumas faces do Talmud importantes para alguém que se interessa em conhecer e avançar nos ensinamentos do judaísmo.